Chamonix

Dicas úteis

VEJA A SEGUIR OS COMENTÁRIOS DO POINT DA NEVE SOBRE CHAMONIX – SEMPRE UMA DAS “DEZ MAIS“ EM QUALQUER LISTA

Chamonix / montblanc / neve europa / ski europa / snowboard europa / clubmed / villages de neve

Para você saber mais um pouco da trip que estamos sugerindo, leia abaixo alguns comentários e dicas do point da neve:

  • Sobre o funcionamento do Sistema Med,qual seja: em que consiste um programa de 7 noites num village de neve do clubmed;
  • Sobre o Village Chamonix: as suas características e atrações, porque vale a pena escolher este village, e detalhes úteis;
  • Sobre Chamonix e região, para que você possa curtir a sua skiweek da melhor forma!
ChamonixOs villages de neve do Club Med na Europa sempre estão situados em estações de neve muito conhecidas e bem freqüentadas, que oferecem enormes áreas de pistas de todos os níveis de dificuldade; sua localização é sempre próxima a algum grande aeroporto, e os transfers entre aeroportos e villages é feito em estradas bem cuidadas e sinalizadas.

Chamonix

Os programas de neve do Med, sempre de 7 noites / domingo a domingo, incluem uma série de serviços sempre necessários em uma skiweek – e isso representa uma ótima relação custo/benefício para os esquiadores & snowboarders, principalmente na Europa:

  • Os skilifts: os passes para a montanha estão incluídos no programa dos villages de neve do Club Med; e seu custo real para o cliente é muito inferior ao preço de venda na bilheteria.

Chamonix

  • A comida: café da manhã, almoço e jantar, com o melhor da cozinha francesa, estão incluídos no programa dos villages de neve do Club Med – e além da qualidade, você pode contar com enormes quantidades…
  • Os snacks: lanchinhos, comidinhas fora de hora, tudo isso está incluído no programa… e num centro de ski, onde a fome é constante, faz enorme diferença.

Chamonix

  • As bebidas: água, refrigerantes e sucos, cervejas, vinhos e espumantes da casa fazem parte do programa – os clientes dos villages pagam apenas os destilados solicitados no bar – o que garante jantares de muitas risadas…

Chamonix

  • A cereja do bolo: os programas dos villages incluem aulas de ski e snowboard – elas são free, todos os dias se o cliente assim desejar… isso faz uma total diferença: todo mundo melhora um montão no esporte e no conhecimento da montanha, pois tem instrução especializada numa quantidade de horas que jamais iria adquirir numa estação de ski – custaria uma fortuna!

Chamonix

  • Essa também é muito boa: o aluguel de equipamentos de ski & snowboard não está incluído no programa; mas… os villages oferecem equipamento sempre em ótimo estado, por um valor mais que conveniente – chega a custar metade do valor médio encontrado no centro de ski onde o village está… enfim: você aluga equipamento top pelo preço de equipamento standard.
  • Veja a média de preços nos villages:
    Equipamento High Performance
    TIPO………………………………….U$/SEMANA
    SKI: botas/skis/bastões……..240,00
    SNOW: botas/prancha……….210,00

Chamonix

  • O Med Chamonix é indicado para um público mais adulto: ainda que receba crianças a partir dos 4 meses, e ofereça diversas opções de cuidados (com custos à parte), o village não oferece monitoramento e atenção para crianças, e as aulas free são a partir dos 13 anos.

Chamonix

    • O village não é ski-in/ski-out: a cidade de Chamonix está ao pé da montanha, e assim as pessoas caminham de seus hotéis até à estação central dos meios de elevação – sua aventura inicia numa gôndola, a minutinhos de caminhada (charmosa…) desde o village.

– mas… para quem não gosta de caminhar: atrás do village há um pequeno skilift, que o levará às pistas.

Chamonix

  • Você está em uma das estações de ski mais famosas do mundo – sem dúvida, Chamonix estaria entre as “3 mais“ de qualquer lista… e um dos motivos é a sua enorme área esquiável, em diversas montanhas, cada qual com pistas de todos os tipos.
  • Focando apenas na área que todos usam, junto à cidade, você terá para escolher:
    -16 verdes
    -31 azuis
    -21 vermelhas
    -12 pretas

Chamonix

  • No village Chamonix você irá encontrar à sua disposição:
    -fitness center
    -piscina externa aquecida
    -sauna a seco e sauna a vapor
    -SPA
  • A área do piano-bar é o ponto de encontro à noite, quando os hóspedes se encontram para contar as aventuras do dia… bebendo de graça!

Chamonix

  • Como em todo village Med, no village Chamonix você não irá encontrar roupas para alugar – mas terá à sua disposição uma boutique onde poderá comprar roupas de ótima qualidade, e muito charmosas.
    -nas estações de ski onde os villages se localizam, você irá encontrar com facilidade lugares para alugar roupas.

Chamonix

  • No village Chamonix você pode optar por nível de conforto: o quarto club tem 14 m²; o quarto deluxe savoy tem 31 m²; e a suíte brévent tem 45 a 50 m² de muito conforto.

Chamonix

  • Altitude: você estará hospedado na faixa dos 1.100 m de altitude, e irá esquiar a partir do nível 1.200m; isso se traduz em maior conforto – você não chegará a sentir os efeitos negativos das altitudes mais elevadas, seja para o dia-a-dia normal, seja na prática dos esportes. As pistas mais altas chegam até os 3.300m, mas… aí já estamos falando de experts-experts, e esses não tem problemas de altitude.
    -mas bah… quando tem, não contam!

Chamonix

  • Você terá à sua disposição uma área-base de 182 km de pistas para curtir… estas pistas fazem a alegria de esquiadores desde o século XIX e isso é um fato notável para os amantes do esporte
    É como adorar automóveis e poder ficar dando voltas no circuito de Mônaco, entende?
  • Mesmo que você não esquie, nem ande de snowboard: há muito o que ver e fazer na região, Chamonix oferece todo o tipo de atração que você possa imaginar!
  • ah, o Med oferece pacotes para não-esquiadores, consulte o Point!

Chamonix

Não tenha nenhuma dúvida: você está em um dos lugares mais lindos e fascinantes do planeta – uma viagem a Chamonix é muito mais que uma skiweek… você irá ver uma natureza incrivelmente bonita – só o perfil do Mont Blanc já é suficiente para emocionar qualquer um, imagina esquiar nele – em um lugar que oferece um “ar medieval“, mas com todas as vantagens do melhor do moderno. Um must!

Chamonix é chique, tem lojas para todos os gostos, e restaurantes para todos os paladares, mas, melhor de tudo: trata muito bem os aventureiros sem grana, também há alternativas baratas para todo o tipo de necessidade.

Como já dissemos acima, um must!

 

Bem, além da skiweek no village Med, você tem que aproveitar para curtir as muitas coisas que a Europa pode oferecer… veja no mapa abaixo onde você está, e a proximidade de lugares lindos, famosos, cheios de atrações de todos os tipos, que você tem para todos os lados!

Por exemplo:

  • Na França: alugar um carro e rodar a Provence: serão dias de paisagens incríveis e lugares charmosos, comidinhas especiais, vinhos de todo o tipo; ou ir um pouco mais adiante, e passear na cote d’azur – você terá o mediterrâneo ao seu lado, curtindo lugares como St Tropez, Nice e Cannes.

E para quem já está ali, esticar até Monaco e fazer uma fezinha no cassino…

Mapa Europa
  • Na Itália… você anda algumas centenas de quilômetros e está em Milão, Florença, Verona, Pádua… são dezenas de lugares imperdíveis, que por si só valeriam a viagem, e estão muito perto do village med em que você irá estar hospedado!
  • Ou… quem sabe um pouquinho mais e vai dar umas voltas de gôndola lá em Veneza, com direito a umas voltas de barco no mediterrâneo e ilhas gregas? Hem? Hem?
  • E a Suíça? Paisagens lindíssimas, cidades charmosas, restaurantes espetaculares, compras para nunca esquecer… ali, do ladinho de tudo, você tem Genève, Zurich e Berna, além de dezenas de outros locais turísticos famosos…

O Point da Neve adora a montanha, o ski e o snowboard… assim, juntamos nossos conhecimentos e crenças para resumir alguns princípios que julgamos serem muito úteis a todos, quando estiverem em contato com a natureza e os esportes de neve.
Enjoy !

AS “CINCO MAIS” DO… VIAJANTE.

  • Seja organizado antes, durante e depois da viagem. A maior parte dos problemas que ocorrem tem origem na mais prosaica falta de organização – e este conselho engloba todo o tipo de coisas como documentos, passagens, cartões, vouchers, mapas, listas, dinheiros…
  • Saiba detalhes básicos dos lugares para onde está indo e das atrações que pretende curtir.
  • Saiba um vocabulário mínimo de coisas importantes nas línguas dos lugares que irá visitar.
  • Conheça seu itinerário e conte sempre com imprevistos na determinação de horários para coisas diversas.
  • Seja respeitoso, simpático e bem-humorado. Esta regra resolve a grande maioria de todo o tipo de pepino que possa aparecer. Mesmo.

AS “CINCO MAIS” DA… NEVE.

  • Os esportes de neve, por sua própria natureza, exigem solidariedade total entre seus praticantes. Cuide muito dos outros e nunca deixe de ajudar a quem estiver precisando, seja lá o que for.
  • Cuide muito do seu corpo: aquecimento obrigatório antes de entrar em pista, alongamento no final do dia. Protetor solar. Alimentação adequada. Sono adequado. Você precisa 100% dessas coisas.
  • Use os equipamentos adequados, de ótima qualidade, novos. Serão a sua segurança, darão proteção e conforto, facilitarão e ajudarão todo o tempo, de muitas maneiras. Do contrário…
  • Respeite a montanha, seus códigos e sinais. Ela agradecerá e devolverá em alegria e prazer.
  • A regra 05 vem mais uma vez: seja simpático, gentil, respeitoso e bem humorado e… shazam !! Soluções aparecem, broncas terminam, multas são canceladas, e você termina na 1ª classe do avião sem saber bem por que…

AS “CINCO MAIS” DO… SKI.

  • O equipamento deve ser o melhor possível: botas ótimas e confortáveis, skis com a mais moderna tecnologia e fixações novinhas, bastões leves e fortes. Nunca poupe nisso, afinal… é uma viagem para esquiar, verdad?
  • Faça aulas. Aprenda o esporte, não fique levando trompadas pela montanha. É ruim, chato e perigoso. De quebra, ainda ganha um brother local – o professor será seu “amigo na montanha”!
  • Use as pistas de acordo com seu nível de ski, sem forçar: com treino, esforço, aulas, tempo, a progressão vem naturalmente, e logo você estará triturando pistas double-black – mas sabendo o que faz…
  • Respeite as regras do centro de ski, as instruções dos patrulheiros, as orientações dos mais experientes e , mais que tudo, respeite muito o seu velho e querido bom-senso.
  • Lembra da Regra Tudo-Pelo-Social ? Pois é, no ski na neve funciona que é uma maravilha. Respeito e bom humor são pura mágica na montanha. Pode usar e abusar, dá certo.

AS “CINCO MAIS” DO… SNOWBOARD

  • Os equipamentos mudam – e melhoram – a cada ano, facilitando e melhorando o desempenho dos snowbordistas: procure sempre o melhor e mais moderno conjunto de prancha & botas disponível na estação.
  • Mesmo que você seja um baita surfista ou um skatista radical, faça aulas. O snowboard tem lá suas manhas e você irá ganhar MUITO tempo. Protegendo o corpo.
  • Antes de tentar pistas mais difíceis, seja bom nas pistas em que está andando. O contrário é pura vaidade…
  • A Montanha e o snowboard tem muitas regras importantes. Siga estas regras e proteja a você, aos outros e ao ambiente. Respeito é uma palavra sagrada na neve.
  • A Regra 5, uma vez mais: seja legal com todo mundo do centro de ski e a enorme maioria deles será legal com você. É assim, juramos que sim. – Quer melhor que isso, irmão ?

 

SAIBA MAIS DA WEB SOBRE A REGIÃO DE CHAMONIX

A região de Chamonix é procurada por turistas e aventureiros há séculos… suas montanhas e trilhas, seu clima espetacular e sua localização preciosa – na exata fronteira de França, Itália e Suíça, aos pés da montanha mais famosa da Europa – são motivos mais do que suficientes para encantar a todo o tipo de personalidade: o mais sedentário apreciador de mesas & lojas, e o mais temerário dos aventureiros terá em Chamonix o lugar ideal para realizar seus sonhos e desejos. Assim, a web oferece muitos testemunhos sobre a região, e selecionamos alguns que julgamos ótimas descrições desta área incrível:

Chamonix, também conhecida como ChamonixMont Blanc, é uma pequena cidade situada na fronteira da França e da Itália, em pleno Alpes e tem como seu principal centro de comunicações com o país transalpino com o túnel do Monte Branco. É uma cidade com cerca de 12.000 habitantes que têm o turismo de desportos de inverno como a sua principal fonte económica.

Chamonix é uma pequena cidade que vive de e para o turismo de inverno de desportos de inverno. Esta cidade, cuja população praticamente não ultrapassa 12.000 habitantes, está localizada no vale do Ródano, com uma altura mínima de 1300 metros e máximo de 3790. Também tem o Mont Blanc, com seus 4815 metros que preside neste vale e nesta cidade.

Em Chamonix, não terá problemas para acomodar-se numa casa, num apartamento ou num hotel, é muita e variada oferta de alojamento neste pequeno lugar no Rhone. Chamonix é um lugar ideal para a prática de desportos de aventura, sendo capaz de praticar também o esqui ou snowboard em resorts como Flégère, Houches, LesGrandsMontets, Le SavoyHouches poderá desfrutar de outras actividades como a caminhada, a escalada, mountain bike ou realizar excursões em lugares mais próximos.

O Mont Blanc é o ponto mais alto do Ródano, em França e nos Alpes, assim como a principal atracção desta zona. Nos seus arredores ncontrará localizadas algumas das melhores pistas de esqui de todos os Alpes, e aqui encontrará milhares de turistas todos os anos, milhares de turistas à procura da variedade oferecida nesta zona em termos de pistas, um roteiro por onde caminhar e desfrutar de uma jornada de caminhada, das diferentes áreas onde poderá escalar e andar de bicicleta, os hotéis de luxo, a sua cozinha requintada …

Chamonix está localizada no coração dos Alpes ao pé do Mont Blanc e do acesso ao túnel ligando a Itália e a França, mas também tem locais próximos, como Genebra e Zermatt, na Suíça, ou o Vale de Aosta e Piemonte em Itália, e muitas outras cidades francesas, como Lyon.

Chamonix é um lugar ideal para passear, para praticar caminhadas ou escaladas, visitar lugares como o mar de Glace, o glaciar mais impressionante da França, esquiar e praticar snowboard, evidentemente, mas é também um lugar onde pode desfrutar de um dia de golfe, se quiser!

Venha e aproveite as suas férias em Chamonix!

FONTE: chamonix.costasur.com

Temporada de esqui em Chamonix, na França: como chegar partindo da Itália?

Como euvou de Gênova, TurimouMilão, naItália, para Chamonix, naFrança?

Flávio Semenow, BeloHorizonte, MG

Da Itália, Flávio, o jeitomaisfácil de chegar é porMilão, a 247 quilômetros do centro de montanhanosAlpesfranceses. A viagem (de carro) leva quatrohoras e atravessa o impressionantetúnel Mont Blanc, a 2840 metros de altura. De ônibus, pelacompanhiaSavda, é preciso seguiraté a cidade de Aosta, quefazlimite com a Suíça e a França, e de lápegar outro para a rodoviária de Chamonix. Vejaaquioshorários de acordo com o mêsemquevocêvaiviajar (de dezembro a fevereiro, altíssimatemporada, a frotaaumenta, assimcomo as filasnascadeirinhas e gôndolas das estações de esqui). De trem, a viagem é mais longa (atéoitohoras) e maisbonita. Nestecaso, a ?baldeação? aconteceemMartigny, vilanaSuíça a 42 quilômetros da estação Chamonix-Mont Blanc. Uma dica: se vocêtiverespíritomochileiro, podeentrar no site chamonix.com oficial do centro de montanhas e se inscrever no mural de car sharing. Você podedescolarumacarona, rachando o combustível. A maior parte dos turistas, no entanto, vemmesmo de Genebra, a cidadegrandemaispróxima, naSuíça. Seuaeroportorecebevôos da companhiabarateiraEasy Jet. De lá, há fartaoferta de traslados de van, quecobramdesde 25 euros porpessoa (emgrupos de oitopessoas).

FONTE: viajeaqui.abril.com.br

 

Voltar para o topo

Os comentários estão encerrados.