Enciclopédia de neve - Neve - Esportes de neve - Turismo de neve

Enciclopédia de neve +

A Neve Equipamentos Estações e centros de ski Fotos Ski Snowboard

# DICIONÁRIO DA NEVE

O Mundo da Neve utiliza, constantemente,  palavras que não fazem parte do cotidiano dos brasileiros …  assim,  preparamos para nossos clientes um pequeno dicionário,  explicando rapidamente o significado de muitas delas.

 Veja:

http://www.neve.com.br/perguntas-frequentes/

Placa Inside Ski Area

#  INFORMAÇÕES TÉCNICAS DO WIKIPIDIA

neve (do latim nix, nivis) é um fenômeno meteorológico que consiste na queda leve, moderada ou forte de cristais de gelo.

É possível usar os termos nevasca (mais comum no Brasil) ou nevão (mais comum em Portugal), para uma tempestade de neve, ou nevisco, para uma precipitação de neve rarefeita, dependendo de sua intensidade. A queda de neve costuma ser denominada como nevada.

Cada cristal de gelo é uma precipitação de uma forma cristalina de água congelada. Acontece com freqüência nas regiões de clima frio e temperado do planeta Terra.

Disposição física

A forma e disposição do cristal de gelo dependem das condições de temperatura e pressão de sua formação.

Se o cristal viaja através da nuvem, como em uma nuvem de tempestades, Cumulus nimbus, diferentes condições de formação e de agregação (colisão e fusão, coalescência) são encontradas, resultando em cristais complexos, deformados e amorfos.

Cristais de neve são obtidos sob condições especiais de uma sequência de estados para formação sucessiva contendo etapa de formação dendritica.

A disposição física cristalina de cada cristal de gelo em forma de floco (denominado floco de neve) é bem peculiar, como mostra as figuras abaixo.

–   Neve ampliada em microscópio eletrônico

>>> Ampliação gradativa de um floco de neve: 

A forma e disposição do cristal de gelo depende das condições de temperatura e pressão de sua formação. Se o cristal viaja através da nuvem, como em uma nuvem de tempestades, Cumulus nimbus, diferentes condições de formação e de agregação (colisão e fusão, coalescência) são encontradas, resultando em cristas complexos, deformados e amorfos. Cristais de neve sao obtidos sob condições especiais de uma sequência de estados para formação sucessiva contendo etapa de formação dendritica.

A disposição física cristalina de cada cristal de gelo em forma de floco (denominado floco de neve) é bem peculiar, como mostra as figuras abaixo.

Neve ampliada em microscópio eletrônico >>> Ampliação gradativa de um floco de neve: 

Densidade

10 m (30 kg/ m3) Neve fresca = 1,5 m (200 kg/ m3) Neve velha = 0,33 m (900 kg/ m3) Gelo.

Densidade Nome Espessura de uma camada de 100 kg
30…50 kg·m-3 Neve fresca num m² ca. 2–3 m de altura
50…100 kg·m-3 Neve fresca, assentada num m² ca. 1–2 m de altura
100…200 kg·m-3 Neve fresca, bem assentada num m² ca. 0,5–1 m de altura
200…400 kg·m-3 Neve velha, seca num m² ca. 25–50 cm de altura
300…500 kg·m-3 Neve velha, molhada num m² ca. 20–35 cm de altura
150…300 kg·m-3 Neve “solta” num m² ca. 30–70 cm de altura
500…800 kg·m-3 Neve/ Gelo de Firn de muitos anos num m² ca. 12–20 cm de altura
800…900 kg·m-3 Gelo num m² ca. 11–12 cm de altura
  • Na Neve “solta” as camadas de cima “nadam” soltas, como uma tábua (“Schwimmschnee”), perigo de avalanches (“Schneebrett”). A Neve é recristalizada, tem a forma de cálice.
  • A Neve de Firn tem no mínimo por volta de 550 kg/ m3 no wikipedia em inglês, no wikipedia em alemão entre 400 e 800 kg/ m3.

Efeitos negativos:

A neve é um problema de maior importância em vias públicas em geral, especialmente em temperaturas entre 2 °C e -5 °C, quando a neve que cai é húmida, ou derrete com relativa facilidade, sendo um agravante de acidentes, visto que facilita a derrapagem de veículos transitando nas vias públicas.

Em temperaturas mais baixas, a neve é seca, e não facilita a derrapagem, mas acumula-se com facilidade, e pode atrapalhar facilmente o trânsito de veículos em vias públicas, caso acumule-se.

Por isto, regiões que recebem regularmente precipitação de neve possuem empresas com veículos adaptados para remover a neve de vias públicas primárias, como avenidas e rodovias movimentadas, bem como em aeroportos movimentados.

Por causa das mesmas razões mencionadas acima, a neve também é um causador de acidentes entre pedestres em geral, especialmente em temperaturas entre 2 °C e -5 °C, fazendo com que pessoas escorreguem ou dificultando sua locomoção.

Muitos países que recebem neve regularmente possuem legislação que obrigam os proprietários de um dado estabelecimento (residências, comércio, etc) a removerem parte da neve que acumula-se à frente de suas calçadas, para permitir o trânsito seguro de pedestres.

Caso um pedestre acidente-se por causa de neve não removida localizada na calçada à frente de um dado estabelecimento, o proprietário deste dado estabelecimento pode ser judicialmente processado por isto. Muitas escolas americanas e canadenses proíbem que crianças brinquem com neve, dentro de suas propriedades, em horário escolar ou desacompanhados de um adulto, primariamente por causa da falta de inspetores a garantir a devida segurança das crianças.

Outro problema causado pela acumulação de neve num dado local é que ela acumula resíduos com facilidade. Neve, quando precisa ser removida, é removida através da adição de sais que derretem a neve, de máquinas que aquecem um dado local, derretendo a neve, ou removendo-a manualmente, através de pás e veículos adaptados.

Fonte: Wikipedia

#  LINKS INTERESSANTES

Casa na neve

Se você quer saber mais sobre o assunto “NEVE”, pesquise a seguir nos links abaixo sugeridos:
http://www.pcta.org/discover-the-trail/backcountry-basics/snow/
http://www.slf.ch/schneeinfo/index_EN

2016 © Point da Neve Viagens e Turismo - Grupo S7 - Todos os direitos reservados - Proibida reprodução Desenvolvido por Segundo Andar