Curta a neve com saúde

23 de outubro de 2018
Curta a neve com saúde

Chegar à montanha, pegar um resfriado e se lesionar é um verdadeiro fim de festa. Desfrutar a neve requer cuidados que só quem entende do assunto sabe. Acompanhe as dicas que farão você aprovetar sua viagem sem efeitos colaterais.

PREPARAÇÃO FÍSICA

Uma viagem para um resort de neve tem tudo para ser um sonho: diversão esportiva de sua preferência, clima de descontração, pessoas bacanas, lojas e restaurantes cheios de estilo. Ocorre que tudo isso é vivenciado em baixa temperatura e altitude que, em geral, ultrapassa a casa dos 2.000 metros. Imergir nesse ambiente é uma curtição, mas requer cuidados. Iniciar um condicionamento físico prévio é uma boa maneira de planejar sua trip.

José Antônio Aranha, educador físico.

“O esqui e o snowboard são esportes com características muito particulares. Sendo você sedentário ou não, o ideal é começar a trabalhar grupos musculares de 8 a 12 semanas antes de esquiar”, recomenda José Antônio Aranha, educador físico de Porto Alegre (RS). Isso equivale a dizer que você não precisa ser um expert para se aventurar nos esportes de neve, mas vai aproveitar muito mais se estiver bem condicionado. O esqui e o snowboard trabalham especialmente os membros inferiores – quadril, coxas, pernas e pés – em movimentos que envolvem potência, equilíbrio e velocidade. Aquela corridinha semanal e a musculação são válidas, mas procure privilegiar exercícios funcionais, que trabalhem o maior número de grupos musculares em uma única série. “Priorize atividades multiarticulares. Enquanto na academia de musculação você trabalha um grupo muscular por vez, na montanha a demanda é por força e movimento”, explica Aranha.
 

SÉRIES DE EXERCÍCIOS

FRIO QUEIMA

Quem acompanhou as últimas Olimpíadas de Inverno terá reparado nos competidores com o rosto besuntado de protetor solar. Acredite: não é capricho de atleta. "As pessoas pensam que o impacto do frio sobre a pele não é grande, mas só pela altitude elevada os danos da irradiação solar aumentam 20%. Somado a isso, a neve tem o poder de refletir os raios UV em grau ainda maior se comparada à areia”, explica Raquel Bonfá, dermatologista de Porto Alegre (RS). Outro cuidado é com o ressecamento da pele. Mesmo antes de viajar, habitue-se ao uso de hidratante. “Como os homens não têm esse costume, procuro estimular. Oriento aplicar o produto nas extremidades e nos braços após o banho. E, se a cútis for seca, vale sobrepor hidratantes”, recomenda Raquel.

CUIDE AS EXTREMIDADES

Raquel Bonfá, dermatologista

As extremidades do corpo são as mais acometidas pela mudança brusca de temperatura. Enfrentar o frio não será incômodo se suas mãos, pés e cabeça estiverem aquecidos. Pele esbranquiçada e formigamento são sinais de que você está mal agasalhado. Nesses casos, o ideal é reaquecer o corpo sem atritá-lo. “Se perceber sensação de dormência no corpo, não atrite a pele para se aquecer, pois ela já fica frágil com o frio e o atrito pode ocasionar erosão ou úlcera. Leve na mala uma bolsa de calor, lembrando-se de usar uma toalha ou outro tecido para evitar o contato direto, que pode provocar queimaduras”, orienta a dermatologista.
 
 

NA NÉCESSAIRE

Protetor labial - Os lábios são muito sensíveis a temperaturas extremas e à baixa umidade do ar. Por isso, o protetor labial precisa ser um companheiro inseparável durante toda a viagem.
Sabonete suave - No dia-a-dia, os sabonetes adstringentes são mais usados. Como podem provocar o ressecamento da pele, troque-os por versões mais suaves para a sua snow trip.
Filtro solar físico - O protetor solar químico é o mais conhecido. Ele é bom, porém não estável, exigindo nova aplicação a cada duas horas. Já os protetores físicos ou inorgânicos são compostos por minerais e sua formulação mais resistente não se funde na pele.
Cosméticos - Muitas mulheres usam ácidos rejuvenescedores ou clareadores. Esse tipo de produto pode causar irritação quando a pele é exposta a um clima seco. O ideal é consultar o dermatologista a respeito antes de viajar.

AJUSTE NUTRICIONAL

Quem fica uma ou mais semanas exposto ao clima frio e seco e praticando atividade física deve fazer um planejamento alimentar prévio. Isso porque as baixas temperaturas tornam os exercícios ainda mais desgastantes. Essa demanda faz com que a nutrição tenha um papel fundamental em atenuar o desgaste físico e acelerar a recuperação muscular.

Renata Schwartz, nutricionista

Não é mito: o frio exige consumir alimentos de maior densidade calórica, tais como frutas secas, castanhas, proteínas e geleias, bem como repositores hidroeletrolíticos e bebidas esportivas ricas em carboidratos. “A preparação para esportes no frio pede um ajuste nutricional adequado, pois o ambiente externo exige muito do organismo por conta da adaptação ao clima e à altitude. O gasto energético de quem pratica atividade física na neve é considerável, chegando ao consumo calórico de até 6.000 kcal por dia, no caso de atletas”, explica a nutricionista porto-alegrense Renata Schwartz, especialista em nutrição esportiva e mestre em metabolismo e fisiologia. O momento ideal para iniciar a preparação alimentar é uma semana antes de embarcar para a trip. “O mais importante é consumir carboidratos de três a cinco dias antes do exercício na neve, para que haja estoque suficiente de glicogênio muscular e hepático. Chegar à montanha bem alimentado e hidratado é fundamental. Lembrando que não é qualquer tipo de carboidrato que se deve somar à dieta: frituras, refrigerantes, salgadinhos e doces devem ser evitados para se assegurar uma alimentação saudável”, afirma Renata. Uma dieta correta previne ainda alguns efeitos colaterais da altitude, como náusea, enxaqueca e mal-estar. O ditado “saco vazio não para em pé” ganha outra dimensão a 3.000 m de altitude.

No cardápio

• Barras energéticas
• Barras de proteína
• Biscoitos simples
• Castanhas, amêndoas e nozes
• Chocolates
• Comidas liofilizadas
• Frutas desidratadas
• Goiabada
• Mariolas
• Sardinha e atum em lata
• Semente de abóbora
• Semente de girassol
Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Temporada 2018/2019. Para ler o conteúdo completo é só clicar aqui.