Grand Massif: De frente para o Mont Blanc

7 de novembro de 2018
Grand Massif: De frente para o Mont Blanc

Em 2015, ao se aventurar na Alta Saboia, Henri Giscard d'Estaing, presidente mundial do Club Med, encontrou um desnível esquiável de primeira, neve fofa e uma vista espetacular. O fruto da experiência veio à luz dois anos depois com a inauguração do Club Med Grand Massif Samoëns Morillon.
Fundado em dezembro de 2017, o novo village do Club Med situa-se no coração da Alta Saboia, região formada por cinco domínios de esqui: Flaine, Les Carroz d’Arâches, Morillon, Samoëns e Sixt-Fer-à-Cheval. Distante uma hora de carro de Genebra e seis de Paris, o resort tem vista privilegiada para o icônico Mont Blanc, a segunda maior montanha da Europa. A deslumbrante beleza do cenário foi o que definiu a localização do village. Em Grand Massif, o Mont Blanc te dá bom-dia!

“Aqui é muito ensolarado e seco. Graças a essa condição climática, temos neve acumulada por dias, chegando a quatro metros de altura e sempre em excelente estado”, comenta Cleidson Reis, assistente-chefe do Club Med Grand Massif. O executivo brasileiro está há sete anos na empresa e já trabalhou nos resorts de Trancoso (BA), Rio das Pedras (RJ) e Itaparica (BA), além de Columbus Isle, nas Bahamas. Apesar de ser sua primeira experiência na neve, o frio que chega a -15 oC não o intimida, pois a estrutura do resort é perfeita. “O Club Med na montanha é um produto único. Além da hospedagem, o pacote inclui refeições, bebidas, aulas de esqui e entretenimento. É um baita custo-benefício.”

Nicolas Francfort, diretor do Club Med Grand Massif Samoëns Morillon

INVASÃO BRASILEIRA

O village, que tem capacidade para acomodar 1.200 pessoas, recebe pelos menos 1.050 hóspedes todas as semanas durante a temporada de neve, sendo uma boa parcela de brasileiros. Apenas no mês inaugural, foram 750 brazucas, que puderam contar, inclusive, com a facilidade do idioma, já que 18 integrantes da equipe falam português. “O Club Med Grand Massif Samoëns Morillon está próximo da Suíça e cercado por vilarejos lindíssimos", relata Cleidson. Além do visual, outro diferencial é a estrutura esportiva. A estação possui a maior pista de nível intermediário da Europa, com impressionantes 14 km de extensão, e a segunda maior área esquiável entre os resorts europeus do Club Med – 160 km e 64 pistas.

Para os esquiadores de nível avançado, Grand Massif reserva um roteiro fora-de-pista digno de cinema. Segundo o francês Nicolas Francfort, diretor do village, esse é outro grande atrativo. "Temos um dos mais incríveis itinerários fora-de-pista da Europa. A partir de Flane, o esportista desce 14 km, passa pela reserva florestal de Sixt-Fer-à-Cheval e é premiado com a vista do Mont Blanc.”

O RESORT

A estrutura de Grand Massif impressiona ainda mais quando se fica sabendo que tudo foi construído em somente 18 meses. A arquitetura preserva a tradição local, mesclando pedra e madeira. Em seu interior há dois grandes restaurantes, sendo o principal especializado em gstronomia internacional e o outro voltado para a culinária mediterrânea e pratos típicos da região. O Club Med Grand Massif é o primeiro passo de um projeto que visa construir resorts mais amplos.

O VILAREJO

O vilarejo mais próximo é Samoëns. Lar de pouco mais de duas mil pessoas, o simpático vilarejo chega a receber até 25 mil turistas durante a alta temporada. Suas belas construções se tornaram patrimônio histórico, o que dá ao visitante a sensação de estar em um set de um filme ambientado no Primeiro Império Francês. Ali se encontram lojas de roupas e equipamentos de esqui, cafés, restaurantes e chocolatarias.
Descer até o povoado é uma das tantas atrações do destino, que une a boa infraestrutura hoteleira à natureza alpina. Para os moradores, Grand Massif é como o reblochon, seu mais famoso queijo: leve e suave na medida certa.

NÃO DEIXE DE CONHECER

8 M des Monts | Com decoração contemporânea, o restaurante promove exposições de arte. O cardápio oferece clássicos das gastronomias francesa e suíça elaborados artesanalmente. "Até o chantili é caseiro", comenta Nicolas Francfort.
Ferme Dunoyer | Quem comanda a cozinha é o chef Michel Dunoyer, que pertence a uma conhecida família de agricultores de Samoëns. Os Dunoyers se especializaram na produção artesanal de leite para os queijos saboianos.
A la Jaÿsinia | Uma das mais respeitadas confeitarias de toda a França. Geleias, sorvetes e doces à base de chocolate e framboesa estão entre as delícias mais pedidas.

Consulte pacotes para Grand Massif

Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Temporada 2018/2019. Para ler o conteúdo completo é só clicar aqui.