Estados Unidos: Aspen Snowmass

21 de novembro de 2017
Estados Unidos: Aspen Snowmass

A FELICIDADE É BRANCA

Quando escreveu a canção "Starwood in Aspen", o cantor e compositor John Denver revelava uma joia encravada a 2.400 metros acima do nível do mar. A letra notabilizou a cidade como um paraíso para os jovens viverem naquele período de contracultura. Hoje, no entanto, Aspen é de jovens, adultos, crianças, idosos e de quem aprecia ou não esquiar. Terra com pouco menos de sete mil habitantes, tem sua população multiplicada durante a alta temporada por ser um dos melhores destinos de neve do mundo. Em Aspen, a felicidade é branca!

O refinamento de Aspen atrai desde celebridades e milionários norte‑ame­ricanos até novos-ricos russos, australianos radicais e muitos brasileiros. Lea Tucker, relações-públicas da Aspen Skiing Company, atribui esse perfil de turistas à história e à alma da cidade, traduzidas em sua primorosa arquitetura, sofisticada cultura, belos cenários e excelentes opções gastronômicas. “Esse conjunto faz de Aspen um dos melhores lugares para quem procura entretenimento além da montanha.”

Lea Tucker, relações-públicas da Aspen Skiing Company / Arquivo pessoal

HISTÓRIA E CULTURA

A região foi território indígena e se desenvolveu com a migração de mineradores e fazendeiros, que fixaram posto ao descobrirem ali grandes jazidas de prata. Por volta de 1891, o vilarejo, que crescia exponencialmente, se tornou o maior produtor de prata dos Estados Unidos. Com o declínio da mineração, investidores, inspirados no sucesso dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1932, decidiram apostar no potencial de Aspen para esportes de neve. Em 1945, o casal Walter e Elizabeth Paepcke adquiriu terras e construiu o primeiro centro de esqui. Essa linha do tempo é contada nos museus da cidade – sendo o maior e mais importante deles o Aspen Art Museum (AAM), que inaugurou nova sede em 2016.

Rightdx/iStock

 
Darren Bridges/iStock

ROCKY MOUNTAINS

Apesar da efervescência cultural, o grande chamariz são os esportes de neve. O protagonismo fica por conta das quatro montanhas que formam as Rocky Mountains: Aspen Mountain, Aspen Highlands, Buttermilk e Snowmass, todas administradas pela Aspen Skiing Company. A Aspen Mountain é a queridinha dos esquiadores que apreciam tranquilidade mas não dispensam uma dose de adrenalina. Por não possuir pistas verdes (iniciantes), é mais procurada por praticantes de nível intermediário. A Snowmass é uma versão bem familiar. As melhores escolas ficam ali, prontas para auxiliar novatos em esqui e snowboard. Já a Aspen Highlands é onde ficam as pistas mais desafiadoras. Por fim, a Buttermilk é o paraíso do snowboard, e é lá que acontece o famoso X Games. A renomada competição, organizada pela emissora de TV ESPN, contempla diversas modalidades de esportes de neve.

SABORES DE ASPEN

Explorar a gastronomia de Aspen é uma grande diversão. Aqui, selecionamos algumas dicas imperdíveis.
Kenichi | A cozinha asiática contemporânea do Kenichi oferece os mais afamados sushis de Aspen. O ambiente descontraído e a boa localização fazem dele um hot spot.

Kenichi/Divulgação

Element 47 | “Vem sendo considerado o melhor para degustar vinhos, jantar e descontrair”, comenta Lea Tucker. Há dois anos o Element 47 é classificado com cinco estrelas pela revista Forbes. O nome faz referência à prata, metal que colocou Aspen no mapa do mundo.
Sundeck | Sopas, pizzas, saladas e sanduíches representam a versatilidade do cardápio. Localizado no topo da Aspen Mountain, com acesso via teleférico, o Sundeck oferece uma deslumbrante vista 360 graus. O serviço é self-service e pratos como pizza e salada são montados pelos clientes.

SOLTA O SOM

Jetsetters, turistas, esquiadores e snowboarders migram para Aspen ao cair da noite, reforçando a fama de uma das melhores nightlifes dos Estados Unidos durante a temporada de neve.
Belly Up Aspen | Reduto de shows, é bem frequentado por visitantes e artistas. A eclética casa recebe grandes DJs internacionais, mas também embala suas noites com reggae, pop e rock. O Belly Up é parada obrigatória para os amantes da boa música.

Belly Up/Divulgação

Base Camp | Localizado em Snowmass Village, o bar tem um dos mais prestigiados pós-esquis da região. O motivo são os free shots de gim, vodka e tequila. Um programa bacana para quem quer se divertir sem gastar muito.
Caribou | Se você estiver lendo esta reportagem e planeja passar o Valentine’s Day (14 de fevereiro) em Aspen, não deixe de ir ao Caribou. Trata-se de um clube exclusivo, que tem entre seus sócios Paris Hilton, Antonio Banderas e Oprah Winfrey. Para conhecer a boate em dias normais é preciso desembolsar 500 dólares. Na semana do Valentine’s Day a casa abre suas portas sem custo.
DICA: Fique de olho na agenda de eventos da cidade. O som rola na abertura e encerramento do X Games, no New Year’s Eve Aspen e na Gay Week, uma das principais semanas do calendário gay mundial.

SACOLA NA MÃO

Com mais de 200 lojas, Aspen é considerada um paraíso de compras. Burberry, Dior, Ermenegildo Zegna e Gucci, entre outras grifes, exibem suas coleções lá. As joalherias também fazem a fama do comércio local, que é referência em roupas esportivas. As opções mais econômicas ficam nos outlets. Quem não está disposto a gastar faz a festa na Aspen Thrift Shop, loja de artigos de segunda mão que vende desde roupas de esqui até bolsas italianas.

PROGRAMAS IMPERDÍVEIS

Um passeio por Aspen Village | A simpatia das ruas se reflete na arquitetura das casas e dos prédios históricos. Reserve uma parte do dia para desbravar a região a pé, sempre com paradas estratégicas para esquentar o corpo com chocolate quente. Outra dica é alugar um 4x4 com motorista. É bacana conhecer as estradinhas em meio a bosques, vistas de tirar o fôlego e mansões de cinema.
Country style program | Perto de Aspen Village fica o T-Lazy-7 Ranch. Trata-se de um centro de lazer country que oferece programas bem familiares, como passeios a cavalo e em snowmobiles, além de caminhadas com raquetes de neve. Uma dica é fechar o pacote com refeição inclusa.
Wheeler Opera House | Se a opção for por um dia cultural, a Wheeler Opera House é uma ótima pedida. Shows de música, exposições, festivais e filmes estão entre as atrações. A programação é agitada, eclética e rotativa, portanto vale consultar a recepção do hotel.
Um pulo em Denver | A capital do Colorado está a 318 km de carro de Aspen. A rodovia que liga as duas cidades é a Interstate 70, que oferece uma vista deslumbrante. Denver, sempre vibrante, vasta em programas culturais, gastronômicos e comerciais, convida ao turismo. "Vale um pulinho em Denver, sim! Grandes museus, uma vibe casual e um centro cool justificam a visita", afirma a RP da Aspen Skiing Company.

COMO CHEGAR

Aspen possui um pequeno aeroporto, o Aspen-Pitkin County Airport, que recebe voos de Chicago, San Francisco, Los Angeles, Houston, Dallas e Denver. Está a 6,7 km da estação, que pode ser acessada de táxi ou shuttle. Também é possivel desembarcar no Denver International Airport, distante 350 km de Aspen, e lá alugar um automóvel, pegar um shuttle ou táxi.

Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Temporada 2017/2018. Para ler o conteúdo completo é só clicar aqui

Clique aqui e confira os pacotes para Aspen!