Guia para esquiar em Chillán

4 de maio de 2018
Guia para esquiar em Chillán

Informações gerais

Um lugar mágico!

Chillán é um resort de alta montanha, encravado na Cordilheira dos Andes, a cerca de 450 km ao sul de Santiago.

A região é de vulcões, o que cria algo muito especial: um microclima, que no inverno reúne neve e uma vegetação luxuriante nas encostas, oferecendo uma paisagem muito linda e um cheirinho de mato constante no ar.


São vários hotéis e prédios de condomínios de apartamentos, clube de entretenimento, águas termais – sua mais antiga e conhecida atração – e o complexo conta com serviços muito bons e reconhecidos por sua eficiência e simpatia, seja nos restaurantes, nas atividades de lazer ou no atendimento das operações de montanha.
O Resort oferece um centro de ski relativamente pequeno, chamado de Nevados de Chillan, mas com um bom número de pistas e meios de elevação adequados – uma das atrações locais é a pista mais longa da América do Sul.
Nevados de Chillán está a 1.530 metros sobre o nível do mar, com 32 pistas e 30 km preparados sobre uma área esquiável de 10.000 hectares. Possui 9 lifts (incluindo 5 cadeirinhas e 4 pomas).
Com desnível de 870 metros, Nevados de Chillán é um lugar que oferece múltiplas atividades alternativas, como: saídas em CatSkiing, Motos de Neve, Tirolesa e Centro Termal. Temos nove piscinas de água termal abertas durante todo o ano, rodeadas de uma paisagem espetacular.
Veja mais detalhes da montanha nos Dados Técnicos.

COMO CHEGAR

Chillán, a 450 km de Santiago, está encravada na cordilheira, e tem duas cidades próximas que oferecem rodoviária e estação de trem:
– Concepcion, uma metrópole regional, está na beira do Pacífico e conta com um aeroporto grande e vôos freqüentes – fica a 140 km do resort, e os transfers em vans levam cerca de 2 horas.
– Também podem ser usados ônibus e trens regulares, que saem do centro de Santiago, numa viagem bastante pitoresca, até Chillán – um pouco demorada…

ÁGUAS TERMAIS E ATRATIVOS


A fonte termal que dá origem a Chillán abastece o local com água de propriedades curativas únicas e dá vida ao principal Spa Termal do Sul do Mundo, convidando ao embelezamento, a recuperar energias ou simplesmente ao relaxamento.
[link_btn]  Confira pacotes para Chillán [/link_btn]
 

Paisagens impressionantes, liberdade de movimentos e muito entretenimento convidam a se deixar levar pela magia dessa montanha e dos bosques milenares que a circundam.

PISTAS


São 32 pistas que somam 30km de pistas. Lifts: são 9 teleféricos, sendo 5 cadeirinhas e 4 pomas.
[link_btn]  Confira pacotes para Chillán [/link_btn]
 

HOTELARIA

Conforme a hotelaria escolhida, você estará mais ou menos perto das pistas:

  • O Gran Hotel, os Condomínios e o Nevados de Chillan ficam na base da montanha e são ski-in/ski-out, ou seja, estão próximos aos skilifts que levam às pistas;
  • O Alto Nevados é o mais novo hotel da Montanha, é ski-in/ski-out, só que que fica maravilhosamente localizado bem no meio da montanha, próximo à bnilheteria principal, ao restaurante e aos principais skilifts que levam às pistas;
  • O Pirimahuida, o MILodge e o Espacio Radical estão a 7 km do centro de ski, na cidadezinha de Las Trancas, oferecendo transfers e todo o tipo de apoio para este deslocamento diário.

Gran Hotel Termas de Chillan


A hotelaria de Chillán é um convite aberto para se sentir querido e especial a cada momento, desfrutando das instalações de classe internacional, da comodidade de seus hotéis e da hospitalidade de sua gente.
[link_btn]  Confira pacotes para Chillán [/link_btn]
 

Novo Hotel Alto Nevados


No Gran Hotel Termas de Chillán, assim como no Hotel Nevados de Chillan, no Hotel Pirimahuida ou nos acolhedores apartamentos, você poderá sentir o calor de um estilo de atendimento e serviço de muita qualidade.
O Novo hotel Alto Nevados que abriu na temporada 2013, está no nível mais próximo das pistas, mais no meio da montanha que os demais hotéis.

Apto do Novo Hotel Alto Nevados
[link_btn]  Confira pacotes para Chillán [/link_btn]
 

GASTRONOMIA


A gastronomia de Chillán completa a estada em um dos hotéis com muito bom gosto, requinte e estilo. Tudo que uma estação de esqui á nível internacional pode oferecer aos apreciadores de uma boa refeição após um dia na montanha. A Cozinha internacional, cozinha alpina e cozinha chilena, combinadas com os melhores vinhos do Chile, deleitam até os paladares mais exigentes.

HISTÓRIA


Chillán, que na língua mapudungun significa “Cadeira do Sol”, foi fundada em 26 de junho de 1580, por Martín Ruiz de Gamboa, capitão general e governador do Chile, que na época batizou a cidade de San Bartolomé de Chillán.
Nesses mais de 400 anos, a cidade se desenvolveu, cresceu e sofreu com terremotos e com a fúria dos vulcões. A cidade passou por diversos problemas, sendo atacada nas guerras, abandonada e reconstruída em várias oportunidades.
[link_btn]  Confira pacotes para Chillán [/link_btn]
 
Em 1751, Chillán foi removida de seu lugar original por Ortiz de Rozas. Em 1835, um grande terremoto destruiu novamente a cidade, que se viu obrigada a voltar para sua localização original, criando assim a nova Chillán. Em 1939, quase 100 anos depois, outro terremoto destruiu quase 90% da cidade, que foi então novamente reconstruída.

Hoje, Chillán está em crescimento, e é a capital da província de Nuble (VIII Região). As construções da Chillán moderna são elaboradas de acordo com as características da região: anti-sísmicas, fortes e resistentes.

Dicas úteis

TRÊS MARIAS


Este é o nome de uma pista que você vai ADORAR. É longa, muuuito longa (algo em torno de 11km) e tem a exata inclinação para sentir tesão, sem sentir medo. Assim, só ela já vale a viagem. Vai lá e depois conta prá gente o que sentiu.
[link_btn]  Confira pacotes para Chillán [/link_btn]
 

AROMAS


Caminhe bastante dentro e fora do resort… Procure sentir os aromas que vem dos bosques. Mesmo pra quem não é fanático por perfumes, é inebriante. Curta todos os tipos de cheiros bons que passam, um deles é de terra molhadinha de chuva… Hummmmm… muito bom!

TREM PARA CHILLAN


A maioria das pessoas vai para Chillán de avião, descendo em Chillán (78 km) ou Concepción (130 km), mas se você quiser gastar pouquinho, e fazer algo diferente… vá de trem!!!
A Estação Ferroviária de Santiago é uma gracinha, o trem é simpático e razoavelmente confortável, a paisagem é incrível (vinhedos + desertos + Andes), tem bar no trem, e é muuuito barato. A viagem tem duração, entorno, de umas 5 horas prá fazer os 450km, esse é o lado, hmmm, menos bom…
[link_btn]  Confira pacotes para Chillán [/link_btn]
 

GRUTA DA SANTA

Para ir até a gruta, saia caminhando do resort, pegue uma estradinha de terra (subidona), ladeando o bosque e o morro; Depois de uns 100 metros, há uma escada (bem precária) e uma gruta no meio da falésia. Lá dentro existe uma santinha, velas, etc.. Bom, a vista que se tem do bosque é linda, quase que, hmmm, inesperada!!!

COMPRAS

  • Mercado de Chillán: É um dos mais importantes, conhecidos e antigos do país. Inaugurado em 1852 como uma feira livre, vendem-se ali produtos artesanais em couro, rendas e argila da região. Restaurantes e bancas, as cocinerias, oferecem comida típica crioula.

  • Lojinhas nos Hotéis: ótimas para quem deseja apenas um suvenir. Sem muitas opções de roupas para esquiar. O melhor é comprar tudo em Santiago mesmo.

O que fazer

TREKKINGS – A região é muito, muito linda. O solo vulcânico, que dá origem às fontes termais que fazem a fama do lugar, garante a manutenção de uma vegetação exuberante, algo muito raro de se ver em um centro de ski. Não deixe de caminhar muito pelos bosques, é uma delícia.
MERCADO DE CHILLAN – O Mercado Público de Chillan – a 80 km do resort – é uma festa para os olhos ( e narizes ). As coisas chegam de caminhão, carroça, carro de boi, e são despejadas em grandes lonas, abertas na praça. As cores das pilhas de pimentas e pimentões, as roupas e fisionomias da população, a diversidade da os vegetais que nunca vimos mais gordos… vale a pena, leve a máquina e vai ter um poster em casa.
[link_btn]  Confira pacotes para Chillán [/link_btn]
 
BANHO QUENTE – Bueno, Chillan, como o nome bem diz, é um negócio de água quente, cheia de sais e outras engronhas mágicas. Pelo que dizem, faz bem para tudo, e você deve usar e abusar deste líquido precioso que está lá, saindo sem parar de canos, caninhos, bocas de lobo, cascatinhas, e prosaicos chuveirões. Para todos os gostos, incluindo piscinas cobertas e descobertas!!!
BANHO QUENTE DE MACHO – Este é prá cuiúdo: sair esquiando as encostas, parar num dos muitos “olhos-dágua” quentésimos, tirar a roupa, tomar banho, botar a roupa e voltar a esquiar… Já ví fazer, confesso que, bueno, a mi me faltaran los dichos y no lo prové… mas tá registrado, os caras gritavam de alegria. Tá bom, pode ter sido desespero.

A montanha

Estação de Chillan

As pistas de ski de Nevados de Chillán estão cercadas de bosques, e proporcionam vistas muito lindas – sem contar que terminam no hotel, onde uma enorme piscina de água termal aguarda os viventes. O resort, ski-in/ski-out, oferece 32 pistas e 11 meios de elevação e uma atração famosa: a pista mais longa da América do sul, a Tres Marias, com aproximadamente 13 km de extensão.

Pistas

Condições da Neve

View detailed snow forecast for Nevados de Chillan at:snow-forecast.com
[link_btn]  Confira pacotes para Chillán [/link_btn]
 

Mapa das pistas


Clique na imagem para ver o mapa inteiro

Restaurantes

SHANGRI-LÁ

Este acolhedor restaurante convida a desfrutar sua deliciosa gastronomia contemplando a beleza da floresta milenária que o cerca. Sua carta internacional é capaz de deleitar até aos mais exigentes, pela equilibrada combinação de peixes, frutos do mar da costa do Chile e selecionados cortes de carnes exóticas como Javali, Emú e cervo. Todos acompanhados de um completo buffet e de uma ótima carta de vinhos que reúne mais de 300 tipos das mais finas cepas.Este restaurante esta localizado no Gran Hotel Termas de Chillan, sua culinária é excelente, servindo comida nacional e internacional. Você vai se encantar com a variedade de vinhos famosos que encontrará!!!!

EL MONTAÑES

Bem vindo a um lugar especial com uma proposta única: reunir o melhor em torno da mesa. Delicias como o carpaccio de Emu, caramelos de ostiones, pato roti, entre outras muitas opções farão uma experiência única. A maestria do seu Chef, as recomendações do Somelier e as surpreendentes sobremesas flambe de sua exclusiva carta. Restaurante montanhês do Gran Hotel Termas de Chillan abre suas portas só de noite e com reserva.
[link_btn]  Confira pacotes para Chillán [/link_btn]
 

CLUB HOUSE

Espaço e conforto num ambiente familiar se encontram no Club House Termas de Chillan, o restaurante Alpino disponibiliza uma ampla carta com destaques para as Fondues e Raclettes, além de carnes na brasa. Este espaço conta com uma piscina termal de água quente e tem encantado a todos os seus visitantes.

PIRIMAHUIDA

No meio de um clima aconchegante e acolhedor o restaurante do Hotel Pirimahuida é um convite permanente a desfrutar da gastronomia internacional. Oferece no seu cardápio amplo e variado, frutos do mar selecionados vindos do Pacífico e saborosas carnes.
[link_btn]  Confira pacotes para Chillán [/link_btn]