Guia para esquiar em Portillo

3 de maio de 2018
Guia para esquiar em Portillo

Informações gerais

Um dos mais tradicionais centros de ski do continente

Portillo é um dos centros de ski mais tradicionais no mundo dos esportes de neve. Construído ao final da década de 40 na exata divisa entre Argentina e Chile, o resort está literalmente encravado na Cordilheira dos Andes, cercado de picos por todos os lados e à frente de uma lagoa de uma cor incrível – a Laguna del Inca.
São 3 prédios: o Hotel Portillo, com sua silhueta já tradicional, e dois anexos – o Octógono, com apartamentos menores e mais simples, e o Inca, estilo albergue, destinado a grupos de adolescentes; e, como em todo complexo hoteleiro no conceito ski-in/ski-out, a sensação é a de um cruzeiro marítimo no meio da neve, com todo o tipo de atração à mão, como piscina térmica, boite, boutique, cinema, fitness…


São cerca de 160 km de distancia entre o centro de Santiago e o resort, percorridos na estrada internacional que leva à fronteira com a Argentina, numa zona muito bonita e pitoresca – e cheia de curvas… aliás, em Portillo você terá a rara sensação de esquiar por sobre esta estrada, passando por cima de túneis, um must!
O resort oferece uma ótima estrutura para a prática do ski & snowboard, com 15 teleféricos e quase 50 km de pistas, além de apoio para a prática de fora-de-pista e heliski, escola com instrutores internacionais, palestras técnicas …
E muitas amenidades para os hóspedes : restaurantes, confeitarias de pista, cinema, fitness center, piscina térmica, sauna, massagens, instituto de beleza, ginásio de esportes, jogos infantis, jardim de infância …
O serviço de Portillo é famoso por sua qualidade, seja na sua cozinha ou no atendimento de seus funcionários, muitos deles trabalhando há décadas no hotel; a paisagem é deslumbrante, e a freqüência de clientes é totalmente multinacional – vem gente de todo o mundo para conhecer as pistas e foras-de-pista deste resort.
Veja os detalhes da montanha nos Dados Técnicos, para mais detalhes de hotelaria, confira a página dos Hotéis.

COMO CHEGAR:

Você poderá chegar a Portillo:
AVIÃO: o aeroporto de Santiago está a cerca de 130 km de distancia do resort, através da estrada internacional, oferecendo serviços de taxis, remises (autos de aluguel) e transfers pré-contratados, além de stands de empresas de locação de veículos; também pode ser usado o aeroporto de Mendoza/argentina, que está a cerca de 180 km de distância do resort.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 
Saiba mais deste tão tradicional e respeitado resort de neve nas palavras de seus proprietários, que contam um pouco da história do Ski no Chile e da construção de Portillo:

GASTRONOMIA

Com uma experiência de mais de 12 anos no principal restaurante de Portillo, está o chef Rafael Figueroa. Sua comida resgata o melhor da proposta chilena e apresenta, além disso, elaborados pratos da cozinha internacional tradicional, combinando peixes, mariscos, frutas, verduras, carnes de gado e cordeiro diretamente da Argentina. Para completar, está a carta de vinhos, que oferece as mais importantes bodegas chilenas e do mundo.
O self-service do hotel, encontra no primeiro andar, onde os hospedes do Inca Lodge almoçam, e de noite é o point dos professores e esquiadores. Outra proposta é La Posada, um restaurante rústico que está bem na entrada da estação, freqüentado pelos prestadores de serviço e os professores de esqui. No meio da montanha o break obrigatório na hora do almoço é o restaurante Tio Bob´s com carnes, peixes, tudo no grill e com diferentes saladas.Outra atração da estação é o El Bar que ao calor da lareira ou no barzinho, é o convite certo para um saboroso sanduíche, tira gosto e especialmente as fondues para um jantar especial.
Prato Típico: Portillo oferece alguns pratos típicos, como congrio servido sobre purê de milho e molho de manjericão e o famoso pastel três leites.

HISTÓRIA DE PORTILLO

Portillo é o centro de esqui mais antigo da América do Sul e sua história forma parte importante da história do esqui. Uma história de homens e montanhas, sonhos e conquistas no maravilhoso mundo do esqui.

COMEÇOU COM A FERROVIA

Em 1887 engenheiros ingleses foram contratados pelo governo chileno para estudar as possibilidades de instalar uma ferrovia que cruzasse os Andes através do “Paso de Uspallata”, permitindo que mercadoria e passageiros pudessem viajar entre o vale central do Chile e a cidade argentina de Mendoza e eventualmente a Buenos Aires. Os ingleses contrataram dois engenheiros noruegueses, Elmar Rosenquist e Michel Hermundsen, para fazer os estudos de inverno da linha proposta. Os dois cavalheiros atravessaram a região sobre seus esquis durante os invernos de 1887 e 1888 e foram, sem dúvida alguma, os primeiros esquiadores a atravessar as pistas do Centro de Esqui Portillo.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 
Dois anos mais tarde, em 1889, 14 esquiadores noruegueses foram trazidos ao Chile para transportar o correio entre o Chile e a Argentina. Contaram-nos que este plano não deu certo e a façanha não foi repetida.
Durante a construção da ferrovia, esquiar era uma prática bem comum entre os engenheiros responsáveis pela obra. A maioria era de ingleses que usavam seus esquis para trabalhar e, sem dúvida, se divertirem.
Depois da inauguração da ferrovia em 1910, estes pioneiros foram seguidos por esquiadores recreativos que usavam a ferrovia internacional como teleférico para desfrutar do esqui entre Caracoles e Juncal, cruzando o que agora é o Centro de Esqui Portillo. Portanto, a ferrovia trasandina foi o primeiro teleférico no Chile.

OS PRIMEIROS TELEFÉRICOS E O HOTEL

Durante este tempo começaram a se formar os primeiros clubes de esqui, a força que impulsionou o esqui no Chile. O primeiro clube foi o Clube Alemão de Excursão, fundado em 1909 em Valparaíso. Já em 1930 entusiastas do esqui sonhavam com a possibilidade de desenvolver algumas pistas de esqui ao redor da Laguna del Inca, na área conhecida como Portillo (por ser uma pequena passagem entre as montanhas).
O primeiro teleférico nesta área foi de arrasto, similar aos Poma atuais, mas um pouco mais rudimentar. Homens aventureiros da Europa e dos Estados Unidos vieram esquiar nos Andes junto com os chilenos. Instrutores de esqui foram trazidos da Europa e uma pequena cabana de montanha, conhecida como Hotel Portillo, era usada como alojamento.
Este pequeno hotel começou a crescer e a desenvolver serviços. No início dos anos 40, formou-se uma sociedade anônima conhecida como Hotéis de Cordillera S.A. Foram emitidas ações e começaram a trabalhar em um hotel maior que seria conhecido como o “Gran Hotel Portillo”. A companhia fracassou quando ainda faltava muito por construir e a Segunda Guerra mundial passou a ocupar as mentes e energias dos homens.
A construção começou novamente sob a Corporação de Desenvolvimento do Governo chileno e, finalmente, em 1949 o hotel foi inaugurado com 125 quartos. O centro de esqui contava com dois teleféricos com assento para uma pessoa e um teleférico de arrasto. A manutenção das pistas era realizada pela escola de esqui, os hóspedes e a Escola de Alta Montanha do exército chileno. Assim começou o Centro de Esqui Portillo.
O primeiro diretor da escola de esqui foi o famoso campeão francês Emile Allais, que ficou até meados dos anos 50, quando o também conhecido Stein Eriksen assumiu a direção. Os anos 50 foram difíceis para Portillo já que o governo lutava contra as complexidades de manejar um centro de esqui. Não tiveram muito êxito e em 1960 decidiram privatizar o Hotel Portillo – uma das primeiras empresas estatais vendida ao setor privado na história do Chile.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

COMEÇA A ERA MODERNA EM PORTILLO

Em 1962, Portillo foi comprado por dois norte-americanos: Bob Purcell e Dick Aldrich. Os dois haviam trabalhado e viajado muito na América Latina. Tinham esquiado em Portillo e estavam impressionados com a beleza e as assombrosas condições para a prática do esqui que ali encontraram. Perceberam que os Andes chilenos ofereciam grandes possibilidades para desenvolver o esqui e sentiram que o momento havia chegado para investir em instalações modernas para Portillo.
Contrataram-me, um novato de 26 anos, como gerente geral desta nova organização. Penso que era a única pessoa jovem e de mente aventureira que eles conheciam na indústria hoteleira. Era formado em administração hoteleira da Universidade de Cornell, E.U.A, e havia trabalhado por 5 anos para a Corporação Hilton. Estava cansado dos grandes hotéis de cidade e da vida das grandes corporações. Não perdi a oportunidade e me mudei com toda minha família para o Chile. Logo, descobri que quase tudo o que tinha aprendido na escola hoteleira de Cornell e na Corporação Hilton não ia me ajudar muito em Portillo.

A INAUGURAÇÃO

Como Diretor da Escola de Esqui contratamos o ganhador olímpico de medalha de ouro, Othmar Schneider e a firma norte-americana Needham e Grohmann para desenvolver uma campanha publicitária. Comecei a tentar levantar a operação do hotel, limpar o lugar (quando cheguei havia uma grande ovelha negra chamada Lumumba vivendo na sala de estar do hotel) e preparar o pessoal para nossa primeira temporada.
Em 15 de Junho de 1961, Bob e Dick alugaram um avião nos EUA para trazer um grupo de dignitários norte-americanos (entre eles Howard Head, Ernst Engel, Alf Engen, Merril Hastings, Sra. John Randolph Hearst, Ernie McCulloch, Willie Schaeffler, Cliff Taylor) para inaugurar a nova administração. Nessa época, só se podia subir a Portillo por meio de uma estreita linha de trem e o funcionamento da ferrovia nas alturas dos Andes era precário. Os dignitários passaram grande parte do seu primeiro dia num túnel da ferrovia, esperando que o pessoal das ferrovias limpasse uma avalanche que havia caído sobre a linha. Enquanto isso, nós não tínhamos como saber onde estavam. Tampouco havia comunicações. Contávamos com uma linha telefônica de superfície de um número; Portillo Uno. Esta linha funcionava muito bem no verão, mas deixava de funcionar com a primeira nevada de inverno. No final das contas, todos passaram muito bem e a inauguração do centro de esqui Portillo foi um sucesso.

CAMPEONATO MUNDIAL DE ESQUI DE PORTILLO 1966

Em algum momento de inspiração durante o primeiro ano, entenderam que Portillo e o esqui sul-americano necessitavam de um evento esportivo importante para colocá-los no mapa. Solicitamos ser sede do Campeonato Mundial de Esqui Alpino de 1966. Naquela época, o Campeonato Mundial era muito importante porque havia somente dois eventos no calendário de competições de esqui onde os esquiadores mundiais se reuniam para pôr a prova suas habilidades: as Olimpíadas e o Campeonato Mundial. Depois de muitas negociações, política e promessas, e, sem dúvida, com muita preocupação por parte da FIS, as corridas foram outorgadas à Federação de Esqui do Chile e de Portillo.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
Havia muito o que fazer; desenhar e construir teleféricos, quartos e instalações recreativas, preparar uma pista de descida, instalar sistemas de comunicação e melhorar o sistema de transportes. Foi fixado agosto de 1965 como data para uma corrida pré-campeonato com o objetivo de provar as novas instalações e dar às diferentes equipes nacionais uma oportunidade de treinar o esqui no verão, algo muito incomum para a maioria das equipes naqueles dias.
Mas a natureza tem uma maneira de pôr a humanidade em seu lugar em situações como essas e nos perseguiu com uma vingança extrema em 1965. Em 15 de agosto um tufão vindo do sul do Pacífico nos atingiu com ventos que chegaram a 200 k/h. Caíram quantidades impiedosas de neve e as avalanches arrasaram todos os teleféricos, exceto dois, incluindo dois teleféricos recém construídos. O novo teleférico Poma de Juncalillo de 1800 mts., perdeu 13 de suas 24 torres mais a base e estações de retorno. Cinco esquiadores morreram na avalanche quando parte de um alojamento de empregados desabou. Equipes de esqui que se reuniram para o evento ficaram presas em Portillo e quando melhorou o tempo tiveram que sair esquiando até a estação de trem mais próxima, a 32 km de distância.
A FIS estava completamente aflita e perguntou aos donos de Portillo o que pensavam fazer a respeito. Houve muitas buscas, estudos, cálculos e conselhos. Dick Aldrich estava entrando na política norte-americana e não teria tempo para a América do Sul. Decidiu vender suas ações a Bob Purcell quem, todavia, ainda mantinha seu sonho intacto. Bob estava convencido do que poderia ser feito e respondeu à FIS dizendo que reconstruiria e teria o Campeonato Mundial de Esqui em Portillo. Com um admirável espírito generoso a FIS aceitou.
A fábrica Poma, que havia construído todos os teleféricos de Portillo, mandou um jovem engenheiro polaco, Janck Kunzynski, a Portillo para reconstruir os teleféricos no lugar. Para tratar de evitar futuros perigos de avalanche a área foi redesenhada usando a experiência de homens como Othmar Schneider, que estavam muito conscientes do perigo destas grandes montanhas. Portillo contratou o maior expert em avalanchas da época, Monty Atwater, para dar suas opiniões e para encabeçar o programa de controle de avalanchas, durante o Campeonato Mundial. O exército chileno ofereceu artilharia para o controle das avalanchas e um regimento de alta montanha para preparar as pistas.
Trabalharam intensamente, para organizar outros serviços. Rogamos, suplicamos e negociamos cada aspecto do evento. Cronometragem, sala de imprensa, comunicações e alojamento foram finalizados e aprovados. Depois de um longo e agitado verão tudo estava pronto para começar. A FIS autorizou e em agosto de 1966, Marc Hodler, Presidente da FIS, junto com o presidente chileno Eduardo Frei inauguraram o primeiro evento mundial de esqui de maior envergadura no sul do Equador.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 
A Natureza, depois de ter se portado tão mal em 1965, abençoou o evento com dias de sol brilhante, tempo frio e condições perfeitas de neve. Foi um grande evento, especialmente para os franceses, que levaram 16 medalhas, incluindo todas as de ouro, exceto a do Slalom, que foi entregue ao italiano Carlo Senoner. A Descida feminina ficou com Marielle Goitschel, embora tenha esperado vários anos para reclamar sua medalha de parte de Erica Schinneger, que obteve o tempo mais rápido. Erica sofreu uma operação de mudança de sexo pouco depois do Campeonato e renunciou à sua medalha. Annie Famose ganhou o Slalom e Marielle ganhou o slalom Gigante e o Combinado. Nas corridas masculinas, Jean Claude Killy começou sua coleção de medalhas levando a de ouro na Descida e no Combinado. Guy Perillat ganhou o Slalom Gigante.
É interessante saber que o Slalom Gigante foi descido em duas mangas pela primeira vez em Portillo. A FIS estava experimentando com novos formatos. Além disso, a Copa Mundial também foi inventada no Bar de Portillo, durante esses felizes dias ensolarados. A partir desse momento os esquiadores do mundo poderiam competir e tentar a sorte várias vezes ao ano, ao invés de uma só vez a cada dois anos.

PROVAS DE VELOCIDADE & SELEÇÕES NACIONAIS

Durante os meses de agosto e setembro, Portillo recebe algumas equipes nacionais de Esqui Alpino. Nos últimos anos, as esquipes Olímpicas da Áustria, Estados Unidos e Itália chegaram a Portillo para praticar as disciplinas de velocidade, Descida, Super G e Sallom Gigante. Os hóspedes podem ver em ação os melhores do mundo, como o austríaco Hemann Maier, os americanos Bode Miller e Daren Rhalves, Kirsten Clarck, Linsey Kildow e Kristina Koznic. As pistas de treinamento estão ao lado das pistas de hóspedes e permitem observar os entretenimentos de uma maneira que, normalmente, não é possível.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 
Também em Portillo foram feitas provas de velocidade em três ocasiões. Em 1963, quando Dick Dorworth e C. B. Vaughn correram a 171,428 km/h, em 1978 Steve McKinney rompeu o recorde mundial a 200km/h e em 1987 Michael Prufer correu a 217,68 km/h. Muitas excelentes equipes de esqui vêm treinando para eventos mundiais em Portillo. Temos desfrutado da presença das equipes de esqui dos EUA, Canadá, Áustria, Itália, Japão e Alemanha há muitos anos. Estes prodígios têm mostrado grande cavalheirismo e sempre se integraram muito bem com os nossos hóspedes e pessoal.

HÓSPEDES ILUSTRES DE PORTILLO

Portillo se converteu em um centro de esqui próspero muito querido. O sonho de Bob Purcell se transformou em realidade. Milhares de esquiadores têm se unido a nós para descobrir de que se trata este sonho. Gerações da Equipe de Esqui dos E.U.A já treinaram em nossa descida, as crianças Kennedy foram perseguidas pela Policía Internacional do Chile, jogadores de pólo argentinos experimentaram o esqui, surfistas peruanos provaram o snowboard. Banqueiros e homens de negócios brigaram pelo único telefone; Portillo Uno. Famílias têm chegado a Portillo, geração após geração, romances têm florescido, novas famílias se formaram….aparecem os netos. Muitos ensaios de modas já foram feitos e comerciais televisivos filmados em Portillo. A política também teve seu dia. O governo comunista de 1973 discutiu a nacionalização de Portillo e Fidel Castro nos fez uma longa e tensa visita.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

PORTILLO HOJE

Com o passar dos anos, David e eu compramos Portillo de Bob Purcell e continuamos desenvolvendo o centro de esqui. Eu continuo trabalhando em Portillo, há 40 anos e meu filho Michael Purcell é agora o Gerente Geral do Centro de Esqui.
Portillo não mudou muito com o tempo. É um centro único. Ninguém se levanta cedo, as refeições são eventos sociais, o jantar é tarde. Ainda não há filas para subir o teleférico, nem muitas pessoas esquiando na neve em pó. A vida é tranqüila e se presta a fazer novas amizades. A fabricação de neve e máquinas para o cuidado das pistas substituíram o pisoteamento humano realizado por tropas da Escola de Alta Montanha do exército. Há doze teleféricos, incluindo cinco com cadeiras, mas os teleféricos Va et Vient, desenhados por Jean Pomagalski nos anos 60, para permitir o acesso às altas pistas do Roca Jack e o Condor, todavia, permanecem desafiando os experts e oferecendo acesso a um grande esqui em neve em pó em pista aberta e às inúmeras passagens estreitas muito escarpadas.
As comunicações estão muito melhores atualmente, a antiga Portillo Uno é agora um cabo de fibra ótica. Há sempre uma linha disponível. Em 1999, inauguramos uma Sala de Internet com computadores para nossos hóspedes, o primeiro em um hotel chileno. A ferrovia já não corre, substituído por uma eficiente estrada moderna. As pessoas em Portillo são sempre as mesmas. Hóspedes e pessoal, pessoas maravilhosas unindo-se neste mágico mundo do esqui. A realização de um sonho.

EQUIPES OLÍMPICAS

Portillo é um dos centros de esqui preferidos para o treinamento de verão das distintas equipes olímpicas dos E.U.A e da Áustria. Nossas pistas, a qualidade e quantidade de neve, nossa amabilidade e serviço atraem os treinadores e competidores a Portillo todos os anos. Nossos hóspedes têm a possibilidade de vê-los em ação e estar com eles no hotel e nas áreas de esqui.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 
Fonte: www.skiportillo.com

Dicas úteis

Bueno, você está em Portillo!
No coração dos Andes (mesmo!) , com uma linda lagoa à sua frente – e a perspectiva de uma semana de muita neve e diversão, comidinhas supimpas , e novos amigos …
– sim, isso irá acontecer, sem qualquer dúvida!
– Portillo é um lugar charmoso e especial, e assim você pode sempre contar com momentos legais e felizes, tudo ali concorre para isso.
Vamos então a algumas dicas que podem ser importantes durante a sua skiweek, reunidas entre a galera do Point e clientes queridos que nos mandam suas impressões e palpites:

O CAMINHO


A estrada entre o centro de Santiago ( 160 km ) ou do Aeroporto ( 130 km ) e Portillo é linda, mais que linda … você estará frente a imagens belas e incomuns – a paisagem é realmente exótica, e o seria em qualquer lugar do planeta, acredite !
Assim … quando estiver indo ou voltando, olhe muito, sem parar.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

NÃO ESQUECER …


Veja … em Portillo, você está longe de tudo …
Assim, antes de embarcar, confira :
– está levando seus remédios ?
– protetor solar, hidratante, colírio ?
– livros & revistas ?
Enfim: faça uma lista, confira – e não esqueça de coisas que você precisa!
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

LÁ EM PORTILLO …

Bem, você está a 3.000 m de altitude, na divisa entre o Chile e a Argentina – aliás, você até vê a entrada do túnel internacional, a aduana, e o trânsito de veículos ao longe … pura Cordilheira dos Andes !
Algumas dicas que podem valer a pena:

A PISCINA AO AR LIVRE


Esta é para os fortes …
Ficar nadando naquela água quentinha, cercado de neve por todos os lados, com a Laguna Del Inca à frente e todas as estrelas do céu por cima, acredite, é algo soberbo.
Só fazendo para entender.
Quem faz, jamais esquece.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

O AMBIENTE LIGADO AOS ESPORTES DE NEVE


Portillo é algo ligado aos esportes de neve há quase um século.
O resort respira isso…
Assim, aproveite a sua skiweek para aprofundar seus conhecimentos de montanha, de ski , ou de snowboard – terá todo o apoio do resort para isso, de todo o tipo :
– assista às palestras diárias ;
– converse com o pessoal da escola – diga o que você gostaria;
– frequente as sessões matinais de aquecimento.

A TELEVISÃO

Muita gente estranha … pois, realmente, não é algo comum: sim, em Portillo, não há TV nos apartamentos.
Bueno: há toda uma filosofia por trás disso, que , devemos admitir, funciona – afinal, Portillo tem uma das mais altas taxas de retorno hoteleiro de clientes do planeta, e …

CALORIAS À VISTA

Sim, você terá que ser forte …
Pois será atacado por comidinhas maravilhosas, sem parar: desde o café da manhã, até o último suspiro antes de dormir , você irá ter acesso a salgados e doces de todo o tipo, com cheiros maravilhosos e aparências supimpas.
Uma blietzkrig de calorias, enfim.
Faça como nós do Point: não resista, coma tu-do … e faça dieta na volta.
Vá conhecer esta famosa pista, que tem a incrível característica de ser igualmente difícil para descer e para… subir : o teleférico, de arrasto , é incrível!
Só para os muuuito bons…
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

LAGUNA DEL INCA


Na frente do hotel, há uma pequena lagoa, verde-esmeralda. Parece banal, mas… é um verde que você, provavelmente, nunca viu.
Então … não deixe de admira-la, e tire uma foto de recordação.
Sente alguns minutos contemplando este lugar magnífico, e, creia, você vai terminar acreditando nas muitas lendas que rolam por lá…

TIO BOB´S


É o restaurante de pistas de Portillo, em cima de uma rocha onde se vê… tudo. O lugar, prá dizer o mínimo, é incrível.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

JUNCALILLO


Você irá usar muito esta deliciosa pista, comprida, tranqüila e… muito louca, pois passa em cima da estrada internacional, sobre diversos túneis.
É muito insólito, você está esquiando, e chega a ver detalhes da cabine do caminhão, abaixo… nunca vi nada parecido…

GINÁSTICA PARA SKI & SNOWBOARD

Portillo leva os esportes de neve muito a sério… e você dispõe, no Fitness Center, de instrutores que podem lhe dar dicas de ginásticas e exercícios que irão melhorar MUITO o seu ski ou snowboard…
Use e abuse, é free.

ÁREA ESQUIÁVEL


Veja as palavras dos proprietários de Portillo:
“Durante os últimos cinquenta anos, Portillo ganhou a reputação de ser um excelente lugar para esquiadores e snowbordistas.
Com nossa qualidade de neve, podemos satisfazer esquiadores e snowboarders de todos os níveis … 80% do terreno é cuidadosamente pisado todos os dias, enquanto o terreno mais difícil é mantido em seu estado natural … ”
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

INICIANTES


“Portillo é um excelente lugar para aprender a esquiar ou fazer snowboard ; com a ajuda de nossa Escola de Esqui , você se encontrará descendo pistas em muito pouco tempo.
El Puma, El Corralito, e La Princesa, são excelentes pistas para iniciantes que querem aprender a esquiar ou para aqueles que têm pouca experiência.”

INICIANTE / INTERMEDIÁRIO


“ Para esquiadores ou snowboardistas que já esquiam, as pistas El Conejo, Las Lomas, Canarios, e Bajada del Tren apresentam um tipo de terreno que é suficientemente desafiante.
Aulas particulares ou em grupo de nossa Escola de Esqui, o ajudarão a melhorar sua técnica e progredir enquanto se diverte.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

INTERMEDIÁRIO – AVANÇADO


“ Juncalillo é a maior pista de Portillo, e a favorita das Equipes Nacionais de EEUU, Áustria e outras.
El Plateau é provavelmente a pista mais famosa de Portillo. Nela, Jean Claude Killy ganhou sua primeira medalha de ouro.
Outras pistas , como David’s Run, Descenso, Los Zorros, e El Estadio também oferecem variedade e entretenimento.
Existe também uma grande quantidade de terreno não pisado por nossas máquinas que são de neves virgens e fazem a alegria daqueles que desfrutam deste tipo de superfície.
Não se esqueça : com um máximo de somente 450 hóspedes e 12 teleféricos, você poderá esquiar sem ter que se preocupar com as filas.

EXPERTS


“As pistas para experts em Portillo são muito famosas …
Roca Jack tem tal desnível que requer um teleférico especial !
Há ainda Cóndor, El Plateau superior, Garganta, e o famoso Kilômetro Lançado, sede de provas e recordes de velocidade sobre esqui.
Estas pistas são muito desafiantes, e o farão experimentar uma grande adrenalina.”
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

NEVE EM PÓ & PISTAS NÃO PISADAS


“Há épocas em que Portillo é um verdadeiro paraíso para aqueles que estão buscando neve em pó – esta neve tem a umidade e contextura perfeita para que você curta o esqui ou snowboard em toda sua magnitude.
Algumas de nossas pistas avançadas, como La Garganta, El Cóndor e Roca Jack, deixamos sem pisar.
Recomendamos a nossos esquiadores avançados contratar um de nossos instrutores como guia para descobrir com eles os terrenos mais atrativos e secretos de Portillo.”

ESQUI FORA DE PISTA


“O terreno fora de pista de Portillo é conhecido mundialmente.
Estas superfícies são acessíveis nos teleféricos das pistas Roca Jack e Condor, e travessias diversas irão levá-lo ao esqui de seus sonhos, incluindo o Kilômetro Lançado, onde ocorreram provas de velocidade e se romperam recordes mundiais.
Por favor, observe que nosso terreno fora de pista é acessível somente quando as condições de tempo e o risco de queda de avalanche permitem.
Veja também em nosso mapa de pista onde fica graficamente delimitado o terreno que pertence a Portillo – o que assinala até onde chega o controle de avalanches e de patrulhas.”
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

ALÉM DISSO TUDO…

Bueno, se você chegou até aqui – com certeza, é um amante dedicado dos esportes de neve & montanha , com alma de viajante …
Assim, não deixe de dar uma olhada nestas dicas do point, que fomos reunindo com os muitos anos de aeroportos e de pistas de ski – elas funcionam, garantimos ; e você pode ensinar a outros muitos, dále.

AS 5 MAIS …

Este é um resumo de coisas importantes que aprendemos ao longo de uma vida envolvidos com a montanha, o ski e o snowboard ; pelos ensinamentos transmitidos por instrutores e viajantes ; dicas e palpites de clientes, funcionários de skilifts e guias de turismo ; atendentes em aeroportos, freeshops e transfers …
Por tudo isso,… vale a pena ler, refletir & seguir.

# AS 5+ DO VIAJANTE

  1. Seja organizado antes, durante, e depois da viagem. A maior parte dos problemas que ocorrem tem origem na mais prosaica falta de organização – e este conselho engloba todo o tipo de coisas como documentos, passagens, cartões, vouchers, mapas, listas, remédios e dinheiros …
  2. Saiba detalhes básicos para os lugares para onde está indo e das atrações que pretende curtir.
  3. Saiba um vocabulário mínimo de coisas importantes nas línguas dos lugares que irá visitar.
  4. Conheça seu itinerário e conte sempre com imprevistos na determinação de horários para coisas diversas.
  5. Seja respeitoso, simpático e bem humorado. Esta postura costuma resolver a maior parte dos pepinos que possam ocorrer em uma viagem.
    Mesmo.
    Nota : na imagem, nossa homenagem a Yuichiro Miura, que aos 81 anos conquistou o Everest.

# AS 5+ DA NEVE

  1. Os esportes de neve, por sua própria natureza, exigem solidariedade total entre seus praticantes. Cuide muito dos outros, e nunca deixe de ajudar a quem estiver precisando, seja lá o que for.
  2. Cuide muito do seu corpo : aquecimento obrigatório antes de entrar em pista, alongamento no final do dia. Protetor solar. Alimentação adequada. Sono adequado. Você precisa 100% dessas coisas.
  3. Use os equipamentos adequados, de ótima qualidade, Serão a sua segurança, darão proteção e conforto, facilitarão e ajudarão por todo o tempo, de muitas maneiras.
  4. Respeite a Montanha, seus códigos e sinais. Ela agradecerá, e devolverá em alegria e prazer.
  5. A Regra 5 do Viajante, em outras palavras : seja gentil e respeitoso e … as soluções aparecem, as broncas terminam, multas são canceladas e … você termina na 1ª classe do avião, dando abanicos.

[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

# AS 5+ DO SKI

  1. O Equipamento deve ser o melhor possível : botas ótimas e confortáveis, skis com a mais moderna tecnologia e fixações novinhas ; bastões leves e fortes. Nunca poupe nisso – afinal, é uma viagem para esquiar, e a qualidade do equipamento faz enorme diferença.
  2. Faça aulas. Aprenda o esporte, não fique levando trompadas pela montanha – é ruim, é chato, e é muito perigoso.De quebra, ainda ganha um brother local – seu instrutor será o seu “amigo na montanha”.
  3. Use as pistas de acordo com seu nível de ski, sem forçar : com o tempo, esforço, aulas e treino, a progressão vem naturalmente, sem riscos desnecessários.
  4. Respeite sempre as regras dos centros de ski, as orientações dos patrulheiros, as orientações dos mais velhos e experientes, e, principalmente : respeite o seu velho e ótimo bom-senso.
  5. Lembra da regra “Tudo pelo Social” ? Pois é … no ski na neve funciona que é uma maravilha: respeito e bom humor são pura mágica na montanha. Pode usar e abusar, dá certo.

# AS 5+ DO SNOWBOARD

  1. Os Equipamentos mudam – e melhoram – a cada ano, facilitando e melhorando o desempenho dos snowboarders : procure sempre o melhor conjunto de prancha & borás disponível na estação.
  2. Mesmo que você seja um baita surfista, ou um skatista radical: faça aulas.O Snowboard tem lá as suas manhas, e você irá ganhar muito tempo – protegendo o corpo.
  3. Antes de tentar pistas mais difíceis, seja bom nas pistas em que você está andando.O resto é pura vaidade, e costuma machucar.
  4. A Montanha e o Snowboard tem muitas regras importantes : siga todas elas, protegendo a você mesmo, aos outros, e ao meio ambiente.Respeito é uma palavra sagrada na Neve.
  5. A Regra nº 5 uma vez mais : seja legal com todo mundo de um centro de ski, e a enorme maioria será muito legal com você.

O que fazer

A culinária de Portillo é algo conhecido de longa data no Mundo da Neve … pela qualidade indiscutível , e pela quantidade – são 4 refeições por dia incluídas na diária: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar!
Outro fato notável: o serviço. Grande parte da equipe trabalha no hotel há dezenas de anos, muitos deles atendendo à 3ª geração de clientes do hotel … gente de montanha, que esquia e escala desde sempre – e sabe tudo de atender bem.
Os restaurantes do resort são:

COMEDOR PRINCIPAL


Fonte:http://skiportillo.com/en/servicios-e-instalaciones/restaurantes/
Situado no 2º piso do Hotel Portillo, com decoração charmosa de muita madeira e couro, lareira acesa e vista para a montanha, representa um verdadeiro festival gastronômico diário, a cada uma das 4 refeições servidas.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

BAR


Fonte :http://skiportillo.com/en/servicios-e-instalaciones/restaurantes/
O Pub do Hotel Portillo, também situado no 2º piso, fica aberto do meio dia à meia noite, servindo sanduíches e lanches rápidos: atende a galera que prefere algo mais leve na hora do almoço, à noite, com snacks para os frequentadores da balada.

JET-SERVICE


Fonte: http://skiportillo.com/en/servicios-e-instalaciones/restaurantes/
O Jet fica no térreo do Hotel Portillo, e é o “bandejão” do resort, frequentado pelos instrutores e patrulheiros e a galera jovem. A comida é excelente, como sempre é por lá, e todos sentam em grandes mesas coletivas, trocando experiências.

TIO BOB´S


Fonte: http://skiportillo.com/en/servicios-e-instalaciones/restaurantes/
O Tio Bobs deve ser um dos mais famosos restaurantes de pista do planeta … a vista é soberba, a comida segue o padrão-Portillo, a música é um componente importante … Categoria “Imperdível” , não deixe de curti-lo!
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

SKI BOX


Fonte: http://skiportillo.com/en/servicios-e-instalaciones/restaurantes/
O mais novo restaurante de Portillo, o Ski Box está na base da pista Las Lomas, servindo sanduíches & snacks, cervejas artesanais & vinhos , na frente da Laguna del Inca.

A montanha

Estação de Portillo

Pistas

Meios de Elevação

Teleférico “cadeirinha”: 5
Teleférico de superfície (famoso “puxa-saco”): 6
Va et vient: 4
Total de teleféricos: 15
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

Mapa das pistas


Clique na imagem para ver o mapa inteiro

Baladas

Bueno … você está no coração dos Andes, a 3.200 m de altitude, cercado de neve por todos os lados ; passou o dia inteiro para cima e para baixo, gastando todas as calorias possíveis – e repondo as ditas-cujas com a enorme quantidade de alimentos supimpas que Portillo oferece sem parar …
… mas o que fazer à noite ?
Estas são as nossas sugestões :

PALESTRAS


Quase todas as noites você terá a possibilidade de acompanhar alguma palestra sobre técnicas de ski & snowboard, sobrevivência na montanha, etcetc – o resort dá enorme ênfase aos esportes de neve, e você deve aproveitar isso tudo – free – para melhorar nas pistas.
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

LAGUNA DEL INCA


Acredite … sim vai estar frio pacas, e não dá para enxergar muito bem o caminho.
Mas passear à noite pelas bordas da Laguna Del Inca, cercado de picos nevados e todas as estrelas do mundo é algo inesquecível.
Just do it.

FIM DE TARDE


Veja 3 sugestões bacanas :OK, você esquiou o dia inteiro, chegou no quarto e o que fazer ?

  1. Encher a cara no Pub, cercado de outros muitos que foram fazer o mesmo, com música legal & snacks bem feitos + tragos de todo o tipo no Pub do 2º andar ;
  2. Cuidar do corpitcho … lá em Portillo tem a piscina aquecida ; tem sauna e fitness Center ; ginásio de esportes ; aula de yoga ; massagens ; alongamentos …
  3. Tire uma soneca, e aproveite na sequencia as maravilhas do jantar.

GINÁSIO


Acredite: mesmo depois de todo um dia de montanha, tem gente que consegue jogar futebol de salão, vôlei , ping-pong, qué sé yo …
Sim, isto é possível: todas as noites o Ginásio está cheio de pessoas animadas e …
Vai lá!
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]
 

BAR / PUB


O bar do Hotel Portillo – que fica no 2º andar, ao lado do Comedor Principal, desde o final da tarde começa a receber a galera da noite … os tragos & comidinhas acompanham o passar das horas, junto com a música e a animação …
Fecha à meia-noite para proteger skiers&snowboarders dos excessos!

CINEMA


Todo final de tarde rola uma sessão de cinema, os filmes são bem legais e … dependendo do título, chega a faltar lugar !
Fonte: www.skiportillo.com
[link_btn]  Confira pacotes para Portillo [/link_btn]