Guia para esquiar em Vail

13 de maio de 2018
Guia para esquiar em Vail

Informações gerais de Vail

A montanha que respira esqui

Vail é um lindo resort de neve construído junto às Rocky Mountains (montanhas rochosas), a 200 km de distância de Denver, capital do estado do Colorado.
O vilarejo é pequeno – não tem muito mais do que 2 quilômetros de extensão e possui menos de 5 mil habitantes – e fica aos pés da Vail Mountain, uma montanha enorme, que se liga às montanhas vizinhas através de uma extensa rede de skilifts, formando a maior área esquiável dos Estados Unidos : ao total são 5.289 acres de pistas para todos os níveis!

Há muitos anos Vail é um figurante obrigatório nas listas de “Melhores Centros de Ski do Mundo” de todas as revistas especializadas em ski & snowboard e não tenha qualquer dúvida, há muitos motivos para todo este sucesso:
A Facilidade de Acesso
Vail está a 50 km do aeroporto de Eagle e a 200 km da capital, Denver ; o transporte entre ambos aeroportos e o resort é fácil de ser obtido, e há opções para todos os bolsos – ônibus, vans, automóveis, limousines …. em resumo: chegar em Vail é muito fácil e rápido, e pode até ser barato.

O Vilarejo
Vail Village é um lindo lugar … você ficará encantado de caminhar por suas ruas cheias de boutiques, bistrôs, lojas de decoração e galerias de arte; cercado de gente colorida vinda de todo o mundo – sim, é incrível a variedade de línguas ouvidas por lá …
Há alternativas de todo o tipo em termos de hotelaria: resorts luxuosos e caríssimos, hotéis bacanas e com preços suportáveis; hotéis econômicos, pousadas baratas, hostels baratíssimos – todos eles, em qualquer nível, sempre com a garantia de banho quentinho e caminha macia.
E, além das atividades de montanhas, há um monte de coisas bacanas para se fazer na cidade e na região – ninguém fica sem ter o que fazer.


 
O Centro de Ski
A infraestrutura oferecida aos skiers & snowboarders é impressionante:
– a quantidade de pistas disponíveis para todos os níveis ( verdes, azuis, vermelhas, pretas, double-blacks ) ao longo da Vail Mountain e das montanhas vizinhas é, realmente, enorme ;
– as áreas de maior transito ( as entradas e saídas de skilifts, as vizinhanças de confeitarias de montanha, as pistas de maior utilização … ) estão permanentemente sendo reparadas com os canhões de neve espalhados às centenas pelas pistas;
– os skilifts chamam a atenção pela sua quantidade e conforto – o que inclui muitas gôndolas com calefação e wi-fi gratuito … ); sem dúvida, a estrutura de teleféricos de Vail & região é algo que faz uma notável diferença positiva em uma skiweek;

– as alternativas para a aquisição ou aluguel de equipamentos de ski & snowboard são muitas; e, com toda a certeza, em Vail você encontrará o que existe de melhor no mundo da neve para testar suas habilidades: as lojas de aluguel oferecem equipamentos de diversos níveis, incluindo as mais recentes “ The Best Gear ” das revistas especializadas;
– a qualidade da neve de Vail, em função de características geográficas, é excelente – dry powder durante uma boa parte das temporadas de inverno;
– as opções para a prática de atividades radicais – heliski&etc – são muitas, e facilmente adquiríveis no vilarejo;
– e a Escola de Ski & Snowboard de Vail é respeitada em todo o planeta: instrutores para todo o tipo de esporte de neve, em todos os níveis e tipos de necessidade especiais, e com opção de escolha de língua.

Os Back Bowls da Vail Mountain
Esta talvez seja uma das mais bacanas “experiências-possíveis” a um turista esquiador ou snowboarder: a parte de trás da Vail Mt tem o formato de uma grande concha, com graus de inclinação diversos; e é mantida com neve virgem … servida por skilifts, e com direito a confeitarias charmosas no final.
Há , assim, verdadeiros “foras-de-pista” acessíveis tanto àqueles que não são experts, como também aos casca-grossas: é só escolher o caminho de acordo com o seu nível no esporte, e curtir o paraíso.
É algo espetacular, possível e fácil: não deixe de fazer – yes, you can do it.

A Região
Além dos “bairros vizinhos” a Vail Village – Lionshead, East Vail, West Vail, VailCascade, a região oferece outros famosos centros de ski , que também são administrados por Vail Resorts: Breckenridge, Keystone e Beaver Creek.
– Vail é dividida em dois centros bem perto um do outro, “Lionshead Vail Square” e “Vail Village Mountain Plaza”. Os dois são igualmente charmosos, pitorescos , e repletos de lojinhas charmosas, spas, restaurantes, e ótimos hotéis.
– Aliás, Lionshead: o bairro de Lionhsead é um verdadeiro shopping center a céu aberto – são 35 lojas de roupas, 28 de joias, bijuterias e acessórios femininos, 15 de artigos esportivos, sem contar quiosques que vendem brinquedos, souvenires, vinhos e bebidas.
As ruas tem aquecimento central para a neve ficar acumulada somente nas laterais, e para transitar em Vail é muito fácil: além de caminhar … os grandes hotéis tem carros com motoristas à disposição para levar os hóspedes pela cidade ; e além disso o ônibus “green line” transita por toda a cidade, de graça.
Enfim, Vail é um lugar que impressiona a todos pelo que oferece aos praticantes de ski & snowboard: além de estar num estado e numa região conhecidos por sua condição climática super favorável – o famoso “blue Sky” do Colorado, com seus muitos dias de sol, e neve powder – a área esquiável é enorme ; é servida por um grande número de meios de elevação modernos; oferece diversas confeitarias de montanha, aconchegantes e bem atendidas; e uma escola de ski & snowboard conhecida e respeitada no mundo da neve.

O Shuttle – ônibus circular grátis.
Para transitar pela região você dispõe de um serviço regular de ônibus confortáveis e aquecidos, todos com porta-skis & pranchas e motoristas simpáticos … free!
Vale a pena até reservar uma tarde para descansar as pernas, fazendo turismo de graça – confira.
[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 

As Coisas para Fazer além do Ski & Snowboard
Isso é algo muito importante em uma skiweek: o que há para se fazer além dos esportes de montanha? – coisa fundamental para os dias de tormenta … ou para os dias de cansaço, ou para os dias de preguiça, ou para acompanhantes que não esquiam, ou …
Pois Vail Village, seus bairros vizinhos, e os centros de ski ao lado oferecem isso de sobra:
– enorme quantidade de restaurantes e bistrôs, com todo o tipo de cozinha (veja detalhes no capítulo “ Restaurantes” ) ; além de casas de chá, hamburguerias, comida vegana…
– nigthlife cheia de opções divertidas …
– academias de ginástica, escalada indoor, natação, yoga – acessíveis aos turistas …
– spas com todo o tipo de tratamento para corpo & mente …
– a região é lindíssima – e há passeios organizados de todo o tipo, incluindo motos de neve, cavalgadas, caminhadas nos bosques com raquetes nos pés, etc..etc..etc …
– boutiques, lojas de esportes, galerias de arte, lojas de decoração – by the way prepare seu cartão de crédito e … seja feliz !

UM POUCO DE HISTÓRIA

Ao contrário de muitos centros de ski da região – que eram vilas antigas, centros de mineração no passado, Vail foi erguida nos anos 70, às margens da rodovia que liga Denver, a capital do estado, com Aspen ( Vail está a 200 km de Denver, e a 160 km de Aspen ) , numa área escolhida em função de suas características espetaculares para prática dos esportes de neve.
O resultado foi um vilarejo simpático e charmoso, com dezenas de hotéis e Resorts para todos gostos & bolsos, e todo um comércio que, rapidamente, se formou em torno: restaurantes, bares, boites, bistrôs, boutiques, galerias de arte e de artesanato local … enfim: tudo aquilo que um turista gosta de encontrar em suas férias.

GASTRONOMIA & NIGTHLIFE

Se você prefere uma refeição mais sofisticada … Vail tem alguns restaurantes localizados no alto da montanha perfeitos para admirar a vista – acredite, é uma experiência fascinante jantar com aquela vista deslumbrante!
O The 10th é um dos mais famosos, e conta com uma mistura de gastronomia francesa, suiço-italiana e americana dos Alpes, localizado bem no coração de Vail Mountain – é perfeito para um almoço ou … um jantar aprés-ski!
A vista do The 10th já vale a viagem, com a espetacular paisagem de Gore Range e as pistas Look Ma e Challenge, no deck externo. E o lado de dentro não decepciona : o salão é muito aconchegante, da lareira ao bar … e ainda oferece slippers para quem acabou de chegar da montanha possa descansar os pés.
Imperdível!

Bueno: esta é apenas uma ( ok, especial .. ) de muitas dicas … clique nos capítulos “Restaurantes “ e “ Baladas” do site e veja ali mais um montão de lugares supimpas.

Ahhh … mas que saudade daquele gostinho de hambúrguer …
É claro que não poderíamos esquecer de dar a dica do famoso EPIC MOUNTAIN BURGUER, um clássico em Vail – esse é um hamburguer pra não botar defeito, com muito molho escorrendo pelos dedos, e ainda acompanhado por batatas fritas e refrigerante.
Você vai encontrar essa maravilha no Look Ma’s, um restaurante que faz parte do Mid Vail Restaurants, o primeiro restaurante de Vail Mountain.
COMO CHEGAR
Avião– Aeroporto de Denver, a 192 km (2h e 30min de carro), oferecendo transfers regulares em ônibus e vans, transfers privativos e locação de veículos;
Avião– Aeroporto de Eagle County, a 56 km, que também oferece todo o tipo de deslocamento até Vail. No inverno o aeroporto é servido por vôos diretos de vários aeroportos que operam rotas para o Brasil, como Atlanta, Chicago, Dallas, Houston, Miami, Nova York e Newark.

VAIL NA MÍDIA

Em função de sua importância no mundo dos esportes de neve, e como centro invernal sempre colocado entre os TOP 10 das revistas especializadas em ski & snowboard (e vencedora 13 vezes em 17 anos…), Vail recebe muita atenção da mídia, com freqüentes reportagens sobre a região.
Entre as muitas, selecionamos esta que, ao nosso ver, descreve bem o destino, curta o texto:
Beleza Européia

[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 
“ Vail e Aspen estão separadas por apenas duas horas de viagem. E não é um caminho qualquer. Trata-se daquelas estradas que valem a viagem, que passa por entre cânions, penhascos e túneis rasgados nas rochosas. E nem por isso quem visita Aspen vai a Vail ou vice-versa. Como se os públicos também vestissem a camisa da disputa acirrada entre as duas maiores e mais conhecidas estações de esqui do Colorado. Ou porque, a rigor, não precisa.
Quer uma cidade bonitinha? Vail tem uma que parece ter saído de livrinho de histórias infantis. Os Aspen-maníacos podem até dizer que a arquitetura de vila bávara não tem nada a ver com a história de mineração do Colorado. Pode até ser fake, mas, vem cá, nós gostamos de Campos do Jordão, não? E não tem nada mais gostoso que, depois de um dia na neve, sair andando por uma vilazinha “alpina” com lojinhas sensacionais, restaurantes deliciosos. E, nesse quesito, Vail está ali com Aspen. Basta um passeio pela ruazinha principal de Vail Village, a East Gore Creek, para sair dali convencido disso.
Se Vail Village é quase uma miniatura, a Vail Mountain é colossal, um exagero. A maior montanha esquiável dos Estados Unidos. Pegue a área das quatro montanhas de Aspen juntas e você ainda vai precisar de alguns metrinhos quadrados e branquinhos para chegar a Vail. Quem vê não pensa, mesmo porque a maior parte dessas pistas está no lado de trás da montanha, as chamadas Back Bowls, com praticamente todas as pistas pretas, e a Blue Ski Basin, com até algumas azuis, mas cujo acesso é difícil: são 45 minutos em intrincadas conexões de lifts e umas boas pistas pretas para quem se desviar do caminho mais simples. A mensagem é clara: iniciantes, não ousem passar para o outro lado da montanha.
E quer saber? Nem precisa mesmo. A parte da frente é tão grande e variada, a ponto de o iniciante ter com o que se divertir por um bom tempo. Aliás, nem precisa se candidatar a aprender esquiar para isso. Basta pegar a gôndola Eagle Bahn, a partir da Vila de Lionshead, e cair no Adventure Ridge, uma espécie de parque de diversões de neve. Tem ski-biking que, como diz o nome, é uma engenhoca que parece uma magrela, mas que desliza na neve; tem também o tubing, uma espécie de bóia que desliza em cavidades feitas na neve; ou o rebound trampoline, um primo do bungee jumping criado em terras mais gélidas.
Há até coisas normais, como um rinque de patinação no gelo. Sem falar nas atividades especiais para crianças, como o kid snowmobiling, com motos de neve especialmente adaptadas para elas. E o mais legal de tudo: essa parte da montanha fica aberta também à noite – tem gente que desce pirambeira de ski-bike, com lanterna de cabeça. Ou seja, mesmo subir ali para tomar um drinque ou jantar no bar e restaurante Blue Moon já é um programão. Quem quer algo mais romântico ainda pode pegar um snow cat, aqueles carros de neve, para continuar até o Game Creek, um restaurante-chalé onde jantar é uma experiência. E, depois das 14h, quem está sem esqui nos pés não paga para subir na gôndola.
Esse trecho da montanha, onde está Adventure Ridge, chama-se Eagle Nest e funciona como, digamos, uma “sucursal elevada” do centrinho de Vail, mas não vai muito longe. As atividades não passam das 9 da noite, hora em que também param de servir comida no restaurante. E como não há hotéis no meio da montanha, está na hora de descer. Mesmo porque há muito o que fazer lá embaixo.
Uma montanha tão grande para uma cidade tão pequena resulta em algo curioso: o centro de Vail acabou pulverizado em três vilas principais, ao longo da imensa base congelada. A principal é Vail Village, a tal que perece de brinquedo, mas onde se gasta como gente grande. E bebe-se como na adolescência. A Bridge Street, perpendicular à East Gore Creek (aquela das lojinhas e dos restaurantes bacanas, lembra?), é a que concentra o maior número de bares legais. Ou seja, não é preciso andar muito para fazer todas as besteiras possíveis por ali. Com a vantagem de que às 2 da madruga todas as luzes se acendem e ainda dá tempo de se recuperar para o esqui do dia seguinte.
A segunda vila é Lionshead, cheia de hotéis, um lugar fantástico para tomar café-da-manhã, o DJ McCadams Diner, alguns restaurantes bacanas e um projeto de renovação em curso que tem tudo para transformá-la em algo ainda mais legal. Por fim, há Cascade Village, mais afastada, com hotéis e condomínios. A vantagem é que as diárias ali são mais acessíveis. Ônibus gratuitos interligam as três vilas e de todas elas saem lifts que levam ao alto da montanha.
Vamos dizer que nenhuma delas lhe pareceu legal o suficiente. Então seu lugar pode estar a 16 quilômetros de lá. Beaver Creek tem um terço do tamanho de Vail e é ainda mais chique que a irmã mais velha. Dos hotéis e restaurantes aos serviços. E tem uma vocação maior para famílias e casais.
O que as duas têm em comum é a carinha européia. Pois bem, explico: tudo começou quando, antes da Segunda Guerra Mundial, o governo americano criou a Tenth Mountain Division – a Décima Divisão Montanhesa -, uma tropa de elite formada por esquiadores. Os soldados de branco treinaram nas então inóspitas Back Bowls para seguir ao front: os Alpes europeus. Finda a guerra, um dos veteranos, Pete Siebert, voltou encantado com as paisagens e um sonho na cabeça: fazer daquele pedacinho do Colorado um resort de esqui. Não por acaso, Vail e Beaver Creek encantam em cheio, especialmente os europeus. Tanto pela arquitetura quanto pela gastronomia. Tanto por Vail quanto por Beaver Creek. Ou seja, se não há uma montanha de razões para ir para lá, há duas. “
Por: Cindy Wilk, Matéria publicada em Viagem e Turismo
Fonte: viajeaqui.abril.com.br
LINKS INTERESSANTES

 

Dicas úteis

OK, você está pensando em ir para Vail e região…
Parabéns! Não tenha qualquer dúvida de que você está indo para um dos lugares de neve mais legais, bonitos, divertidos, e seguros do planeta!
Há centenas de pistas e de canhões de neve, dezenas de skilifts que oferecem conforto e rapidez, a região oferece restaurantes, bares, lanchonetes, confeitarias, bistrôs com comidas de todo o tipo, para todos os gostos e bolsos; um comércio cheio de boutiques e lojas vendendo todo o tipo de coisa que você possa imaginar; hotéis e pousadas de todos os níveis; museus, galerias de arte, cinema, passeios organizados de todo o tipo e esportes radicais de toda a espécie …

[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 
Enfim …
Mas que tipo de “Dicas Úteis” que o Point da Neve poderia fornecer aos seus clientes, considerando uma viagem a um lugar tão especial em que tudo funciona como deveria?
Vamos lá, confira:

A MALA

É sempre uma dúvida na vida dos viajantes, ainda mais quando você vai para um lugar em que do lado de fora faz um frio de rachar, e do lado de dentro a galera usa a calefação em temperaturas de agreste brasileiro.
Assim, seja radical: evite roupinhas “intermediárias” para frios brasileiros e leve roupas de verão para uso interno e roupas pesadas para uso externo (e fáceis de tirar! ).

REMÉDIOS & BADULAQUES

Não esqueça: você estará longe do Brasil, comprar remédios esquecidos será sempre algo bem complicad, além de outras coisas, daquelas que só nos damos conta quando fazem falta, né?
Assim, ao fazer sua listinha de coisas importantes a levar, lembre:
– dos remédios necessários durante o tempo da viagem;
– do protetor solar, do hidratante, e dos óculos escuros;
– do celular e do carregador de bateria.

DOCUMENTOS & BADULAQUES

Parece bobagem, mas acredite,não é: essas coisas acontecem com enorme frequência, e causam todo o tipo de inconvenientes
– antes de sair para o aeroporto faça um check final de todos (t-o-d-o-s) os documentos necessários para a sua viagem: passagens aéreas e vouchers, passaporte e RG, cartões de crédito, seguro saúde, etcetcetc …
Dica: avise seu gerente de conta antes de viajar para evitar as surpresas de um cartão de crédito bloqueado .
– vale a pena: tire uma cópia de todos os seus documentos e a leve em lugar separado. No caso de um (maldito ) extravio, isso irá ajudar muito.

LÁ EM VAIL …

Você chegou lá .
Convenhamos … mas que lugar bacana, né?
OK, você irá para o seu hotel, conhecer seu apartamento quentinho e começar a guardar as roupas …
Bueno, assim que puder, vá preparar o seu Equipamento de Ski & Snowboard!
Reserve tempo e energia para isso: Vail oferece N lugares para a locação de equipamentos – e não tenha qualquer dúvida de que um bom equipamento fará a diferença de toda uma semana de montanha.
– prove e ajuste muito bem as suas botas;
– escolha o melhor par de skis & prancha de snowboard disponível no mercado (veja tudo sobre isso em: http://www.neve.com.br/equipamentos-e-roupas/) ;
– e deixe tudo preparado para o dia seguinte – aquele em que você irá encontrar Vail Mountain, equipado do melhor jeito possível!
[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 

OS BACK BOWLS DE VAIL …

Já falamos sobre isso lá nas “Informações Gerais”, mas o assunto vale repetição …
Objetivamente: não deixe de curtir esta maravilha!
Imagine uma montanha enorme (o lado de trás da Vail Mountain), com diferentes (e organizados…) graus de inclinação do topo até à base, mantida com neve virgem, dry-powder; servida por diversos skilifts que ligam as charmosas confeitarias da base até o topo …
Enfim, é um fora de pista real e emocionante, disponível para turistas de, mmmm, 3 temporadas de neve ou para atletas olímpicos – há dezenas de caminhos estabelecidos de forma clara, o que significa alegria para todos os níveis.
… algo imperdível, não conhecemos nada parecido no Mundo da Neve!

KEYSTONE

Ali, bem do lado de Vai está Keystone – um centro de ski vizinho que tem um atrativo mundial: é a maior área de ski noturno do planeta.
Imagine só: noite fechada, você pega a gôndola e sobe na escuridão olhando a paisagem incrível à sua volta e as pistas iluminadas abaixo; quando chega no topo, encontra uma festa com gente patinando restaurante com banda de rock e gente dançando, bistrôs com fast-food…é tão legal que nem precisaria esquiar, confira!
E, então, você desce toda a montanha escolhendo caminhos vermelhos ou pretos, cercado de silêncio, só ouvindo os cantos da prancha na neve e quando dá um stop para descansar e tomar fôlego, olha para o céu e vê todas as estrelas do mundo … e quando chega na base, depois desta experiência quase mística, encontra outra festa disponível!
Sim, vale a pena, não deixe de curtir isso – muito fácil de fazer.

MELHORANDO O DESEMPENHO

Se você estiver disposto a investir um pouco de tempo & $$$$ .. em Vail você encontrará academias de ginástica com simuladores de ski & snowboard – e instrutores para corrigir os defeitos.
Os resultados obtidos são esplêndidos mesmo, vale 100% o gasto e o tempo.
Fale com seu conciérge para marcar hora.

DICAS DE SEGURANÇA

Há coisas que sempre é bom lembrar, né?
É sério, leia com atenção, é algo bem importante.

  • Confira suas fixações (regulagens e estado) antes de subir;
  • Faça o devido alongamento (dependendo da subida, até antes de descer, rerere…)
  • Não pare NUNCA no meio da pista;
  • Pare sempre podendo olhar para cima (é de lá que vem o perigo…)- e se parar porque se machucou, ou para socorrer alguém: finque os skis (cruzados) ou o snowboard (de pé) na neve para sinalizar;
  • Mais cuidado no início do dia (gelo nas pistas & corpo frio)e no fim do dia (neve pesada & corpo cansado);
  • Mais cuidado nas áreas crowd: entrada de confeitarias e skilifts;
  • Nunca esqueça: na montanha, quem está mais abaixo tem SEMPRE a preferência;
  • Não faça fora-de-pista sozinho (nem uma “bandinha”) nem sem conhecer o terreno que vai descer ( pois as pedras não tem coração );
  • Seja gentil (e fique esperto) com os iniciantes – você um dia já foi assim, né?

MAIS DICAS INTERESSANTES

# Nunca faça um fora-de-pista sem contar com uma cobertura de seguro-saúde específica para esta atividade;
# Cumpra rigorosamente todas as instruções do centro de ski – os controles são rígidos, e as sanções são duras…
# Não consuma bebidas alcoólicas na rua e não fume em locais proibidos ( quase todos são): certeza de broncas à vista.
# Suas muitas gentilezas nos skilifts, restaurantes, banheiros, ruas e lojas serão recompensadas – sua skiweek será um mar de sorrisos e bons momentos.

[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 

THE LAST, BUT NOT THE LEAST …

Os muitos anos de aeroportos e pistas de ski (e foras de pista … ) da Galera do Point deram origem a um “Resumo Gera” de muitas dicas: são coisas que acreditamos que possam fazer diferença na viagem de qualquer um, principalmente se for um skier & snowboarder.
Assim …leia e medite.
Se puder, mande seus ensinamentos – que serão ensinados a outros muitos.
É o Mundo da Neve!

# AS 5+ DO VIAJANTE

  1. Seja organizado antes, durante, e depois da viagem. A maior parte dos problemas que ocorrem tem origem na mais prosaica falta de organização – e este conselho engloba todo o tipo de coisas como documentos, passagens, cartões, vouchers, mapas, listas, remédios e dinheiros.
  2. Saiba detalhes básicos para os lugares para onde está indo e das atrações que pretende curtir.
  3. Saiba um vocabulário mínimo de coisas importantes nas línguas dos lugares que irá visitar.
  4. Conheça seu itinerário e conte sempre com imprevistos na determinação de horários para coisas diversas.
  5. Seja respeitoso, simpático e bem humorado. Esta postura costuma resolver a maior parte dos pepinos que possam ocorrer em uma viagem.
    Mesmo.

# AS 5+ DA NEVE

  1. Os esportes de neve, por sua própria natureza, exigem solidariedade total entre seus praticantes. Cuide muito dos outros, e nunca deixe de ajudar a quem estiver precisando, seja lá o que for.
  2. Cuide muito do seu corpo: aquecimento obrigatório antes de entrar em pista, alongamento no final do dia. Protetor solar. Alimentação adequada. Sono adequado. Você precisa 100% dessas coisas.
  3. Use os equipamentos adequados, de ótima qualidade, novos. Serão a sua segurança, darão proteção e conforto, facilitarão e ajudarão por todo o tempo, de muitas maneiras.
  4. Respeite a Montanha, seus códigos e sinais. Ela agradecerá, e devolverá em alegria e prazer.
  5. A Regra 5 do Viajante, em outras palavras: seja gentil e respeitoso e as soluções aparecem, as broncas terminam, multas são canceladas e você termina na 1ª classe do avião, dando abanicos.

# AS 5+ DO SKI

  1. O Equipamento deve ser o melhor possível: botas ótimas e confortáveis, skis com a mais moderna tecnologia e fixações novinhas; bastões leves e fortes.Nunca poupe nisso, afinal, é uma viagem para esquiar, e a qualidade do equipamento faz enorme diferença.
  2. Faça aulas. Aprenda o esporte, não fique levando trompadas pelamontanha – é ruim, é chato, e é muito perigoso. De quebra, ainda ganha um brother local – seu instrutor será o seu “ amigo na montanha”.
  3. Use as pistas de acordo com seu nível de ski, sem forçar: com o tempo, esforço, aulas e treino, a progressão vem naturalmente, sem riscos desnecessários.
  4. Respeite sempre as regras dos centros de ski, as orientações dos patrulheiros, as orientações dos mais velhos e experientes, e, principalmente: respeite o seu velho e ótimo bom-senso.
  5. Lembra da regra “Tudo pelo Social”? Pois é … no ski na neve funciona que é uma maravilha: respeito e bom humor são pura mágica na montanha. Pode usar e abusar, dá certo.

# AS 5+ DO SNOWBOARD

  1. Os Equipamentos mudam – e melhoram – a cada ano, facilitando e melhorando o desempenho dos snowboarders. Procure sempre o melhor conjunto de prancha & botas disponível na estação.
  2. Mesmo que você seja um baita surfista ou um skatista radical, faça aulas.O Snowboard tem lá as suas manhas e você irá ganhar muito tempo protegendo o corpo.
  3. Antes de tentar pistas mais difíceis, seja bom nas pistas em que você está andando.O resto é pura vaidade, e costuma machucar.
    A Montanha e o Snowboard tem muitas regras importantes: siga todas elas, protegendo a você mesmo, aos outros, e ao meio ambiente. Respeito é uma palavra sagrada na Neve.
  4. A Regra nº 5 uma vez mais: seja legal com todo mundo de um centro de ski – e a enorme maioria será muito legal com você.

 

O que fazer

Este é sempre um dos assuntos mais importantes em todos os atendimentos do Point da Neve a seus clientes:
“O que há para fazer neste destino além do ski & snowboard?”
Porque, é claro, depois da montanha você irá querer curtir um happy-hour animado antes de ir para o apartamento e se jogar em um banho interminável …
E depois de uma bendita soneca, quem sabe encontrar algo bacana para fazer antes ou depois do jantar,não é verdade?
– ou para fazer alguma coisa bacana naqueles dias em que as condições do tempo estão muito ruins, e não vale a pena ir para a montanha …
– ou naqueles dias que você está com cansaço / preguiça / ambos …
– ou no caso em que você não esquia e está acompanhando alguém que irá passar o dia esquiando.

Enfim, estar em um centro de ski que tenha muitas coisas interessantes para se conhecer e se fazer além dos esportes de montanha é algo ótimo que só traz coisas positivas para a viagem de skiers & snowboarders. Se você está indo para Vail e vizinhança, congratulations!
Sim, você terá uma grande quantidade de coisas legais para escolher, fáceis de serem obtidas e combinadas (lembre, fale sempre com seu conciérge), operadas de forma simpática e correta e com valores justos.

Veja abaixo algumas dicas do Point e, na volta, conte alguma coisa bacana para colocarmos neste capítulo, ok?

PASSEAR EM VAIL VILLAGE & LIONSHEAD

Você terá que arrumar um tempo para fazer isso … é muito gostoso passear pelas ruas deste vilarejo, olhando as muitas boutiques charmosas, entrando nos bistrôs para um chocolate ou nas lojas de decoração para ver o country-style americano e seus tapetes incríveis.
Qual seja, simplesmente passear sem rumo, olhando e sentindo o cheirinho constante de cipreste e bife de chorizo, que nem em Chapelco ou em Chamonix … é o Mundo da Neve !

[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 

PASSEAR NA REGIÃO

Contrate um carro 4X4 com motorista e curta essa região lindíssima cheia de estradinhas e bosques, mansões e fazendas, casas de chá escondidas em uma ponta de pedra com vista para algo incrível.
E as estações de ski vizinhas, bem ao lado:
– a Main Street de Breckenridge é algo imperdível, um must …
– o ski noturno de Keystone é famoso é todo o mundo: uma montanha inteira iluminada e com as confeitarias funcionando!

SPAS

A região de Vail oferece diversos tipos de spas e academias para todos os gostos e bolsos…
– saunas, massagens, do-in, quiropraxia, fisioterapias;
– natação, fitness, escalada indoor, treinamentos de ski & snowboard com máquinas;
– yoga, meditação:
– tratamentos de beleza.
Fale com seu conciérge e … sucesso!

ESPORTES RADICAIS

OK, você é um casca-grossa (hare-baba !) e está em busca de grandes emoções …
Pois Vail é o lugar, brother …
Sim, aqui você conseguirá guias, instrutores, meios de locomoção, equipamento, apoio, etc.. para fazer quase qualquer coisa que você imaginar …
O Colorado é um estado dos USA em que os esportes são quase uma religião e esta região dos muitos centros de ski é o epicentro do movimento – o que você imaginar aqui tem, é organizado e funciona legal.
Confira e, por Tutatis, conte tudo na volta!

FALANDO EM ESPORTES …

OK …
Você não irá esquiar, também não quer passear, comer tortas ou visitar museus, muito menos olhar vistas deslumbrantes ou torrar o cartão de crédito em uma boutique que oferece tudo aquilo que você gostaria de comprar.
Você gosta de movimento, quer se divertir, dar risadas, e curtir o frio e o lugar.
Ou está viajando com os pimpolhos, temos uma ótima sugestão: os famosos …
Adventure Ridge
Durante toda a temporada, além do esqui e do snowboard, são oferecidas diversas atividades na neve, numa área do tamanho de um campo de futebol, chamada Adventure Ridge.
Toda essa infraestrutura ainda conta com muita segurança – instrutores capacitados acompanham os pequenos e os grandinhos em todas as atividades.
É um “parque de diversões nevado” com diversas atrações:
Ski-biking
Uma espécie de bicicleta com esqui.
Essa atração é voltada para os adolescentes e adultos, já que exige um pouco mais de experiência dos praticantes.
O passeio dura cerca de 1 hora e meia e requer botas de esqui e capacetes.

Snowmobile
Com o Snowmobile as crianças têm uma pista só para elas!
A bordo de mini equipamentos desenhados especificamente para a faixa etária dos 6 as 12 anos, a diversão é garantida durante os 15 minutos de corrida.

[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 
Snowshoeing
Você irá caminhar na neve, no meio dos bosques, usando as famosas “raquetes de neve” e dando risadas com os seus companheiros de aventura.
Muito legal!

Bungee trampoline
Alegria da molecada: uma corda-bamba com suspensórios.Os pequenos têm 3 minutos para fazer as maiores acrobacias.
Super disputado! O equipamento garante a diversão de quem pesa até 80kg.

Snow Tubbing
Você sobe uma rampa, composta por várias raias, munido de uma bóia gigante. Uma vez no topo da rampa, você senta na bóia, segura bem – e um dos instrutores o empurra para uma descida sensacional …
Aviso do Point: a bóia atinge uma velocidade de 50km/h!

COMPRAS

Vail oferece as melhores e mais variadas opções de compra entre os resorts de esqui do Colorado.
… veja essas dicas, recebidas de clientes do Point:
Em Vail Village, onde as calçadas são aquecidas, as lojas mais badaladas são a The Golden Bear, para comprar joias; a Gorsuch, que vende equipamento de esqui refinado e roupas de grife para homens e mulheres; a Pepi Sports, que oferece roupas e equipamento de esqui de primeira linha e a Kemo Sabe, com uma ótima linha de roupas e botas de caubói.
Em Lionshead, a Avalon é o lugar para encontrar roupas femininas e masculinas estilosas – a loja de esqui Double Diamond é famosa pelas botas de esqui feitas sob medida.

Além de várias lojinhas legais de roupas, sapatos e souvenirs em Lionshead e Vail Village, ainda existe a possibilidade de ir a Silverthorne, se o seu objetivo for aproveitar os ótimos preços dos outlets (roupas, sapatos, óculos, malas, cosméticos e acessórios).
– a 30 minutos de Vail, este outlet é ótimo para quem procura Nike, Polo, GAP, Banana Republic, Coach, Tommy Hilfiger, Calvin Klein e Levi’s, entre outros ;
– eles possuem um Shuttle próprio que custa US$20, saindo de Vail Village e a viagem dura cerca de 40 minutos.

O MUSEU DE SKI & SNOWBOARD DO COLORADO

Fundado em 1976, o Museu Colorado Ski & Snowboard abriga fotos, vídeos e objetos relacionados à história do esporte.
Quem visitar o espaço vai encontrar histórias sobre os Jogos Olímpicos de Inverno; os primeiros 50 anos de esqui e snowboard em Vail e o Hall of Fame, uma área que homenageia esportistas e incentivadores dos esportes de inverno na região.
A lojinha do museu é também uma boa pedida para quem procura souvenires mais originais e sofisticados, como quadros de propagandas antigas de Vail, fotos raras, e artigos vintage.

[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 

A montanha

Estação de Vail
Vail é o paraíso dos esquiadores experientes. Aqui 53% das trilhas de Vail Mountain são de nível avançado. Os intermediários ficam com 29% e os iniciantes com apenas 18%, mas como a montanha é muito grande, vai demorar para você percorrer todas as trilhas, independente do seu nível . Há 31 meios de elevação à disposição e grooming diário de praticamente todas as pistas, uma estrutura e tanto. Vail possui a pista de esqui mais longa de todo Colorado, a Riva Ridge, que possui 6.4km.Éuma excelente pista preta, que percorre grande parte da estação, apesar de não ser a mais difícil. Para chegar a Riva Ridge, tomar o meio de elevação Vista Bahn Express na vila até Mid Vail, daí tomar o Mountain Top Express que sobe até o ponto mais alto da estação (3.450m). Este será o ponto de partida da pista.
Pistas
Principiantes       Intermediárias       Avançadas/Experts
           10%                            44%                               46%
Altura da Base: 2.475 m
Altura da Cume: 3.527 msnm
Desnível esquiável: 1.052 m
Superfície esquiável: 2.141 hectares
Longitude máxima esquiável (pista mais longa): 6,4 km (Riva Ridge)
Média anual de precipitação de neve: 889 cm
A estação de Vail conta com 31 meios de elevação. Entre eles, 1 gôndola, 17 teleféricos de alta velocidade, 1 teleférico quádruplo, 2 triplos e 1 duplo, 3 teleféricos de superfície (telesquis) e 6 esteiras rolantes. No total, o sistema de elevação comporta 59.092 esquiadores por hora.
PARTE FRONTAL DA MONTANHA
“Front Side” é a área frontal da montanha, a que podemos avistar desde a Vila. Neste setor existem pistas para todos os níveis, fáceis, intermediária, difíceis e muito difíceis, todas impecavelmente frisadas.

Clique aqui para ver a imagem ampliada
BACK BOWLS
Os famosos “Back Bowls” são vales de grandes extensões onde praticamente não existe delimitação de pistas; todas as encostas são pistas! Raramente encontraremos uma pista frisada nos Back bolws. Estão localizados atrás da montanha, e para chegar até esta zona é preciso subir até a cume e entrar por uma dos portões vigiados por patrulheiros. Letreiros dão o aviso: “apenas experts”, “esquie sempre acompanhado”, “possível encontrar obstáculos sem marcas”, etc. Nível de dificuldade: 87% difícil; 13% intermediário.

Clique aqui para ver a imagem ampliada
BLUE SKY BASIN
“Blue Sky Basin” é uma área adjacente ao Black Bolws, ou seja, o back dos Backs, ainda mais selvagem que o anterior.Nível de dificuldade: 53% difícil; 47% intermediário.

Clique aqui para ver a imagem ampliada
Condições da neve
View detailed snow forecast for Vail at: snow-forecast.com
[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 

Restaurantes

Vail é um dos centros de ski mais referenciais do mundo em termos de culinária: em Vail Village e suas vizinhas Lionshead, Beaver Creek, East & West Vail, Cascade, você encontra centenas de restaurantes de todo tipo e preços, servindo todo o tipo de cozinha: a americana tradicional (com suas generosas porções …), a italiana, mexicana, peruana; a japonesa, chinesa, tailandesa; a indiana; a fusion; a vegana – creia, a lista é enorme!

…além de dezenas de bistrôs, casas de chá e lancherias, que oferecem bolos & tortas, doces de todo o tipo, e hambúrgueres inacreditáveis.
…e das muitas confeitarias das pistas, com seus buffets de saladas e carnes, caldos quentes e, claro, fast food autêntica!
Bueno: com toda essa oferta de lugares bacanas, fazer uma lista de sugestões não é nada fácil: sempre ficarão de fora diversos nomes imperdíveis…

Juntando então os palpites da galera do Point com as dicas recebidas de clientes, elaboramos um “Top 8″ – afinal, você irá ficar em Vail por 7 noites, sobra um para conhecer em outra temporada!
Vamos a eles:
The 10th
Este restaurante fica no meio da Vail Mountain e tem uma vista incrível das pistas!
Há um espaço especial para deixar seus casacos e trocar suas pesadas botas de esqui por confortáveis pantufas, o ambiente é aconchegante, o serviço é simpático, e tudo faz com que você queira passar um tempão só observando a movimentação das pistas que cercam o restaurante.
Quem cansou de esquiar…pode apostar em uma das cervejas artesanais do cardápio, como a Shock Top White Belgium Ale, com notas cítricas e coentro; ou, mais forte, a amarga Titan IPA, da cervejaria de Denver Great Divide – ambas vão bem com o menu da casa, que mistura a comida alpina com a do Colorado e inclui carne de alce e búfalo, além de bife Angus e costela de porco.

The Tavern
Uma bela pedida para o après-ski, este restaurante fica no hotel Arabelle, em Lionshead.
Tragos e comidinhas, com gente bonita contando o dia na montanha e dando risadas, vale a pena conferir!

[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 
Four Seasons
Recomendado para um jantar especial, este restaurante fica dentro do hotel Four Seasons. Serve pratos sofisticados como terrine de porco e vitela na champagne, e possui uma ótima carta de vinhos.

Larkspur
Moderno tanto no ambiente quanto no cardápio, é uma boa pedida para um almoço mais leve com opções de pizza e saladas.
Para quem gosta de coisas mais substanciais: peça o rib eye (dá até para dividir!) e o suflê de chocolate!

Game Creek
Agora pense na experiência de andar de gôndola (= superteleférico) à noite, observando toda a cidade iluminada a se afastar lentamente, emendando em seguida com um tour de snowcat (aqueles caminhõezinhos que acertam a neve nas pistas) – e você terá a fórmula do sucesso… pois esta é a logística para chegar até o Game Creek, um restaurante quase no topo da montanha, aberto para o público geral apenas no jantar.

Bol
Um restaurante com jeitão de sports bar: TVs transmitindo a programação esportiva do momento – e várias pistas de boliche.
Vale também reservar com antecedência, porque a galera adora se reunir por ali – mas não se anime muito, pois a baladinha/matinê fecha cedo, por volta das 11 da noite.

Matsushi- Nobu
Japonês da rede Nobu, o Matsuhisa é um “must go” para fãs de comida japonesa em Vail! Aberto recentemente, é uma filial do de Aspen.
Com pé direito enorme e decoração descontraída, cheio de gente jovem e comida deliciosa!

[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 
Terra Bistro
A mais “natureba” opção de Vail, faz uma excelente comida mais natural!
Priorizam os alimentos orgânicos (de acordo com eles, 90% são orgânicos) e sempre especificam se o prato contem glúten – e ao final do cardápio listam todos os fornecedores, contando a origem dos alimentos!

DICAS ÚTEIS

Falando em restaurantes, jantares, caminhadas, etc, sempre é bom lembrar que:
# os americanos jantam cedo, ainda mais num centro de ski: prepare-se para jantar entre 18:30 e 21:30 … depois das 22:00 são poucos os lugares abertos;
# os restaurantes mais bacanas tem mais candidatos do que vagas: prepare-se para fazer reservas das alternativas escolhidas, use seu Conciérge;
# à noite, as calçadas costumam estar escorregadias: caminhe sempre com cuidado e atenção, colocando o peso do tronco mais para a frente do que o normal;
# quando for se vestir para jantar: a temperatura externa será muito baixa, e a temperatura dentro dos restaurantes será elevada;
# quando for pagar a conta: o serviço dos atendentes não vem incluído na despesa; a praxe americana é uma gorjeta na faixa dos 10% a 20% do valor da nota.

 

PALPITES DOS OUTROS

O site Tripadvisor é sempre uma referência super útil na escolha de sugestões de restaurantes em qualquer lugar do planeta, ranqueando os estabelecimentos em função da opinião dos internautas.
Aqui vai a lista dos “Top Ten” do site:
1. The Little Diner
2. Sweet Brasil
3. Mountain Standard
4. Westside Cafe & Market
5. Moe´s Original BBQ
6. Blue Moose Pizza Vail
7. Up the Creek Bar & Grill
8. Pepi´s Bar & Restaurant
9. Campo De Fiori
10. La Tour Restaurant
Fonte: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g33676-Vail_Colorado.html

Baladas

Quem esquia sabe que as duas melhores coisas da vida após um dia perfeito de muita neve e frio são:
– curtir uma boa massagem,seguida de hot tub & soninho reparador …
– ir direto para os tão famosos “ after ski”, e não é a toa: geralmente são bares descolados, cheios de gente bonita e super animada – que depois de um dia de muito esporte quer mais é relaxar com amigos e tomar uma cerveja.
– ou há ainda uma 3ª hipótese: juntar as duas acima … algo que revelará Grande Sabedoria do skier & snowboarder!

A região de Vail e vizinhança é cheia de opções bacanas para um happy-hour divertido; ou para noites de música e bons tragos; e, se você ainda tiver forças, até para dançar e se esbaldar pelas madrugadas(neste caso, rogamos que informe ao Point o segredo de tanta vitalidade!).

SUGESTÕES DO POINT PARA A NOITE DE VAIL

Veja, a seguir, algumas sugestões legais – fruto de palpites da galera do Point e de dicas recebidas de clientes queridos ao longo dos anos.
Por supuesto, quando voltar de Vail, conte prá nós alguma novidade bacana sobre a nigthlife do lugar – para que possamos comparti-la com a galera da neve!

GARFINKEL’S
Um dos bares mais frequentados pelos locais é o Garfinkel’s: lugar todo descoladão, em Lionshead, que fica lotado após o fechamento da montanha (15:00).
O lugar tem ambiente bem descontraído, todo colorido, e com um deck maravilhoso (para os dias mais quentes) – ótimo para um drink com aperitivos pós montanha…ou até um jantarzinho!
Muitas opções de cervejas, sanduíches & snacks, música legal.

[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 
TAVERN ON THE SQUARE
O Tavern on the Square é outro after ski super conhecido – e muito bem frequentado por locais e pelos turistas.
Mais elegante … ele fica dentro do maravilhoso Hotel Arrabelle.
É um lugar muito agradável, perfeito para relaxar, conversar com amigos, e desfrutar de um cocktail, com música ao vivo e uma atmosfera deliciosa de montanha.
Aliás, aproveite para sentar em uma das mesas perto das janelas e observar a vista …
Tem uma bela carta de vinhos, que inclui uma grande variedade de seleções nacionais e importados e várias opções de cervejas e chopps.

RED LION
O Red Lion é outra ótima opção para o after ski: fica bem no meio da Lionshead Square, não tem vista para a montanha – mas está sempre cheio de gente…
Tem música ao vivo e várias mesas altas e grandes para os clientes sentarem juntos, mesmo sem se conhecerem … bom para conhecer gente nova.
Várias opções de cerveja e petiscos dos mais variados: sempre vale dar uma passadinha antes de seguir para o hotel!

LOS AMIGOS
Fica bem pertinho da montanha em Vail Village, tem comida mexicana e muita gente animada!
O menu tem várias opções de margaritas, tequilas, coquetéis e muitos aperitivos cheios de especiarias e pimentas – coisa para os muito fortes!

ELWAY’S
O Elway’s fica junto ao hotel The Lodge at Vail – uma localização soberba, ao pé da montanha, e oferece comidas supimpas (carnes, peixes e frutos do mar, saladas incríveis, petiscos mil), ótima carta de vinhos e cervejas e um animado happy hour, cheio de gente bonita e alegre.

CUCINA
Ótimo (e lindo!) lugar para um relax depois da montanha: petiscos e tragos (incluindo coquetéis exóticos…), musiquinha relaxante e serviço simpático fazem o happy hour ser tranquilo e chique – e , se quiser ficar para jantar, a comida é soberba!

VENDETTA’S
Este é um bar de skiers & snowboarders … aqui frequentam instrutores e patrulheiros, atletas de equipes que estão treinando em Vail, para beber, comer bifes enormes e montanhas de batatas fritas,e, é claro, ficar vendo filmes e falando de ski & snowboard todo o tempo.
Um templo do Mundo da Neve, confira!

SARAH’S LOUNGE
Um lugarzinho aconchegante … o Sarah’s fica no hotel Christiania, bem no coração de Vail, e é um lugar fantástico para um “café-colonial” depois das muitas horas de pistas & skilifts: bolos, tortas, doces, pães, frios para entortar qualquer vivente, num astral muito legal.
[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]
 

VAIL UNDERGROUND
Um Pub perfeito para quem gosta de country-rock, quase sempre ao vivo, de poder contar com tragos de toda a espécie e daqueles que curtem ambientes noturnos de muitas madeiras, couros e luzes amareladas.
E de petiscos saborosos, gente bonita, e serviço simpático.
Confira!

SHAKEDOWN BAR
Belo lugar para ouvir rock & roll, tomar cervejas de todo o tipo, comer petiscos (aliás vindos em quantidades antológicas), bater papo e dar risadas.
Sempre cheio de gente bonita e divertida, com cara de montanha.

WHISKEY JACKS
Lugar descolado para circular conversando com a galera e ouvindo as histórias do dia de montanha destilados e fermentados de todo o tipo, tira-gostos em porções enormes e um montão de gente bonita e sorridente.

UTILIDADE PÚBLICA

Vamos a alguns conselhos que, modestamente, poderão ajudar bastante durante sua nigthlife em Vail Village e região:
# caminhe com muito cuidado, as calçadas ficam geladas e é muito fácil levar um tombo, mesmo.
– dica: caminhe colocando o peso do tronco bem mais para a frente que o normal.
– ok, não é muito bonito, mas você não cai.
# a roupa para sair à noite: não esqueça que do lado de fora estará muitos graus abaixo de zero e que dentro de qualquer lugar estará parecido com Salvador.
# gorjetas: o serviço dos atendentes não vem incluído na nota … prepare-se para deixar algo entre 10% a 20% do valor da conta, é a praxe americana.
# reservas: durante a temporada de neve, existe a tendência de que os lugares mais bacanas sejam os mais procurados, né?
– dica: escolha o lugar de sua noite, e use seu Conciérge para as reservas.
[link_btn]   Confira pacotes para Vail  [/link_btn]