Guia para esquiar em Val D'Isere

13 de maio de 2018
Guia para esquiar em Val D'Isere

Informações gerais sobre Val D'Isere

Val D’Isére é considerada, por muitos skiers & snowboarders – e citada por isso em muitas reportagens nas revistas de viagem – como uma das estações de ski mais bonitas do planeta.
Essa belezura toda você irá notar bem antes de chegar à cidade, durante o trajeto nas estradas sinuosas, bosques, vales e picos, pequenos vilarejos, fazendas … a região é muito linda, tem sempre alguma imagem de calendário atrás de cada curva!
A cidade é uma gracinha… você está cercado de montanhas e muitas árvores, de uma arquitetura tipicamente alpina – muita pedra e madeira, hotéis e boutiques charmosas, bistrôs ao longo das ruas, gente bonita e colorida caminhando.


 

Antes de contar coisas sobre Val D’isére, vamos antes falar um pouco sobre a região onde se encontra, para que você entenda melhor o lugar:

A Região

A área geográfica próxima à fronteira entre França, Itália e Suíça é muito montanhosa – estamos no coração dos Alpes – e povoada com muitas estações de neve, muitas delas com nomes conhecidos de todos.
Com acesso através de grandes cidades como Genève / Suíça, Lyon / França e Turin / Itália, todos estes lugares de encontro de esquiadores, snowboarders e turistas (que vem de todas as partes do mundo), estão muito próximos entre si, ligados por estradas cheias de charme e vistas deslumbrantes.

[link_btn]  Confira pacotes para Val d'Isere [/link_btn]
 
Uma das regiões desta parte da Europa é a Savoie & Tarentaise, que tem 3 áreas distintas de terrenos espetaculares para a prática dos esportes de neve, cada qual com seus muitos centros de ski:

  • Paradiski com 425 km de pistas de todos os níveis = 246 pistas.
  • Espaço Killy com 300 km de pistas de todos os níveis = 137 pistas.
  • 3 Vallés com 600 km de pistas de todos os níveis = 317 pistas.

A área do Espaço Killy oferece alguns nomes que você já ouviu, as mais conhecidas são Val D’Isère e Tignes.
A cidade-acesso de TGV mais próxima é Bourg Saint-Maurice, cerca de 1 hora de carro de qualquer um destes dois centros de ski.

Val d’Isère

Val d’Isère é um vilarejo de montanha com séculos de história – entre outras coisas, você poderá ver uma igreja do século XI – com uma situação geográfica espetacular para a prática dos esportes de neve: desde o final do século 19 a região vem recebendo turistas de todo o mundo, tanto para o ski & snowboard, como para caminhadas e prática de esportes radicais.
Foi cenário de diversas provas olímpicas, campeonatos mundiais e torneios de toda a espécie nos esportes de neve, tendo o seu nome ligado a lendas do ski, como Jean Claude Killy, que dá seu nome à região – o Espaço Killy e seus muitos quilômetros de pistas no coração da Savoie francesa.
O vilarejo é relativamente pequeno, simpático e divertido – com muitos restaurantes, bistrôs, discotecas e boutiques: Val d’Isère recebe muita gente jovem, e assim oferece, além da enorme montanha & ótima qualidade de neve, uma vida noturna agitada e cheia de opções.
[link_btn]  Confira pacotes para Val d'Isere [/link_btn]
 

Como Chegar

Para que vem com o TGV, o acesso é feito através de Bourg Saint-Maurice, a cidade-acesso ao village: são 4 horas e meia de TGV desde Paris, e depois cerca de 45 minutos de transfers até o village.
Para quem utiliza outra forma de transporte, e/ou vem de outros destinos que não Paris :
– Genève / Suíça está a 170 km
– Lyon / França está a 235 km
– Turin / Itália está a 140 km,
As 3 cidades recebem vôos internacionais e oferecem diversas formas de transfers até Val d’Isère.

A montanha


Temperatura Média em Val d’Isère
de janeiro a março          de abril a junho             de julho a setembro               de outubro a dezembro
           -3° / 4°                                2° / 18°                                     3° / 22°                                            -3° / 2°
Pistas em Val d’Isère
Principiantes            Intermediárias           Avançadas               Experts
15% 20 pistas              46% 59 pistas           28% 36 pistas       11% 14 pistas
Meios de Elevação

  • Teleférico “cadeirinha”: 44
  • Gondolas: 4
  • Funiculares: 2
  • Teleférico de superfície (famoso “puxa-saco”): 40

Total de teleféricos: 94
[link_btn]  Confira pacotes para Val d'Isere [/link_btn]