Guia para esquiar em Villa La Angostura

4 de maio de 2018
Guia para esquiar em Villa La Angostura

Informações gerais

Um lugar de extrema beleza

Situada à beira do Lago Nahuel Huapi – e seus muitos braços, entradas e bosques circundantes – está entre as cidades de San Martin de los Andes/Cerro Chapelco e San Carlos de Bariloche/Cerro Catedral, dois conhecidos centros de ski da Argentina, e oferece muito para que o turista possa ficar realmente feliz: uma geografia impressionante, com vistas de tirar o fôlego para onde se olhe; hotéis, hosterias, pousadas, albergues, todos construídos dentro de uma arquitetura que busca preservar o ar de montanha, e com tarifas para todos os gostos e bolsos; restaurantes, comércio, artesanato mapuche, galerias de arte e lojas de decoração são em boa quantidade & qualidade, e sempre atendidos por uma população simpática e acolhedora.

A cerca de 9 km do centro, está o Cerro Bayo e o seu centro de ski bem montado, meios de elevação modernos e ótimo atendimento. Pistas para todos os níveis de ski & snowboard, foras de pista e completa estrutura de atendimento: escolas de ski & snowboard, aluguel de equipamentos e roupas, e esportistas de todo o mundo que aproveitam o verão do hemisfério norte para curtir as pistas da América do sul.
Villa Angostura está a cerca de 80 km de Bariloche e, pela Ruta dos 7 lagos a cerca de 120 km de San Martin de los Andes, o que permite que os turistas possam curtir ambas cidades vizinhas estando ali hospedado, sempre com estradas que reservam vistas magníficas e aqueleclima de montanha que esperamos de um lugar assim.
Villa Angostura pode ser acessada das seguintes formas:

  • Carro: Você vem de Buenos Aires em direção a San Carlos de Bariloche e San Martin de los Andes – Villa Angostura está situada entre elas, e serão cerca de 1.550 km desde a capital portenha.
  • Avião: O aeroporto de Bariloche é o ponto natural de chegada, e o transfer terrestre levará cerca de 1 hora até Villa Angostura, já que a cidade está a aproximadamente 80KM de Bariloche.


 

LOCALIZAÇÃO


A cidade de Villa La Angostura se encontra localizada no departamento Los Lagos no sul da província de Neuquén, na Patagônia Argentina. Sobre a margem noroeste do Lago Nahuel Huapi. Se encontra encravada no setor norte do Parque Nacional Nahuel Huapi, entre os picos Bayo (1792 m), Inacayal (1849 m) e Belvedere (1992 m) e o istmo que conecta con a península de Quetrihue, que da acesso ao Parque Nacional Los Arrayanes. É considerada uma das aldeias mais bonitas da Patagônia. Sobre sua margem esquerda se encontra o lago Nahuel Huapi e sobre a margem direita o lago Correntoso. É um importante centro pesqueiro de salmonídeos sobre tudo no rio Correntoso, um rio de apenas 200 m que une os dois lagos. Conta com importantes pistas de esquí em Cerro Bayo. As condições de edificação respeitando um tradicional estilo alemão, a qualidade de seus chocolates e suas comidas típicas (cervo e trutas) convertem em um local ideal para aquelas pessoas que desejam passar um periodo de descanso rodeados pela natureza.
A localidade, catalogada como “aldeia de montanha”, apesar de que conta já com uma população um tanto abundante para ser considerada aldeia, está numa posição estratégica: a quase meio caminho entre San Martín de los Andes e Bariloche, cidades muito mais grandes que elas e com uma atividade turística ainda maior. Villa la Angostura está rodeada de uma natureza exuberante e em grande parte virgem. Lagos cristalinos, montanhas, vales, bosques. O turista pode contar com absoluta libertade. Pode chegar na maioria deles com transporte de ônibus regular da localidade e inclusive a pé.
Ao sul da vila, no extremo sul da península de Quetrihue (lago Nahuel Huapi), se encontra o Bosque de Murta. Um lugar quase único no mundo, porque ali essa especie, a murta tem grande porte e forma um bosque, coisa que não é usual em outras regiões do planeta.
Contava com 7.301 habitantes em 2001, o que mais que duplica os 3.056 em 1991 do censo anterior. Se estima que, atualmente, devido ao grande fluxo migratório recebido, a população estavel supere os 12.000 habitantes.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 

CERRO BAYO


Uma perfeita união entre o homem e a natureza, a estação de esqui do Cerro Bayo nasceu em 1978. Esta estação de esqui surgiu depois de um grande esforço das primeiras famílias que chegaram a Villa La Angostura. Sua extensão é de 200 hectares onde os bosques impressionantes e imponentes proporcionam lindas paisagens e uma vista inigualável do Lago Nahuel Huapi.
Sua localização estratégica não podia ser melhor, é a estação de esqui mais perto da cidade e recebe anualmente uma média de 120 mil pessoas.
A 1782 metros sobre o nível do mar, e com 11 modernos meios de elevação, Cerro Bayo oferece 20 pistas, 12 km para esquiar em suas diferentes modalidades, tais como alpinos em todos os níveis, 4 são os quilômetros fora de pista, que atravessam os bosques virgens desde do cume até a base. A neve profunda da área chamada Cañadon é um desafio para as feras mais corajosas, este caminho panorâmico de 5km te deixa de frente para o lago.
Esta maravilhosa beleza natural foi muito bem aproveitada com uma ótima infla-estrutura do complexo hoteleiro pensado para famílias. Os serviços da estação incluem gastronômicos, aluguel de equipamento, escola de esqui e snowboard, guarda roupa, jardim de neve para crianças, estacionamento, segurança nas pistas, o que garante um serviço classe A.
A cada inverno, Bayo organiza um nova agenda com diferentes eventos, principalmente, esportivos e gastronômicos, que atrai um importante numero de visitantes famosos a nível internacional.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 
Cerro Bayo recebeu nas últimas temporadas de inverno dois novos meios de elevação. Uma cadeirinha que une 1400 a 1500 metros chamada Cumelén e outra entre 1400 e 1600 metros, que ocupa o lugar da T-bar. Além disso também foram construídos novos refúgios, paradores e banheiros.
O Cerro também conta com uma boutique própria que oferece uma linha completa de produtos, abrigos e acessórios com a marca Bayo.
Confira também os Dados Técnicos da Villa La Angostura.

ETIMOLOGÍA

A cidade toma o nome do istmo que comunica con a península de Quetrihué (“Lugar del quetri” en mapudungun), localizada na costa norte do lago Nahuel Huapi onde se encontra a entrada ao Parque Nacional Los Arrayanes.

HISTÓRIA


A zona que hoje ocupa Villa La Angostura não é um lugar que tivera populações indígenas estaveis, devido ao rude clima daqueles invernos. Era -mais bem- zona de caçada e veraneio dos huilliches (manzaneros) y poyas, com deslocamentos vía lacustre em embarcações de troncos escavados. Um inesperado ataque do general Conrado Villegas en 1881 expulsou para o sul as tolderías de Modesto Inacayal que invernavam nas nacentes do Limay. Este cacique prestigioso participava do Parlamento Shayhueque e foi com o que fugiu para o Chubut onde resistiram mais de três anos a perseguição militar argentina. Inacayal se entrega junto com os demais caciques, lanceiros e sua “escória” en 1884 no forte Junín de los Andes. Depois de vários traslados é “resgatado” da prisão militar El Retiro pelo Perito Francisco Moreno -quem estava agradecido pela sua hospitalidade em ocasião das viajens que anteriormente, explorando, havia efetuado pela zona. Terminou seus dias como porteiro no Museo de La Plata que Moreno dirigia.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 
Depois da expulsão dos manzaneros, se instalaram os primeiros colonos e eram imigrantes de origem alemã atraídos pela semelhança da paisagem com sua terra natal, previamente assentados no Chile. Eram comerciantes ou criadores de gado. O grupo étnico destes povoadores teve um importante legado em todos os aspectos de Villa La Angostura como a arquitectura, as comidas, e os costumes do resto de seus moradores em geral. Posteriormente, entre 1885 e principios do século XX, chegaram mais colonos de origem europeia, como também sirio-libaneses e palestinos. Mais tarde, de todas as provincias argentinas. A zona se definiu como argentina en 1902. O italiano Primo Capraro, que chegou em 1903, montou ali uma serraria estabeleceu uma linha de navegação pelo lago Nahuel Huapi e, vinte anos despois, construiu junto a a boca do Río Correntoso, o primeiro hotel. Villa La Angostura, foi fundada oficialmente em 15 de maio de 1932. Posteriormente a Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA) estabeleceu em Villa la Angostura um de seus principais centros de período de férias, o quaal leva o nome que homenageia a Inacayal.
Nos últimos trinta anos, a imigração é de origem urbana e de nível educacional medio-alto, com forte presença de mão de obra chilena. Desde 2002, há novos imigrantes de perfios diversos, que “escapam” da violência e perda da qualidade de vida urbana nas cidades grandes, chegando para radicarse na Cordilheira sem demasiado estudos das oportunidades nem das dificultades que se apresentarão.

ARQUITETURA


Além das belezas naturais que existem, outro ponto característico do lugar é a arquitetura. Em estilo alpino, a localidade apresenta um intrincado conjunto de normas de edificação que lhe permitem obter um estilo arquitectônico singular. Não se observam edificios, e em geral, as construções estão limitadas a dois ou três pisos dependendo da zona. Foi estabelecido que as edificações devem levar em sua grande maioria elementos existentes no lugar, tais como madeira e pedra.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 

CLIMA

Esta localidade conta com um “microclima” especial. Este faz com que os verões e os invernos sejam menos extremos em suas temperaturas medias que nas áreas circundantes, deste modo a temperatura media anual de Villa La Angostura é de 9°C com máxima de 30°C no verão (janeiro) e mínimas de -15°C no inverno. Está imersa no clima frio úmido ou oceânico (influencia do oceano Pacífico, do outro lado da cordilheira dos Andes, para o oeste) o que provoca copiosas nevadas durante o inverno. Seus verões são temperados e secos, Ainda que esta última característica é menos extrema en Villa la Angostura por seu microclima. Assim seus invernos oscilam entre frios e muito frios, com abundante umidade que proporciona neve, a qual permite a prática de esquí em el Cerro Bayo. As precipitações chegam a alcançar os 2000mm anuais em média.

FLORA

Ao estar inserido dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi compartilhe toda sua flora e fauna, por exemplo: Murta do Sul, Cipreste, Coihue, Lenga, Ñire, Cana Colihue, Amancay, Notro, Digitalis.

FAUNA


Cervo colorado, originario de Austria-Hungría (introduzido no país em 1906), e que alcançou uma grande propagação na região. Huillín, mamífero aquático nativo em perigo de extinção.

ECONOMIA

Os principais motores da economia são a industria do turismo, o emprego público e a construção. Em meados dos anos noventa começou a crescer a atividade turística massivamente, o que provocou que outros setores da economia, como o comércio e a atividade imobiliária, se viram beneficiados. A indústria da construção esta intimamente ligada com a atividade imobiliária e o turismo, e depende dos vaivéns econômicos que estas últimas tenham. Historicamente, a atividade madereira chegou a ocupar um lugar destacado da economia, porém a localidade ao estar inserida dentro de um Parque Nacional ve muito limitadas suas possibilidades de exploração. Durante as temporadas de verão e inverno, são os momentos de maior atividade econômica. O lugar praticamente se transforma, e ao finalizar as temporadas recobra sua habitual tranquilidade. As variações climáticas são um fator muito importante devido a que as condições que se apresentem podem afetar severamente os setores relacionados com o turismo.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 

ATIVIDADES

A geografía do lugar permite uma grande variedade de atividades e esportes. São bem marcadas as atividades segundo se encontra na estação invernal ou estival. Durante o inverno os mais praticados são o esqui, snowboard e montanhismo nos andes também chamado na região como andinismo no centro de esquí Cerro Bayo; e durante a época estival se amplia a quantidade de atividades devido ao aumento de temperatura, o que permite entre outros, desfrutar das praias de seus numerosos lagos, praticar windsurf, kayakismo, mountain bike, canoagem, caminhadas, corridas a pé, cavalgadas, pesca esportiva e mergulho e excursões em 4×4 ou Fourtracks. Tal qual se tem consignado atividade muito importante do lugar, é a pesca principalmente de percas, trutas e salmonídeos. A mesma é reconhecida internacionalmente, e são famosos, entre os amantes do esporte, as desembocaduras do seu rio, destacando-se o rio Correntoso.

Confira as opções de pacotes do Point da Neve para a Villa La Angostura.

GASTRONOMIA


A gastronomia do lugar não oferece grandes variantes com respeito aos demais povos da cordilheira patagônica, dentro das quais se podem apreciar deliciosos pratos de trutas, cervos e javalis defumados; a preparação de molhos a base de cogumelos também esta muito difundida. O grande frio reinante e a contribuição histórica de imigrantes alemães e suiços na região, tem levado uma grande difusão de pratos doces como Kuchen, Apfelstrudel e outras tortas típicamente germanicas, chocolates de alta qualidade e geléias de frutos silvestres. Em toda a região é costume preparar a chicha, bebida anterior a chegada dos espanhois. A localidade conta com uma infraestrutura gastronômica de grande nível, que permite oferecer ao turista uma grande variedade de pratos, tanto locais como internacionais.

MATÉRIA NO SITE GRUPOVIAGEM.COM

Em matéria do site grupoviagem.com.br, o jornalista Christian Brandão escreveu o seguinte sobre a Villa La Angostura e o Cerro Bayo:
Pedale pelos bosques argentinos em Villa la Angostura
Passeio de bicicleta por uma das regiões mais belas do país revela lagos, áreas verdes, picos nevados e até árvores centenárias.
Localizada ao sul da província de Neuquén, na Argentina, Villa la Angostura, um local simpático e tranqüilo, está às margens do fabuloso lago Nahuel Huapi. Durante o inverno o ponto alto é esquiar em Cerro Bayo. Nos meses de verão a temperatura sobe e uma das melhores maneiras de aproveitar a região é pegando uma bicicleta.
As montanhas, o lago e os picos nevados estão sempre presentes no cenário que forma a aldeia. Mas as plantas são as responsáveis pelas cores da região. Pinheiros verdes, árvores alaranjadas, flores amarelas e vegetação vermelha dão um toque especial à paisagem.
As trilhas no Cerro Bayo, ideais para quem gosta de pedalar, seguem do alto da montanha até sua base e passam por vários bosques. O trajeto total é de doze quilômetros, com descidas ininterruptas de até cinco quilômetros. As bicicletas podem ser alugadas na própria base do Cerro, assim como o serviço de guias especializados.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 
Fazer o caminho inverso e chegar até o pico da montanha, com 1500 metros de altitude, também é possível. A caminhada, a partir da base, dura cerca de uma hora. Não esqueça a máquina fotográfica.
O Bosque dos Arrayanes, dentro do Parque Nacional que leva o mesmo nome, é também um dos lugares mais procurados. A aproximadamente 12 quilômetros da aldeia, tem uma vegetação única, com árvores chamadas de Myrtus com quase 300 anos. A casa de madeira, no meio do bosque, é parada obrigatória para tomar um chá ou se refrescar.
Já o Camino de los Siete Lagos, ou rota 234, é para quem está com disposição. O roteiro de 110 quilômetros liga Villa la Angostura a San Martin de los Andes e é um dos mais belos da região.
A pesca é também uma das principais atividades realizadas durante os meses de verão. As modalidades de spinning, trolling e mosca são praticadas nos lagos Esperjo, Nahuel Huapi e no famoso rio Correntoso.
Não deixe de experimentar a deliciosa culinária local. Villa la Angostura tem vários tipos de restaurantes, que vão desde pizzarias até os que servem comida da região. A combinação entre pratos de cordeiro ou trutas e um autêntico vinho patagônico não pode ser deixada de fora.

Dicas úteis

Leia este interessante texto retirado do Ambiental Blog, falando sobre a Villa La Angostura na Patagônia Argentina:

Villa La Angostura – Argentina

Escrito por Nicolau Kietzmann 13.11

Os bosques brancos de neves, ainda intocados, em plena cordilheira da Patagônia, abriga a pequena e simpática Villa La Angostura. Fincada a noroeste do conhecido Lago Nahuel Huapi é cercada da beleza e tranqüilidade dos imponentes parques Los Arrayanes e Nahuel Huapi. O ideal para primeira visita é Cerro Bayo e para a Cascata do Rio Bonito, assim o visitante já sente o “gostinho” da região.

O passeio com guias de montanha habilitados pela região é sempre o recomendado, ainda mais para que for praticar a caminhada com raquetas. Outro passeio com intenso contato com a natureza é o Cerro Mirador, localizado no limite com o Chile onde se percorre um trajeto de uma hora e meia até chegar à fronteira. Também há o Cerro Bayo Provinciales que se sai da base na montanha em teleférico até 1500m, onde começa a caminhada com as raquetas até o ponto escolhido para um merecido descanso e curtir a paisagem.
Para quem procura aventura, a pedida é o passeio de Ski com a travessia de montanha que inclui o equipamento, traslado, guias e almoço rústico. No ski de travessia utiliza-se um ski similar ao ski alpino para caminhar. Assim, há mais liberdade para percorrer os locais nevados, possibilitando a pratica para descer as montanhas.
Vale de tudo para conhecer esse paraíso nevado, de esqui, raquete ou apenas para passear na vila.
Fonte: www.ambiental.tur.br

DICAS DE VILLA LA ANGOSTURA NO SITE WELCOMEARGENTINA.COM


No site welcomeargentina.com, você vai encotrar a seguinte descrição de Villa La Angostura:
Distintivo de Villa La Angostura, desde 1978, a estação de esqui de Cerro Bayo realça a paisagem natural. Rodeada de bosques e com uma esplendida vista do Lago Nahuel Huapi, está pertinho do centro da vila de montanha e oferece aproximadamente 200 hectares para a prática de esqui alpino, com um desnível de 700 metros.
Bayo oferece pistas para principiantes e esquiadores experientes, os quais têm a sua disposição 23 pistas sinalizadas e 12 meios de elevação. Boas pistas pretas, neve profunda, Cañadon e outras pistas alucinantes dentro dos bosques virgens da cume até a base.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 
Em um meio onde a natureza se destaca, a hotelaria e gastronomia de La Angostura, completam o ambiente familiar do Cerro Bayo, garantindo excelentes férias de inverno praticando bom esqui.

Como chegar:

Localizado a 9 km da Villa La Angostura, dentro do estado de Neuquén e somente a 6 km da rodovia nacional 231, conhecida como rodovia dos sete lagos.

  • De carro vindo de Buenos Aires pelas rodovias nacionais 3, e provincial 51 e depois retomando as rodovias nacionais 22, 237, 231, 5, 152, 143 e a rodovia provincial 20 em La Pampa. Depois segue pelas nacionais 151, 22, 237 e 231.
  • De avião se chega ao aeroporto Internacional de San Carlos de Bariloche, Teniente Luis Candelaria, a 85 Km de Villa La Angostura.

Temporada 2007: intermediaria de 3/07 a 9/07. Alta de 10/07 a 30/07.
Clima: no inverno as temperaturas variam entre os 5º e os -5º graus centígrados.
Atividades: esqui alpino, snowboard , e fora de pista.
Serviços: gastronomia, aluguel de equipamentos, escola de esqui e snowboard , creche, jardim de neve, estacionamento e segurança.
Cerro Bayo foi adquirido por uma nova empresa:
No início do ano, Proideas S.A.& Fiducia Capital adquiriram Cerro Bayo S.A. e começou um processo de modernização e obras pendentes, contando com plena execução nos meios de condução e melhorando assim as propostas de serviços para seus clientes. Atualmente, Cerro Bayo, conta com a habilitação provincial e municipal para operar suas seis teleféricos duplas e avançar, de acordo com um cronograma, para completar as tarefas de manutenção nos outros meios.
Novos teleféricos: Na temporada 2007, Cerro Bayo vai por em funcionamento a nova telesilla Los Lagos, que foi instalada no ano de 2006, mas permaneceu fechada durante a temporada anterior. Também contará com a telesilla Del Bosque, que ficou dois anos parada e nesta temporada volta a funcionar totalmente renovada. Com todos estes meios, Cerro Bayo estará 100% operativo e com capacidade para transportar até 3.600 passageiros por hora.
Fonte: www.welcomeargentina.com
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 

MATÉRIA NO SITE GRUPOVIAGEM.COM


Em matéria do site grupoviagem.com.br, o jornalista Christian Brandão escreveu o seguinte sobre a Villa La Angostura e o Cerro Bayo:
Pedale pelos bosques argentinos em Villa la Angostura.
Passeio de bicicleta por uma das regiões mais belas do país revela lagos, áreas verdes, picos nevados e até árvores centenárias.
Localizada ao sul da província de Neuquén, na Argentina, Villa la Angostura, um local simpático e tranqüilo, está às margens do fabuloso lago Nahuel Huapi.
Durante o inverno o ponto alto é esquiar em Cerro Bayo. Nos meses de verão a temperatura sobe e uma das melhores maneiras de aproveitar a região é pegando uma bicicleta.
As montanhas, o lago e os picos nevados estão sempre presentes no cenário que forma a aldeia. Mas as plantas são as responsáveis pelas cores da região. Pinheiros verdes, árvores alaranjadas, flores amarelas e vegetação vermelha dão um toque especial à paisagem.
As trilhas no Cerro Bayo, ideais para quem gosta de pedalar, seguem do alto da montanha até sua base e passam por vários bosques. O trajeto total é de doze quilômetros, com descidas ininterruptas de até cinco quilômetros. As bicicletas podem ser alugadas na própria base do Cerro, assim como o serviço de guias especializados.
Fazer o caminho inverso e chegar até o pico da montanha, com 1500 metros de altitude, também é possível. A caminhada, a partir da base, dura cerca de uma hora. Não esqueça a máquina fotográfica.
O Bosque dos Arrayanes, dentro do Parque Nacional que leva o mesmo nome, é também um dos lugares mais procurados. A aproximadamente 12 quilômetros da aldeia, tem uma vegetação única, com árvores chamadas de Myrtus com quase 300 anos. A casa de madeira, no meio do bosque, é parada obrigatória para tomar um chá ou se refrescar.
Já o Camino de los Siete Lagos, ou rota 234, é para quem está com disposição. O roteiro de 110 quilômetros liga Villa la Angostura a San Martin de los Andes e é um dos mais belos da região.
A pesca é também uma das principais atividades realizadas durante os meses de verão. As modalidades de spinning, trolling e mosca são praticadas nos lagos Esperjo, Nahuel Huapi e no famoso rio Correntoso.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 
Não deixe de experimentar a deliciosa culinária local. Villa la Angostura tem vários tipos de restaurantes, que vão desde pizzarias até os que servem comida da região. A combinação entre pratos de cordeiro ou trutas e um autêntico vinho patagônico não pode ser deixada de fora.
Fonte: grupoviagem.uol.com.br

SITE DA SECRETARIA DE TURISMO


O site da secretaria de turismo da Argentina (www.turismo.gov.ar) escreve o seguinte sobre a Villa La Angostura:
Villa La Angostura, na província do Neuquén, é um dos lugares mais fascinantes do sul argentino. Rodeada de bosques naturais e á beira do lago Nahuel Huapi com suas enigmáticas baias, enfeitadas pela Cordilheira dos Andes, conforma uma paisagem única.
A apenas 9 Km de Villa La Angostura se encontra Cerro Bayo, um lugar ideal para usufruir os esportes de inverno. Cerro Bayo se caracteriza pela sua beleza natural e pela calidez de seus moradores . Em inverno concentra cada vez mais adeptos à prática do esqui e snowboard, desde principiantes até os mais experientes esportistas.
Suas exclusivas residências, apart-hotéis, hotéis, cabanas e albergues de bom nome, fazem deste centro de esqui, um ponto de encontro cálido e familiar, especialmente concebido para os amantes da natureza em estado puro..

Escola de Esqui e Snowboard

A Escola do Cerro Bayo conta com instrutores profissionais altamente capacitados que brindam seus serviços durante toda a temporada. O horário das aulas de esqui e de snowboard, é de 09:00 a 17:00; podem ser grupais ou individuais

Escola Infantil

Escola para crianças com aulas grupais. Creche e Jardim de Neve, para os mais “baixinhos”.

Meios de Elevação

Cerro Bayo conta com 11 meios de elevação: 5 telecadeiras duplas (de 600 a 1.300 m de longitude), 2 telecadeiras simples (de 200 a 300 m de longitude), 1 tele-esqui T-Bar (de 500 m de longitude) e 3 tele-esquis Poma para iniciantes (de 100 m de longitude); com uma capacidade total de 5.900 esquiadores por hora.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 

Aluguel de Equipamentos

O centro tem uma variada oferta de equipamentos, com um total de 1.100 equipamentos de esqui, divididos em Standard e Carving. Podem-se alugar ao pé do cerro ou bem na pista para iniciantes de cota 1.500. Também são alugados equipamentos de snowboard. Depósito de equipamentos e oficina de reparação na base e na cota 1.500.

Refúgios e restaurante

Cerro Bayo conta com refúgios e restaurantes localizados na base e cota 1500. Os refúgios para pernoitar, equipados com todo o necessário para maior comodidade dos hóspedes, convidam a passar uma cálida noite na montanha. As confeitarias e os restaurantes oferecem variadas e excelentes comidas caseiras para usufruir com vista panorâmica.

Manutenção das pistas

Cerro Bayo possui modernas máquinas para a manutenção das pistas.

Outros serviços

O cerro oferece a possibilidade de realizar outras atividades na montanha como mountainbike, arco, cinema – museu, trekking, montanhismo; além de motos de neve. Comércios de aluguel de roupa e venda de acessórios, sala de pronto socorro na base. Clube Andino.

DICAS EM SITE


No site direcionado para mulheres wmulher.com.br da umas dicas sobre Villa La Angostura. Veja a matéria:
O que fazer em Villa la Angostura? Muito. Só a vilazinha vale o investimento. Lojas super legais e preços idem. Barzinhos descolados. Passeios de barcos maravilhosos; basicamente os mesmos que em Bariloche, mas sem a horrorosa multidão e em barcos melhores, percursos mais bonitos, porto pequeno e charmoso. O famoso passeio ao bosque dos Arrayanes e a Ilha Vitória são divinos se feitos partindo da Villa la Angostura. Outra coisa.
E tem o Cerro Bayo. Que no inverno oferece esqui e no verão uma infinidade de atividades e uma infra embasbacante, coisa de primeiro mundo. Para esportistas, caminhadores, famílias com crianças, preguiçosos, todo mundo. E com direito a filial da casa de chá mais charmosa da vila, a Tématyco. Fofinhamente apelidada de: bar de infusões. Não só chás e mates, mas “liquados” (usa espécie de “vitamina” argentina) e sanduíches de miga, no pão miga ou na crocante ciabatta. Ai, ai, ai…
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 
Para terminar a viagem, um dos lugares e hotéis mais impressionantes do planeta: o Llao Llao, em Bariloche.
Sim, continua lindo, perfeito, majestoso, ideal. Ainda mais com a ala nova, que tem agora quartos sensacionais com enormes terraços de cara para o mega-fotogenico vulcão Tronador e sua neve eterna e barulhenta. E para o Lago Moreno, para os paredões imponentes das montanhas cinzentas, para o verde, para a perfeita praia artificial que o hotel ali construiu para quem não quer misturar-se à plebe rude da piscina, que apesar de ótima é pessimamente freqüentada por velhos medonhos e criancinhas uivantes.
Duas noites que valem por cem no hotel mais bonito do universo, no bar mais incrivelmente charmoso e aconchegante, no estabelecimento que oferece o campo de golf mais bem localizado da terra, o café da manhã mais bem escolhido e generoso que se possa imaginar, completo com waffles fresquinhos cobertos por dulce de leche, cerejas e por aí vai…
Visitamos o restaurante gourmet do Llao Llao desta vez, o Los Cesares. É fora de série, o melhor de Bariloche. Seu concorrente mais próximo e sensacional é o restaurante do incrivelmente moderno e sofisticado Hotel El Casco. Os dois estão muito, mas muito acima do Gambrinus, bom, mas longe do mesmo nível.
No centro de Bariloche, o Boliche de Alberto continua oferecendo as melhores carnes da Patagônia e quiçá da Argentina e cobra preços muito convenientes.
Após duas semanas de sonho, voltamos por, infelizmente, só uma noite à frenética Buenos Aires e nos hospedamos em Palermo Soho no descoladíssimo Costa Petit. Só quatro quartos lindamente decorados, uma piscininha adorável e uma localização perfeita, em meio às ruas arborizadas de um dos bairros que mais cresce em charme e popularidade da capital argentina.
Uma viagem feliz a preços módicos e experiências inesquecíveis.

SITE INFOTURISMOBRASIL.COM


No site infoturismobrasil.com você vai ler a seguinte descrição de Villa La Angostura:
A 473 quilômetros da cidade de Neuquén, capital da província homónima.
Pinturesca localidade da província de Neuquén, dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi , ubicada no extremo nordeste do lago Nahuel Huapi, no istmo que forma a península Quetrihué com terra firme, tem dois frentes de lago e é por isso que se chama Vila La Angostura . Uma vila de montanha entre os cerros Belvedere, Inacayal e Bayo.
Nela está o ingresso do Parque Nacional Os Arrayanes (declarado Monumento Nacional), aquí se encontra o único bosque puro em forma arbórea desta espécie no mundo.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 
Desde su porto, por cima da bahia Mansa, partem belos passéios. Oferece uma importante infraestrutura turística en hsopedagem e gastronomia.
Na cudada pode-se visitar:

  • Capela Nossa Senhora da Asunção
  • O Messidor e o miradouro Messidor
  • Museu Histórico Regional
  • Prefeitura Naval Argentina
  • A Flecha
  • Parque Nacional Os Arrayanes
  • Miradouro Arrayán

IMPERDÍVEIS

  • Circuito Grande
  • Lago Correntoso e rio Correntoso
  • Arroio Bonito
  • Bahia Manzano e porto Manzano
  • Cerro Bayo
  • Cerro Belvedere e miradouro Belvedere
  • Miradouro Quetrihué
  • Cerro Inacayal e cascada Inacaya
  • Reserva Municipal Lagoa Verde

UM POUCO DE HISTÓRIA DA VILLA LA ANGOSTURA


 
Villa La Angostura é a capital do distrito de Los Lagos, ao sul da província de Neuquén. Está localizada na margem do Lago Nahuel Huapi sobre as ladeiras dos morros Bayo, Inacayal e Belvedere.
Suas origens remontam-se a começos do século XX, quando no ano 1902 o Governo Superior da Nação decretou a criação da Colônia Nahuel Huapi e, por motivos topográficos, escolheu o lugar chamado Angostura como reserva para o povo. Com os anos, foram chegando e instalaram-se os primeiros colonos.
Em 1932, firma-se a ata de fundação do povo, e dois anos depois promulga-se a Lei Orgânica de Parques Nacionais (Nº 12.103), criando-se o Parque Nacional Nahuel Huapi, na base de 3 léguas quadradas doadas pelo perito Francisco Moreno em 1903.
Em 16 de janeiro de 1946 (um ano antes que o Território Nacional de Neuquén passara a ser província), foi criada a pedido de um grupo de residentes a primeira Comissão de Vizinhos. A atividade comunal foi fazendo-se mais forte e organizou a criação da Comissão de Fomento de Villa La Angostura.
Ela foi resolvida pela Gobernação do Território Del Neuquén no ano 1948, fixando-se os seus limites e a sua jurisdição em uns 8000 hectares.
Pelas suas características de Aldeia de Montanha, a Villa La Angostura foi desde o início um destino turístico de alto nível, ao que contribuíam os estabelecimentos hoteleiros, as multíplices residências de verão e Cumelén, o prestigioso Country Clube. A construção do caminho a Chile pelo passo Puyehue começou em 1956 e levou 10 anos até que fosse concluído.
No fim dos anos 60 Villa La Angostura ganhou o seu hospital. Em 1973 criou-se a escola de Segundo Grau e pavimentou-se a avenida que leva até o porto. Depois chegaram o telefone e a televisão, enquanto o Centro de Esqui Cerro Bayo começava a tomar forma.
A segunda etapa histórica de grande crescimento começou perto de 1985, junto com a pavimentação da rota a Bariloche. Muita gente chegou para ficar cá e a população alcançou a mais de 6000 pessoas. Investiu-se em obras públicas como a nova usina elétrica, a rede de gás e bairros de vivendas. A construção de cabanas e prédios de todo tipo teve um auge muito importante.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 

O que fazer

BOSQUE DE ARRAYANES


 
Localizado dentro do Parque Nacional Los Arrayanes no extremo da península de Quetrihué. Há três maneiras de acender a este bosque: caminhando, de bicicleta ou em lancha. As duas primeiras são através de uma trilha e 12km que percorre toda a península e para a terceira opção há que se embarcar no Porto Angostura. Na entrada do bosque de arrayanes se encontra a moradia do guarda-parque e um pouco mais adiante começa uma trilha cercada e escalonada de 600m que percorre o bosque. Este arrayanal, junto ao da ilha Victoria também no lago Nahuel Huapi é o único no mundo que toma forma arbórea, atingindo 18 metros de altura, com exemplares de até 25 metros e 300 anos de idade.

CASCATA DO RIO BONITO E CERRO BAYO


Saia do Cruzamento em Vila La Angostura para San Carlos de Bariloche, no km 3 tome à esquerda pelo caminho de cascalho que ascende até a base do cerro Bayo e detenha-se depois de percorrer outros 5km onde está o cartaz que indica a presença da cascata do Bonito.Há que percorrer uma trilha de uns 200m para chegar a um mirante localizado bem em frente à queda de água de 35 metros de altura sobre uma panela de rochas basálticas de 8m de diâmetro, entre ladeiras de cerros com uma tépida vegetação.Indo 1km mais adiante o caminho chega à base do cerro Bayo, onde se concentram a maioria dos serviços ao turista. Este centro de esqui surge em 1973 do entusiasmo e trabalho de vários moradores da vila. Hoje conta com 2 tele-cadeiras duplas, 5 tele esquis, 1 tele esqui T-Bar e 2 baby-lifts com uma capacidade de remonte de 4.500 pessoas/hora; 20 quilômetros de pistas e caminhos e uma confeitaria na zona intermediária com uma vista imponente sobre o lago Nahuel Huapi, VilLa La Angostura e o Cerro Tronador.

MIRANTE E CASCATA INACAYAL

Em ambos os lugares se chega pelo mesmo caminho. Saindo em direção oeste, depois de 1.200 m se toma a rua Cacique Antrião para percorrer mais 1km até chegar ao caminho de Ascensão, 1.700m adiante se chega a uma bifurcação: se toma à esquerda e chegamos ao mirante desde onde se aprecia o lago Correntoso, o rio Correntoso, 3 braços do lago Nahuel Huapi, o hotel Correntoso e ao fundo a cordilheira dos Andes.Se toma à direita, começa a trilha que depois de uns minutos nos leva à cascata Inacayal de 50 metros de altura. O riacho As Piedritas formado por Água de gelo, é o curso de água que dá origem à cascata, em cuja garganta se podem apreciar formações rochosas com um processo erosivo glaciário em seu início que depois deu passo à erosão fluvial que lhe deu forma de V.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 

PARQUE NACIONAL ARRAYANES


O parque abraça toda a península de Quetrihue. A floresta pura dos arrayanes se encontra na ponta da península, onde também se encontra a famosa casita de troncos. Partindo desde a zona do porto da Vila la Angostura se pode chegar caminhando ou de bicicleta. São 12 Km, um percurso imperdível no qual poderá se conhecer as lagoas que se encontram no interior da península. Também pode se realizar excursões nos catamarãs, onde as paisagens vistas desde a embarcação são muito bonitas: uma parte desde a baía brava e o outra desde baía mansa. A viagem dura uns 30 minutos.

LAGO NAHUEL HUAPI


O lago guarda seus lugares mais lindos somente para aqueles que verdadeiramente o queiram conhecer. Braço Rincón, braço Última esperanza, braço machete, Piedras blancas são alguns dos lugares que não se visita uma vez só! Você se deslumbrará com eles e vai querer voltar sempre. Navegando a vela ou a motor poderá fazer excursões de 4 a 5 horas ou de dia completo e se entusiasmará com a idéia de dormir no lago. Poderá também organizar uma saída de um ou mais dias.

MIRADORES QUETRIHUE


Uma caminhada de aproximadamente meia hora, lhe permitirá observar o local desde distintos pontos panorâmicos: a zona do porto de bahía mansa, El Messidor, os pintorescos e antigos edifícios de pedra, onde funcionava a primeira usina da Villa, a administração dos Parques, e outras construções do porto. Também desde otro ponto você terá uma excelente vista panorâmica do lago Nahuel Huapi con seus brazos Machete, Rincón e Ultima Esperanza, a Bahía Brava, a ilha Fray Menéndez e o cordão montanhoso que limita a fronteira com o Chile. Um passeio muito interessante onde você poderá fazer um trekking e do qual trará várias fotografias.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 

CAMINHO DOS SETE LAGOS


Não é por nada que a rodovia é famosa. Desde que se inicía o percurso até a chegada A San Martín de los Andes as paisagens são umas melhores do que as outras. Percorrer os miradores do Lago Espejo, a desembocadura do rio Ruca Malen que transporta as águas do lago Espejo chico até o lago Correntoso, os pitorescos restos da antiga ponte, o mais que recomendado desvio de 2 Km para beirar o rio Ruca Malen ate chegar ao lago Espejo Chico, as vistas da parte norte do lago Correntoso, o rio Pichi Traful, os lagos escondido , Villarino , Falkner , Fermoso, e Machonico e o impactante Lácar ao final do percorrido, nos fazem mais do que confirmar que toda a zona é definitivamente a máxima expressão da maravilhosa natureza.

MUSEU HISTÓRICO REGIONAL DA VILLA LA ANGOSTURA


O Pequeno Museu está localizado em frente ao centro de convenções. Mostrando parte da história da villa, do lago Nahuel Huapi e dos primeiros povoadores da região, o museu lhe dará uma idéia da atividade da zona no passado e como foi criando-se esta formosa localidade. Você será muito bem recebido.
[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]
 

A montanha

Estação de Villa Angostura

Temperatura Média em Villa Angostura

Pistas

Meios de Elevação
Teleféricos (“cadeirinha” e cabine): 10
Teleféricos de superfície (famoso “puxa-saco” e magic carpets): 6
Total de teleféricos: 16

Condições da neve

View detailed snow forecast for Cerro Bayo at: snow-forecast.com

Mapa das pistas


Clique aqui para ver o mapa inteiro

Restaurantes

Não deixe de experimentar a deliciosa culinária local. Villa la Angostura tem vários tipos de restaurantes, que vão desde pizzarias até os que servem comida da região. A combinação entre pratos de cordeiro ou trutas e um autêntico vinho patagônico não pode ser deixada de fora.

  • LA VIEJA CASONA: Endereço: Bv. Nahuel Huapi 2179 – LA VILLATelefone: 54 2944 15536326
  • DEL PUERTO: Endereço: Neuquén 380 – LA VILLATelefone: 54 2944 494872Email: [email protected]
  • PIZZA’S CAFÉ: Endereço: Av. Arrayanes 66Telefone: 494-412
  • CLUB ANDINO: Endereço: Plataforma 1500 mts – CERRO BAYOTelefone: 54 2944 494954Email: [email protected]
  • LA CASA DEL BOSQUE: Endereço: Plat. 1520 mts – CERRO BAYO
  • EL TRONADOR: Endereço: Plataforma 1500 mts. – CERRO BAYOEmail: [email protected]
  • EL CUCHARON: Endereço: Cota 150 mts. – CERRO BAYO.
  • LA CASITA DE LA OMA: Endereço: Cerro Inacayal 303 – EL CRUCETelefone: 54 2944 494602Email: [email protected]
  • LE POMMIER: Endereço: Los Pinos n 155 Pto manzanoTelefone: 02944-475469Email: [email protected]
  • PIMIENTA NEGRA: Endereço: Av. Arrayanes n° 7029Telefone: 54 2944 475269Email: [email protected]
  • BARROCO: Endereço: Los Notros y Av. Arrayanes – EL CRUCE
  • CHOP & CHOP: Endereço: Av. Siete Lagos 365 – EL CRUCETelefone: 54 2944 495419Email: [email protected]
  • HORA CERO: Endereço: Av. Arrayanes 45 – EL CRUCETelefone: 54 2944 495800Email: [email protected]
  • EL ESQUIADOR: Endereço: Las Retamas 146 – EL CRUCETelefone: 54 2944 494331Email: [email protected]
  • GRAN NEVADA: Endereço: Av. Arrayanes 106 – EL ONCETelefone: 54 2944 494512Email: [email protected]
  • BARBAS LA BUENA VIDA: Endereço: Av. Arrayanes 167 loc. 2 – EL CRUCETelefone: 54 2944 495200Email: [email protected]
  • LADO SUR: Endereço: Los Taiques 55 – EL ONCETelefone: 54 2944 494829
  • LAS VARAS: Endereço: Av. Arrayanes 235Telefone: 54-2944-494740
  • LONCOMILLA: Endereço: Av. Arrayanes 176Telefone: 02944-495345Email: [email protected]
  • LOS TRONCOS: Endereço: Av. Arrayanes 67Telefone: 54-2944-495035Email: [email protected]
  • RESTAURANTE SOL ARRAYAN: Neste restaurante você irá fazer sua refeição sentindo como se estivesse no restaurante de um cruzeiro, o salão foi projetado com base na arquitetura de um navio, com uma panorâmica para o lago Nahuel Huapi, a sugestão é que reserve uma mesa pelo horário do por do sol, você irá ter um jantar espetacular, num cenário muito romântico.O cardápio também surpreende com ótimas carnes patagônicas e culinária internacional.Vá lá e confira.

[link_btn]  Confira pacotes para Villa la Angostura [/link_btn]