Neve & coisas da música

13 de outubro de 2018
Neve & coisas da música

" ...  bendita musiquita amada ...  "

O Valle Nevado,  aquele centro de ski bacanudo no Chile,  abriu suas pistas aos skiers & snowboarders no final dos anos 80 -  e causou furor imediato no mundo da neve  :  imaginem que passávamos a ter um belo resort,  com 100 km de área esquiável / 3 hotéis para 3 tipos de bolso ,  a 60 km de distância do aeroporto internacional de Santiago   !
-  naquela época, a Varig oferecia 3 vôos semanais porto alegre/santiago  ;   saíam cedinho do Salgado Filho,  os trâmites  de chegada eram rápidos  ;   o trânsito da capital chilena era tranquilo ...
-  essas facilidades  -  junto com 2 horas ganhas no fuso horário -  permitiam que o vivente pudesse tomar café da manhã em casa e ... almoçar no coração dos Andes,  a exatos 3.104 m de altitude,  no restaurante Bajo Zero  -   logo depois de descer a Diablada,  por supuesto.
Que tempos  !    Que tempos  !
Bueno,  naquele momento eu trabalhava apenas com Bariloche e Chapelco ...
-  é claro que precisava muito representar este novo centro de ski,   e assim iniciei os contatos para isso  -  cartas ( sim,  era assim, acreditem )   ;    depois,  contatos telefônicos    ;   ao final,   uma visita a Santiago.
Pois deu na trave.
Eles haviam prometido exclusividade de venda no Brasil para alguns operadores de São Paulo,  todos tradicionais & ótimos.
-   e eu vinha de um estado lá da ponta do sul do país,   na era pré-web ...   na batata,  na era pré-fax,   imaginem  !
Fiquei desolado.
Meses depois, apareceu um convite para um evento do Valle Nevado em São Paulo  -  um jantar com música,  em um hotel bacana.
Lá fui eu prá sampa, nas asas da Varig, cheio de esperanças.
A noite estava ótima ...   o backstage do mundo da neve brasileiro estava todo lá,  era um tempo de amizade e risos  ;   e os dirigentes do resort eram uma simpatia só.
Um conjunto chileno fazia o fundo musical,  o trago era bom e muito   ;    lá pelas tantas,  rolou um karaokê  :   um bebum resolveu homenagear o Chile,   cantando um tango argentino  -  em um momento de rara sensibilidade geopolítica.
Aí ...  deu-se a mágica  :   uma menina de uma operadora argentina,  que me havia visto tocar na noite de Bariloche anos atrás,  começou a dizer alto   "  beto valle es cantor !!  " ,   sendo seguida pelos demais bebuns, em coro.
E lá fui eu para o palco.
Deram-me um violão ...  cumprimentei os músicos,  avisei o tom, e ...
Comecei a cantar  " Si vas para Chile "  ,   algo precioso para cada chileno,  de qualquer idade, profissão ou nível social.
Os músicos seguiram junto,  surpresos & emocionados   ;   os muitos chilenos que estavam ali  levantaram,  e cantaram alto,  erguendo as mãos e se abraçando,  naquela saudável mistura de muito trago & patriotismo.
No fim da festa,   ganhei o contrato do Valle Nevado.
Aloha do beto valle
PS :    três décadas depois,  seguimos juntos e felizes,  a família cresceu ...