Las Leñas: No coração da cordilheira

31 de outubro de 2018
Las Leñas: No coração da cordilheira

No coração da Cordilheira dos Andes, a 2.430 metros de altitude, Las Leñas respira esportes de neve e reserva aos visitantes cenários belíssimos.
Não há na Argentina estação de esqui mais alta do que Las Leñas, que veio a notabilizar-se ainda pela extensão da temporada, pela qualidade da neve e pela invejável estrutura esportiva. “Sou nascido e criado na Patagônia. Por isso, posso atestar que os maiores diferenciais de Las Leñas são os fora-de-pista e a qualidade da neve. Sem dizer que, em razão da geografia da montanha, iniciantes no esporte conseguem evoluir com rapidez. As pistas são trabalhadas o ano inteiro para que, por ocasião das nevascas, fiquem amplas e com pouco desnível”, relata Fernando Musauer, representante de Las Leñas no Brasil.

Consulte pacotes para Las Leñas

Fernando Musauer, representante de Las Leñas no Brasil

Na América do Sul há dois tipos de montanha: a pré-cordilheira e a cordilheira. A primeira é mais baixa e rodeada de bosques e lagos, resultando em neve úmida e carregada. A segunda é mais alta e íngreme, o seu clima é mais seco e no seu entorno não há lagos nem vegetação abundante, o que torna a neve mais leve e fofa, ideal para a prática esportiva. Las Leñas é considerada uma montanha de cordilheira, condição que contribui para uma superfície integralmente esquiável. Lá o visitante deixa a porta do hotel deslizando. O vilarejo, localizado a 450 km de Mendoza, respira esportes de neve, e sua geografia favoreceu a realização dos Jogos Pan-Americanos de Inverno de 1990, quando a estação não havia completado ainda nem uma década de fundação.

AGITO À NOITE


Se a proposta diurna é imersão na neve, a noite é ditada pelos pubs. Engana-se quem pensa que, por ser pequena, Las Leñas não oferece atrativos noturnos. “São 18 estabelecimentos, quase todos súper descontraídos, e ficam abertos até tarde”, comenta Fernando. Para ele, não há nada melhor do que passar o dia na montanha e saborear um chivo patagonico. “É difícil descrever o chivo, pois é uma receita diferente de tudo que há no Brasil. É uma carne de cordeiro macia e saborosa, que com o vinho forma uma combinação incrível.”

Las Leñas é pequena. Portanto, onde quer que você se hospede, estará próximo dos atrativos gastronômicos e das pistas de esqui. Lá há hotéis de cinco, quatro, três e duas-estrelas, assim como apart-hotéis e hostels. Essa versatilidade é responsável por captar cada vez mais turistas do Brasil e do Hemisfério Norte. “Las Leñas tem um astral muito diferente. A geografia propicia boas condições de vento, neve e sol. Conheço uma moça que foi a Las Leñas para acompanhar o pai esquiador. Ela nunca tinha posto esquis nos pés, mas ficou tão apaixonada pelo lugar que montou uma agência de viagens. Também conheço gringos que compraram apartamentos por aqui. Todos percebem a energia particular deste lugar”, conclui Fernando Musauer.

Consulte pacotes para Las Leñas

Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Temporada 2018/2019. Para ler o conteúdo completo é só clicar aqui.