Os três vales chilenos

5 de novembro de 2018
Os três vales chilenos

Já pensou visitar uma das mais cosmopolitas capitais sul-americanas e esquiar em três centros de excelente qualidade numa só tacada? Santiago brinda o visitante com Valle Nevado, El Colorado e La Parva, batizados de Tres Valles em alusão aos Trois Vallées franceses. Conheça a versão latina que pouco deve aos vales saboianos.
Santiago é uma das metrópoles sul-americanas mais procuradas por turistas. Além das muitas opções hoteleiras, gastronômicas e culturais, a cidade de Pablo Neruda atrai visitantes em busca de neve. A capital do Chile fica a uma hora e meia de carro de três centros de esqui: Valle Nevado, El Colorado e La Parva. Embora diferentes entre si, as estações se conectam por meio de pistas e lifts, o que possibilita ao turista transitar por todas elas usando um único passe.

Os Tres Valles são bastante procurados por quem deseja dar os primeiros passos no esqui ou no snowboard antes de rumar para aventuras mais radicais no Hemisfério Norte. Os resorts de neve estão capitalizando a euforia turística dos brasileiros. “60% dos nossos hóspedes são brasileiros e, por isso, grande parte da nossa equipe fala português. Também enviamos sistematicamente nossos profissionais ao Brasil para pesquisar tendências na gastronomia e na hotelaria. Além disso, nossa interface com operadoras de turismo e hotéis é constante, para que ofereçam passeios na montanha a quem está em Santiago”, explica Ricardo Margulis, gerente geral de Valle Nevado. O crescente apreço dos brasileiros por neve tem feito as estações reverem seu posicionamento. Valle Nevado, por exemplo, disponibiliza produção de conteúdo em português. “Nossa meta é sermos o centro de esqui oficial dos brasileiros na América do Sul”, declara Ricardo.

Ricardo Margulis, gerente geral de Valle Nevado

Consulte pacotes para Valle Nevado

NAS ALTURAS

Valle Nevado é a estação de esqui mais alta do Chile. Em razão de sua altitude e sua posição voltada ao sul, a temporada costuma ser mais longa que a das estações vizinhas. O centro conta com 39 pistas e o melhor de tudo é que se pode usar o passe conjugado e descer até El Colorado e La Parva.
O destino conta com três hotéis bem diferentes entre si. O mais requintado é o Hotel Valle Nevado, um cinco-estrelas ski-in/ski-out com restaurante francês, spa e um elegante bar para après-ski. O Puerta del Sol é uma opção quatro-estrelas, ideal para famílias, pois está a 50 m das pistas, oferece zona infantil e cibercafé. Por último, há o Tres Puntas, um três-estrelas provido de um bar concorrido, que à noite bomba com esportistas e turmas de amigos.

ÓTIMO SNOWPARK

A apenas 17 km de Valle Nevado, La Parva é uma estação mais reservada e vem se reestruturando para receber as centenas de turistas brasileiros que rumam para lá no inverno. O centro é historicamente conhecido por suas pistas de níveis avançado e expert, mas a cada temporada esse quadro vem mudando. “La Parva sempre se posicionou como a estação da família chilena, mas estamos trabalhando para acolher cada vez mais turistas. Recentemente, investimos na pista para principiantes e na miniescola de esqui”, comenta o chileno Thomas Grob, gerente geral da estação.

Thomas Grob, gerente geral de La Parva

Thomas foi esquiador profissional e competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998, em Nagano, Japão, e de 2002, em Salt Lake City, Estados Unidos. Ele ressalta que a experiência e a proficiência no esporte são diferenciais importantes. “Não apenas eu, mas toda a minha equipe é formada por esquiadores. Aferimos com precisão a diferença entre uma boa pista e uma não tão boa. A manutenção da neve é feita por quem realmente entende, vive ou já viveu do esporte”, relata. A despeito do histórico de Thomas, o carro-chefe de La Parva é o snowboard. A estação possui um dos melhores snowparks do continente sul-americano, além de um imenso fora-de-pista.

Consulte pacotes para La Parva


Importante saber: em La Parva não há hotéis. A cidade oferece aos visitantes condomínios de três a cinco-estrelas com serviços de hotelaria. Como opções gastronômicas, há cinco restaurantes especializados em carnes, pizzas e fondues.

PERTO DE SANTIAGO

Entre as três estações, El Colorado é a mais próxima de Santiago. São 39 km da capital, distância que torna o destino o mais procurado entre os chilenos. Muitos santiaguinos possuem morada de inverno no local, uma charmosa estação de esqui fundada em 1946 e que desde então vem sendo administrada por três gerações de uma família. Apesar da proximidade com Santiago, El Colorado é um centro elevado, com 3.330 metros de altitude e próximo ao cume da montanha. Em razão de sua superfície íngreme, apenas 5% das pistas são para iniciantes. O destino oferece boas opções de hospedagem, entre hotéis, apart-hotéis, condomínios e cabanas.

Consulte pacotes para El Colorado

Seja qual dentre os três vales for o escolhido por você, ao partir de Santiago, opte por fazer o trajeto de transfer. Além de mais caro, o aluguel de um carro pode não ser um bom negócio se você não estiver habituado a dirigir em vias sinuosas e nevadas.

Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Temporada 2018/2019. Para ler o conteúdo completo é só clicar aqui.