Um lugar ao sol: Alpe d'Huez

11 de fevereiro de 2021
Um lugar ao sol: Alpe d'Huez

Com 300 dias de sol por ano, Alpe d’Huez é o destino ideal para uma experiência encantadora na montanha. Belas paisagens, ótima estrutura para esquiar e um novo village 4 tridentes do Club Med são atrações.

A posição geográfica privilegiada nos Alpes franceses rendeu a Alpe d’Huez o apelido de Île au Soleil (Ilha ao Sol). São 300 dias de sol por ano, que iluminam 250 km de pistas, para todos os níveis esportivos. “Apesar de a montanha de esqui ficar de costas para o sol, onde o gelo derrete menos, esquiar num dia ensolarado é maravilhoso, pelo contraste marcante da neve com o céu azul”, descreve o sócio e diretor do Point da Neve Cristiano Simões.

O cenário deslumbrante é um dos trunfos de Alpe d’Huez, que tem a pista preta mais extensa do mundo, a La Sarenne, com 16 km. Para Cris Simões, só a subida até o Pic Blanc, a 3.330 metros de altitude, já é uma experiência visual recompensadora. “É um passeio lindíssimo, que não se restringe apenas aos mais experientes. Também esportistas de nível intermediário podem descer a La Sarenne. E lá do alto a gente tem uma visão panorâmica de toda a cadeia de montanhas”, conta.

Alpe Huez Club Med © Divulgação/Club Med

Alpe Huez Club Med © Divulgação/Club Med

Alpe Huez Club Med © Divulgação/Club Med

Resort 4 tridentes

Sendo o sol um dos grandes ativos de Alpe d’Huez, o novo resort 4 tridentes do Club Med proporciona aos hóspedes deques abertos e espaços envidraçados que permitem admirar os tons rosados do céu ao cair da tarde. “O village conta com um ambiente aconchegante e acolhedor que incorpora o espírito da montanha, com ampla variedade de serviços e experiências para todas as idades”, resume Adriane Costa, executiva de contas Lazer Região Sul do Club Med.

Recém-reformado, o Club Med Alpe d’Huez recebeu investimento de 100 milhões de euros. Agora, tem mais quartos e quartos maiores, incluindo oito suítes, piscina aberta e coberta para adultos e crianças, quatro kids clubs com programação para crianças desde os quatro até os 17 anos, além de adega, lounge, bares e restaurantes.

Adriane Costa, executiva de contas Lazer Região Sul do Club Med Adriane Costa, executiva de contas Lazer Região Sul do Club Med (Arquivo pessoal)

esqui alpe d huez © difught/iStock

Facilidades para esquiar

No Club Med Alpe d’Huez, que opera em sistema ski-in/ski-out, o hóspede não precisa nem esperar pelo equipamento, que já fica disponível no armário de esqui individual, e o check-in é digital. Há instrutores preparados para orientar crianças e adultos em suas primeiras manobras na neve. Além de toda a estrutura que o novo resort do Club Med oferece, o vilarejo de Alpe d'Huez conta com diversas opções de lazer, como o sledding (um tipo de trenó) bem próximo ao village, e também uma pista de patinação no gelo.

Balada e gastronomia

No alto da montanha há um bar da rede La Folie Douce, tradicional ponto de encontro de esquiadores, com direito a drinques e balada. O diferencial em relação a estabelecimentos da franquia em outras estações é que em Alpe d’Huez o bar é acessível também para pedestres, que podem chegar de teleférico. “É muito frequentado por jovens e a saída acaba proporcionando cenas engraçadas, com clientes para lá de alegres. Os que exageram um pouco mais na bebida são impedidos de descer esquiando e a própria equipe do bar os encaminha para a gôndola”, diverte-se Cris Simões.

Para quem busca uma refeição diferente no alto da montanha, há o La Fruitière, comandado por Christophe Aribert, chef com duas estrelas Michelin. O menu revisita produtos locais num ambiente com decoração inspirada em antigas cooperativas de laticínios.

Alpe Huez Club Med © Divulgação

Alpe Huez Club Med folie dulce © Divulgação

Bike nos Alpes

Considerada uma das passagens míticas do Tour de France, Alpe d'Huez é um paraíso para amantes de ciclismo. E não é só pela paisagem de tirar o fôlego. A subida desde Bourg d'Osians, a 717 metros acima do nível do mar, até Alpe d'Huez, que fica a 1.860 metros, é uma das mais duras do circuito. São 21 curvas ao longo de quase 14 km de elevação, com 8% de inclinação e picos de 14%.

Realizado desde 1903, entre os meses de junho e julho, o Tour de France percorre 3.470 km pelo país durante 20 dias. Para a edição 2020, que foi realizada em setembro por conta da pandemia, os organizadores pouparam os atletas da lendária subida de Alpe d'Huez, mas a paixão pela bicicleta segue firme e forte na região, com seus muitos pontos de interesse que remetem à competição e as dezenas de trilhas sinalizadas para pedalar, incluindo modalidades extremas, como enduro, cross country e mountain bike.

ciclismo alpes franceses © Razvan/iStock

Como chegar

Você pode ir a Alpe d'Huez a partir de três aeroportos: Grenoble e Lyon, na França, e Genebra, na Suíça. Lyon é uma ótima opção para aliviar o bolso, pois os serviços são mais em conta que os demais acessos — sem contar que você pode aproveitar para conhecer os encantos da cidade mais visitada da França depois de Paris.

como chegar em alpe d huez

Club Med La Rosière

A partir de dezembro de 2020, o Club Med La Rosière passa a ser mais uma opção para quem for esquiar nos Alpes franceses.
A 1.850 metros de altitude, situando-se entre o Vale Tarentaise e o Vale d’Aosta (este pertencente à Itália), o novo village será repleto de varandas com vista panorâmica. Dentro e fora da estação de esqui, que fica numa área de proteção ambiental, os hóspedes encontrarão antigas casas alpinas, com arquitetura em madeira e pedra. “Será um espaço com serviços premium e facilidades para todas as idades, reforçando a presença do Club Med na região dos Alpes franceses”, projeta Adriane Costa, executiva de contas Lazer Região Sul do Club Med.

 

Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Edição 6.