Whistler é tudo!

7 de novembro de 2018
Whistler é tudo!

Há destinos que se tornam apaixonantes no transcorrer da estada e outros que você nem bem chegou e já morre de amores, como Whistler, encantadora cidade a 125 km de Vancouver. Antes mesmo de pisar nela o turista passa por uma das mais belas rodovias do mundo.
Influenciados pelo sucesso que teve Squaw Valley, Califórnia, como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1960, empresários criaram aquela que se tornou a maior referência canadense de esportes de neve. Whistler, estação que fez crescer a cidade homônima de poucos mais de nove mil habitantes, foi fundada em 1966. Hoje administrada pelo grupo Vail Resorts, Inc., é uma espécie de parque de diversões nevado. Com suas ruas aquecidas e exclusivas ao trânsito de pedestres, é quase uma cidade cenográfica. A arquitetura alpina das lojas, restaurantes, cafés e galerias lembra a Áustria; mas a atmosfera amigável, a eficiência no atendimento e a organização do complexo esportivo dão ao visitante a certeza de que está mesmo no Canadá.

O acesso de carro de Vancouver a Whistler é feito pela rodovia BC-99, também conhecida como Sea-to-Sky Highway Route. O nome se explica: ao percorrer o trajeto até a estação de esqui, localizada a 670 metros de altitude, o viajante vislumbra o mar, a floresta tropical temperada e os picos nevados. “A pista é sinuosa e passa por lugares incríveis, tendo sempre ao fundo os picos de Tantalus Range, a enorme faixa de cordilheira”, relata Sarah Modern, especialista sênior em comunicações internacionais do centro de esqui.

Sarah Modern, especialista sênior em comunicações internacionais de Whistler

NEVE CHAMPANHE

Embora tenha sido batizada Whistler, a estação compreende duas montanhas: Blackcomb e Whistler, que juntas constituem a maior área esquiável da América do Norte, superando Aspen, Vail e Park City. Ao todo são 3.300 hectares, três geleiras esquiáveis, 200 pistas e 36 meios de elevação. A gôndola a ligar as duas montanhas é a Peak 2 Peak, recordista mundial pelo vão mais comprido (3,024 km), pela altura (436 m acima do vale) e por integrar o sistema teleférico mais longo, que inclui também a gôndola Whistler Village e os teleféricos Solar Coaster Express e Wizard Express. O deslocamento de uma montanha a outra dura 11 minutos e se dá por meio de 28 cabines com capacidade para 28 pessoas cada.

Em Whistler, a neve é conhecida como champagne dry powder. Sua rara feição se deve à mistura com a maresia — combinação que, além de interferir na tonalidade da neve, contribui para formação de flocos leves e secos, perfeitos para a prática esportiva. Nesse cenário, o visitante desliza sobre pistas lisinhas, orientado por excelentes instrutores e passando por percursos de todos os níveis de dificuldade. A estação também oferece escalada, heli-ski e atividades nos snowparks, sendo um deles o Whistler Olympic Park, que sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e permanece aberto à visitação e à prática esportiva.

ATRAÇÕES

Situada ao pé da montanha, Whistler Village é bastante movimentada, com suas mais de 200 lojas e 170 restaurantes, além de galerias, museus e cafés. A poucos minutos de caminhada fica Upper Village, uma opção mais tranquila, embora próxima ao centro. Se a preferência for por isolamento, a dica é Creekside, localizada a cinco minutos de carro de Whistler Village. “Lá o ritmo é lento e o silêncio é frequente. É uma região pacata e próxima da montanha”, explica Sarah Modern.

Whistler é um dos destinos de neve mais culturais do Hemisfério Norte. Além de eventos importantes como o Whistler Film Festival, que apresenta o melhor do cinema canadense, há dois grandes museus: o Whistler Museum e o Audain Art Museum. O primeiro se dedica à história da cidade. Por meio de relíquias, narra a vida das tribos indígenas que lá viveram e a chegada dos desbravadores que povoaram o Canadá. O Audain Art Museum exibe pinturas e esculturas de artistas consagrados. Também tem um importante acervo histórico protagonizado pela maior coleção de máscaras dos aborígenes da terra.
Cultural, simpática, organizada e a apenas uma hora e meia de carro de Vancouver, Whistler é um retrato fiel do Canadá. “Queremos ser incluídos no itinerário de quem visita Vancouver. Além da proximidade, Whistler brinda o turista com um centro de neve repleto de superlativos, belezas naturais e um povo muito hospitaleiro”, conclui a especialista sênior em comunicações internacionais da estação.

NÃO DEIXE DE CONHECER

Christine's | Localizado em Blackcomb Mountain, o restaurante tem vista para as pistas e, no cardápio, o melhor da cozinha canadense contemporânea.
Araxi Restaurant & Oyster Bar | Especializado em frutos do mar, o Araxi é um dos restaurantes mais procurados de Whistler Village. As ostras são o carro-chefe da casa.
Bearfoot Bistro | No saguão do hotel Listel está o Bearfoot Bistro, um lugar requintado, famoso pela apresentação dos pratos e pelas opções dos cardápios regional e internacional.

Consulte pacotes para Whistler

Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Temporada 2018/2019. Para ler o conteúdo completo é só clicar aqui.