Dicas úteis - Neve - Esportes de neve - Turismo de neve

Dicas úteis +

Valmorel

Dicas úteis

Para você saber mais um pouco da trip Valmorel que estamos sugerindo …

–  leia abaixo alguns comentários e dicas do point da neve: aqui costumamos juntar a experiência da galera do Point da Neve com as dicas recebidas de clientes queridos.

 –  Enjoy !

Vila de Valmorel

#   A MALA

Pois a Mala do Skier & Snowboarder é algo a ser preparada com grande cuidado …

Afinal, você irá enfrentar temperaturas próximas às de Teresina ( dentro de alguns restaurantes e baladas ) ou às de Omyaykon  ( em algumas cadeirinhas ao vento ),  né?

Qual seja, você terá que levar roupas de muitos tipos  –  o que costuma significar malas grande, pesadas, e …  caras.

Para que você não carregue peso à toa:

–  não leve roupas para “ meio-frio “  ,  isso só acontece no avião.

–  não leve calçados inadequados à proposta da viagem.

–  a tecnologia envolvida na confecção de roupas de montanha é incrível …  assim, as roupas atuais são muito melhores ( proteção/resistência/segurança/acessórios úteis )  e mais leves do que as roupas de poucos anos atrás

   … avalie a hipótese de doar sua velha e querida roupa, e comprar lá algo up-to-date.

   … obviamente,  a dica vale também ( e muito mais ) para os equipamentos.

A mala

 

#   OS BADULAQUES

Isso merece muita atenção & listinhas diversas … 

–  coisas que não devem ser esquecidas,  pois às vezes serão muito difíceis de conseguir comprar ou encontrar durante a viagem, confira:

#  Os Documentos:  passaporte,  RG,  carteira de motorista

#  As Autorizações para viagem de Menores

#  A Documentação de Viagem:   tickets, vouchers, apólice de seguro, instruções, mapas.

#  Cartões de Crédito  (lembre-se de avisar o Banco, para evitar bloqueios na trip )

DICA PRECIOSA:  tire Xerox de tudo isso, coloque em um envelope, e leve em local     diferente dos originais … em caso de perda ou roubo, este envelope será um bálsamo. 

#  Os Remédios.

#  Protetor solar 50 ou mais  + protetor para os lábios

#  As coisas de banheiro (shampoo, escova de dentes, etc).

#  Celular & carregador  (contate sua operadora para detalhes úteis no uso )

#  Óculos de sol.

Os badulaques

#   AS COISAS A FAZER EM VALMOREL ALÉM DE SKI & SNOWBOARD

Bem próximo ao Village Valmorel você encontrará 4 atrações especiais:

  • A Cascata de Gelo, com a galera das escaladas fazendo coisas incríveis ;
  • O aluguel de motos de neve;
  • A possibilidade de praticar o esqui nórdico (caminhada).
  • Os trekkings pelos bosques, com raquetes-de-neve.

O dia em que você estiver cansado para encarar a montanha …   ou o dia estiver feio, com luz plana,  nevando muito …  mas não quer ficar sentado no lobby do village ou fazendo compras no vilarejo, são alternativas bem legais!

Club Med Valmorel vista aérea

#   ALGUMAS DICAS MUITO ÚTEIS …

Uma série de coisas importantes, que não devem ser esquecidas nesta sua trip de neve para Valmorel  –  importantes para você, sua família e seus amigos:

…  quando for caminhar pelo vilarejo,  preste sempre muita atenção para não escorregar – sim, grande parte das lesões ocorridas em skiweeks vem de prosaicos tombos em calçadas congeladas,  fique de olho.

… e nestas caminhadas não esqueça que a sensação térmica das ruas pode chegar com frequência aos (-) 40ºC,  principalmente na noite  – fique esperto.

… antes de entrar em uma pista   – ao início do dia,  ou depois de uma parada na confeitaria, ou de 20 minutos sentado na cadeirinha  –  faça sempre um aquecimento prévio.

Sim,  outra boa parte das lesões em skiweeks é provocada por skiers & snowboarders que não cumprem essa regra fundamental e óbvia  –  Just do it.

Esquiadores nos Alpes

 

…  aliás … falando em “ Segurança & Bom Desempenho”,  sempre vale a pena relembrar essas dicas básicas de montanha:

# Confira suas fixações (regulagens e estado) antes de subir

…  a perfeita regulagem das fixações para seu peso & nível de ski&snowboard é algo fundamental  para a sua segurança,  não deixe de fazê-lo a cada dia  –  leva 10 segundos.

# Faça o devido alongamento antes de entrar em pista.

…  ski & snowboard podem oferecer momentos em que seu corpo seja exigido muito além do habitual  :  você tem que estar preparado para isso.

Não pare NUNCA no meio da pista

… assim como você não costuma parar bem no meio de uma estrada, né?

#  Pare sempre podendo olhar para cima ( é de lá que vem o perigo ) –  se parar porque se machucou, ou para socorrer alguém, finque os skis (cruzados) ou o snowboard (de pé) na neve para sinalizar a situação.

…  regras simples,  que fazem toda a diferença.

# Mais cuidado no início do dia (gelo nas pistas & corpo frio) e no fim do dia (neve pesada & corpo cansado)

…  essas duas situações são constantes  –  e representam a maior parte dos acidentes de ski & snowboard em qualquer pista do planeta.

# Nunca esqueça: na montanha, quem está mais abaixo tem SEMPRE a preferência

… parece óbvio,  mas … 

#  Não faça fora-de-pista sozinho, nem sem conhecer o terreno que vai descer

… idem-idem ( o tal óbvio ), mas …

Pista preta esquiador

#   DICAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO  “ SISTEMA CLUB MED”

Os villages de neve do Club Med na Europa sempre estão situados em estações de neve muito conhecidas e bem freqüentadas, que oferecem enormes áreas de pistas de todos os níveis de dificuldade; sua localização é sempre próxima a algum grande aeroporto, e os transfers entre aeroportos e villages é feito em estradas bem cuidadas e sinalizadas.

Os programas de neve do Med, sempre de 7 noites / domingo a domingo, incluem uma série de serviços sempre necessários em uma skiweek – e isso representa uma ótima relação custo/benefício para os esquiadores & snowboarders, principalmente na Europa:

1. Os skilifts: os passes para a montanha estão incluídos no programa dos villages de neve do Club Med; e seu custo real para o cliente é muito inferior ao preço de venda na bilheteria.

Cadeirinhas

2. A comida: café da manhã, almoço e jantar, com o melhor da cozinha francesa, estão incluídos no programa dos villages de neve do Club Med – e além da qualidade, você pode contar com enormes quantidades…
Club  Med Valmorel Restaurante

3. Os snacks: lanchinhos, comidinhas fora de hora, tudo isso está incluído no programa… e num centro de ski, onde a fome é constante, faz enorme diferença.

Sacks

4. As bebidas: água, refrigerantes e sucos, cervejas, vinhos e espumantes da casa fazem parte do programa – os clientes dos villages pagam apenas os destilados solicitados no bar – o que garante jantares de muitas risadas…
GO no bar

5. A cereja do bolo:os programas dos villages incluem aulas de ski e snowboard– elas são free, todos os dias se o cliente assim desejar… isso faz uma total diferença: todo mundo melhora um montão no esporte e no conhecimento da montanha, pois tem instrução especializada numa quantidade de horas que jamais iria adquirir numa estação de ski – custaria uma fortuna!

Aulas Club Med

6. Essa também é muito boa: o aluguel de equipamentos de ski e snowboard não está incluído no programa; mas… os villages oferecem equipamento sempre em ótimo estado, por um valor mais que conveniente – chega a custar metade do valor médio encontrado no centro de ski onde o village está… enfim: você aluga equipamento top pelo preço de equipamento standard.

Equipamentos de Ski

#  DICA BACANA:

 O Village Valmorel foi criado para ser uma referência no atendimento de “ Famílias de Skiers & Snowboarders” ;  qual seja,  tanto o projeto arquitetônico como toda a forma de operação do resort levaram 100% em conta o atendimento de casais com seus filhos e netos.

Assim,  se você pretende levar seus pimpolhos para a neve,  o Valmorel é um village mais do que bacana,  eles irão adorar e o casal poderá desfrutar seus bons momentos, mesmo  : olhem só a estrutura de atendimento de filhos-felizes  …

– o Baby Welcome ………………..     para crianças entre 4 meses e 2 anos

– o Petit Club ………………………..     para crianças entre 2 e 3 anos 

– o Mini Club ………………………..     para crianças de 4 a 10 anos

– o Club Med Password ……….     para adolescentes dos 11 aos 17 anos

Mini Club Med

#   AS DICAS DO POINT AOS SKIERS & SNOWBOARDERS & VIAJANTES.

Os muitos anos de viagens & centros de ski deram origem a uma série de ensinamentos,  que com o tempo foram recebendo o aporte de dicas de clientes e das leituras de sites & revistas…

Surgiu daí um modesto  “ Resumo de Dicas para Skiers & Snowboarders”    –    que temos a mais absoluta certeza de que poderá ajudar e inspirar a qualquer um que esteja saindo para uma skiweek em qualquer lugar deste mundão   –  e que, francamente,  também servem para qualquer tipo de viajante.

Enjoy!

#  AS  5+ DO VIAJANTE

Viajante na estrada

1. Seja organizado antes, durante, e depois da viagem. A maior parte dos problemas que ocorrem tem origem na mais prosaica falta de organização  –  e este conselho engloba todo o tipo de coisas como documentos, passagens, cartões, vouchers, mapas, listas, remédios e dinheiros..

2. Saiba detalhes básicos para os lugares para onde está indo e das atrações que pretende curtir.

3. Saiba um vocabulário mínimo de coisas importantes nas línguas dos lugares que irá visitar.

4. Conheça seu itinerário e conte sempre com imprevistos na determinação de horários para coisas diversas.

5. Seja respeitoso, simpático e bem humorado. Esta postura costuma resolver a maior parte dos pepinos que possam ocorrer em uma viagem.

Mesmo.

# AS  5+ DA NEVE

Montanha e Lago

1. Os esportes de neve, por sua própria natureza, exigem solidariedade total entre seus praticantes.   Cuide muito dos outros,  e nunca deixe de ajudar a quem estiver precisando,  seja lá o que for.2.

2. Cuide muito do seu corpo:  aquecimento obrigatório antes de entrar em pista,  alongamento no final do dia.  Protetor solar.  Alimentação adequada.  Sono adequado. Você precisa 100% dessas coisas.

3. Use os equipamentos adequados,  de ótima qualidade,  novos. Serão a sua segurança,  darão proteção e conforto,  facilitarão e ajudarão por todo o tempo, de muitas maneiras.

4. Respeite a Montanha,  seus  códigos e sinais.  Ela agradecerá,  e devolverá em alegria e prazer.

5. A Regra 5 do Viajante, em outras palavras: seja gentil e respeitoso e … as soluções aparecem,  as broncas terminam, multas são canceladas e … você termina na 1ª classe do avião, dando abanicos.

# AS  5+ DO SKI

Esquiador

1. O Equipamento deve ser o melhor possível: botas ótimas e confortáveis, skis com a mais moderna tecnologia e fixações novinhas; bastões leves e fortes. Nunca poupe nisso  –  afinal, é uma viagem para esquiar, e a qualidade do equipamento faz enorme diferença.

2. Faça aulas.  Aprenda o esporte, não fique levando trompadas pelamontanha  –  é ruim, é chato, e é muito perigoso. De quebra,  ainda ganha um brother local  –  seu instrutor será o seu “ amigo na montanha “.

3. Use as pistas de acordo com seu nível de ski,  sem forçar : com o tempo, esforço, aulas e treino,  a progressão vem naturalmente,  sem riscos desnecessários.

4. Respeite sempre as regras dos centros de ski,  as orientações dos patrulheiros,  as orientações dos mais velhos e experientes, e,  principalmente : respeite o seu velho e ótimo bom-senso.

5.Lembra da regra “ Tudo pelo Social” ? Pois é … no ski na neve funciona que é uma maravilha: respeito e bom humor são pura mágica na montanha.

Pode usar e abusar,  dá certo.  

# AS  5+ DO SNOWBOARD

Snowboard

1. Os Equipamentos mudam  – e melhoram  –  a cada ano,  facilitando e melhorando o desempenho dos snowboarders:  procure sempre o melhor conjunto de prancha & botas disponível na estação.

2. Mesmo que você seja um baita surfista,  ou um skatista radical: faça aulas. O Snowboard tem lá as suas manhas,  e você irá ganhar muito tempo – protegendo o corpo.

3.Antes de tentar pistas mais difíceis,  seja bom nas pistas em que você está andando.O resto é pura vaidade,  e costuma machucar.

4. A Montanha e o Snowboard tem muitas regras importantes: siga todas elas,  protegendo a você mesmo,  aos outros,  e ao meio ambiente. Respeito é uma palavra sagrada na Neve.

5. A Regra nº 5 uma vez mais : seja legal com todo mundo de um centro de ski  –   e a enorme maioria será muito legal com você.

 

 

2016 © Point da Neve Viagens e Turismo - Grupo S7 - Todos os direitos reservados - Proibida reprodução Desenvolvido por Segundo Andar