INFORMAÇÕES GERAIS
O extremo sul da Argentina oferece duas grandes atrações: Ushuaia, a cidade mais meridional do mundo, onde você está a 800 km da Antártida, em plena terra do fogo, na pontinha da América do Sul; e El Calafate, povoado situado às margens do Lago Argentino, a meio caminho entre Buenos Aires e Ushuaia, onde você irá ver a geleira Perito Moreno, algo realmente deslumbrante.
As distâncias envolvidas, as conveniências de rotas aéreas e os tempos necessários para passeios & atividades, fazem com que seja sempre vantajoso incluir os dois destinos na mesma viagem ao sul do continente – assim, veja abaixo algumas informações sobre estas duas regiões espetaculares, e vá preparando suas câmeras!
Ushuaia é, simplesmente, a cidade mais meridional do mundo. Em outras palavras, você está muito, muito perto da Antártida – são 800 km rumo sul até lá, e bem longe de Buenos Aires, que está a 3.600 km ao norte.
A região é famosa há séculos, pela suas características de topografia, vegetação, clima, animais, tudo muito diferente daquilo que se está acostumado. Unindo os oceanos Atlantico e Pacífico, até à construção do Canal do Panamá este extremo sul da América do Sul -conhecido como Terra do Fogo – foi a única ligação possível, por mar, entre as costas leste e oeste das Américas, e suas condições dificílimas de navegação já se tornaram lenda.
A cidade, portuária, está à beira do Canal de Beagle, e no pé de uma série de montanhas que, durante boa parte do ano, estão cobertas de neve. Entre estas montanhas está o Cerro Castor, a 26 km do centro da cidade, onde foi construído um belo centro de ski que, hoje, atrai turistas de todo o mundo – a localização tão austral de Ushuaia faz com que sua temporada de neve seja longa, e com grande garantia de neve em quantidade e boa qualidade.
Ushuaia é uma zona livre de impostos – e assim tem uma área do comércio que faz a festa dos visitantes: há mercadorias de todo o mundo, de todo o tipo, vendidas a preços realmente muito, muito baratos. São muitas quadras de lojas, e é quase impossível sair dalí sem um montão de sacolas cheias de coisas.
Recebendo muitos visitantes de todo o tipo – a cidade vê chegar navios de cruzeiro sem parar, recebe turistas interessados na Patagônia & ecoatividades, recebe esquiadores & snowbordistas, alpinistas, trekkers, enfim muita gente – Ushuaia também tem uma boa quantidade de restaurantes legais, bistrôs, lojas de artesanato e galerias de arte.
Assim, além de curtir a montanha e praticar ski & snowboard, há muito o que ver e fazer na região: visitas a parques, passeios de barco, excursões ao famoso Presídio desativado (imperdível), museu do fim do mundo, observação de animais exóticos, etcetcetc.
O aeroporto de Ushuaia recebe vôos de aviões de grande porte – sua pista recebia os Concordes em seus áureos tempos – e a população da cidade é extremamente gentil e receptiva, convivendo com o turismo há décadas e, assim, sabendo da importância da simpatia como fonte de atração de pessoas.
El Calafate é um típico povoado patagônico, situado nas encostas dos Andes, numa região de grande beleza – são lagos e muitas geleiras, bosques, florestas petrificadas – que recebe turistas de todo mundo, atraídos principalmente pela geleira Perito Moreno, algo que encanta a milhares de pessoas todos os anos.
A cidade está à beira do Lago Argentino – o maior lago do país – e apesar de ser pequena, oferece uma grande quantidade de hotéis e pousadas, restaurantes de comidas típicas e cardápios internacionais, bistrôs, casas de chá, além de um bom comércio de boutiques e artesanatos.
A população local é extremamente gentil e simpática com os turistas, algo que realmente faz parte do encanto local.
A principal atração da região é Perito Moreno, uma geleira de 5 quilômetros de comprimento e 60 metros de altura, com uma inacreditável cor branco-azulada, situada a cerca de 100 km da cidade. Um grande e organizado conjunto de passarelas permite admirar esta beleza de muitos ângulos – mas vocês podem fazer uma excursão por cima da própria geleira, em caminhadas acompanhadas por guias especializados, todos usando “grampones”, garras de aço acopladas aos calçados; ou uma excursão em “gomones”, os pequenos barcos de borracha que, no pequeno lago que se forma à frente da geleira, o levará muito perto das escarpas de gelo.
Além de Perito Moreno, a região oferece diversas outras geleiras impressionantes, avistadas em passeios de barco que saem diariamente de Calafate; passeios a montanhas famosas, como o Cerro Torre e o Cerro Fitzroy – este, uma das mecas do alpinismo mundial; cavalgadas; passeios de 4×4 por diversos pontos interessantes da região como El Balcón, Cerro Frias e Cerro Huiliche, e… muita pesca, vem gente do mundo inteiro para a pesca de trutas.
Perto de Calafate, já em território chileno, está o Parque Torres del Paine, um espetáculo!
Calafate recebe vôos nacionais e charters internacionais em seu pequeno mas bem equipado aeroporto, com freqüência diária; e barcos que percorrem os muitos lagos e canais da região, vindos de Puerto Natales/Chile.
VOCÊ QUER SABER DE PROGRAMAS DE SKI & SNOWBOARD NO CERRO CASTOR / USHUAIA?
clique aqui
Como Chegar
A USHUAIA:
O aeroporto de Ushuaia recebe vôos de aviões de grande porte, em diversas freqüências diárias.
A cidade está 3.200 km ao sul da capital, e a distância e localização tornam muito difícil o acesso por terra – que é feito através de travessias Chile/argentina e balsa no estreito de magalhães.
A EL CALAFATE:
O aeroporto de El Calafate recebe vôos de Buenos Aires e Ushuaia em diversas freqüências diárias.
A distância da capital também não convida ao acesso por terra… mas você virá de Buenos Aires pela RA -3, passando por Trelew, Comodoro Rivadávia e Puerto San Julián e aí tomando a R-9.