Equipamentos e roupas para ski - Neve - Esportes de neve - Turismo de neve

Equipamentos e roupas para ski +

A Neve Equipamentos de Ski e Snowboard Estações e centros de ski O Mundo do Ski O Mundo do Snowboard

Para a prática do ski na neve, é necessário o uso de equipamentos e roupas especiais – que as novas tecnologias transformaram em produtos leves, resistentes, com alto grau de proteção, fáceis de usar e… bonitos, cada vez mais bonitos.

–  a utilização de equipamentos de ótima qualidade –  skis,  fixações,  botas,  bastões  –  faz uma enorme diferença na prática do esporte …  você sente isso na pista,  imediatamente!

–  os avanços obtidos no design –  por sua vez apoiados pelas possibilidades de uso de novos materiais  –  fazem com que um par de skis fabricado em 2016 seja muitíssimo melhor, mais fácil de usar, mais leve,  mais adaptável às diversas condições do terreno; ou que uma bota ofereça muito mais conforto, segurança e facilidade nas manobras do que um equipamento de, por exemplo,  2013 – apenas 3 anos atrás …

Mulher esquiando

Qual seja …

– não tenha qualquer tipo de dúvida:procure, sempre e em qualquer circunstância, o melhor equipamento disponível para alugar no centro de ski que estiver; poupe em todo o resto, mas no equipamento, não!

– reserve bastante tempo para isso:escolher o par de skis de acordo com seu nível, seu peso e altura; provar as botas que o deixem cômodo, seguro; provar os bastões para que estejam na altura certa, leves e resistentes.
– e se for comprar… pesquise bastante, para encontrar o equipamento que seja o mais adequado a seu estilo – e, se possível, que seja um dos top-ten eleitos pelos mestres no assunto!

Equipamentos de Ski

EQUIPAMENTOS TOP-TEN NA TEMPORADA’ 2016/2017

Equipamentos de Ski Top 10

# SKIS

No momento, você encontra diversos tipos de skis: há produtos para neve powder (os fat-skis); para velocidade (estreitos, compridos e duros); para gelo (curtos e duros ), além de diversos outros tipos…
– Aqui, nosso foco é o Ski All-Mountain: aquele que oferece a melhor combinação para um esquiador brasileiro – que estará quase todo tempo em pistas grumadas, mas encontrando com frequência situações de powder ou de gelo ao longo da montanha.
Variedade de quipamentos de ski
OsSkis abaixo foram considerados, após n testes das revistas especializadas, como as 10 melhores opções/All Mountain existentes no mercado na temporada 2016/2017, confira:
MARCA / MODELO RATING / máximo de 5,0.

1. Nordica Enforcer 4,0
2. K2 Annex 118 3,9
3. Völkl Kenja 3,9
4. Faction Candide 3.0 3,9
5. Rossignol Soul 3,8
6. Head Big Joy 3,8
7. Dynastar Cham W97 3,8
8. Nordica Helldorado 3,8
9. Völkl Mantra 3,7
10. Rossignol Experience 3,7

Fonte: http://www.skinet.com/ski/gear/skis
Importante: considerado também um “all-mountain”, há um tipo de ski que faz cada vez mais sucesso pela sua versatilidade: o ski free-style, que por seu design permite uma série de manobras sem perder muito suas virtudes de pista.

Veja, abaixo, os Top-Ten dos free-styles 2016/2017:

1. Blizzard Bonafide

Blizzardd Bonafide

2. Nordica Belle to Belle

Nordica Belle to Belle

3. Kästle FX 104

klastle FX104

4. Armada TST

Armada TST

5. Völkl Mantra

Volkl Mantra

6. Atomic Elysian

Atomic Elysian

7. Nordica El Paco

Nordica El Paco

8. Scott Crusade

Scott Crusade

9. Atomic Theory

Atomic Theory

10. Völkl Aura

Volkl Aura
Via Freeskier

# BOTAS

Bota de ski

O mercado hoje oferece botas de ski de diversos tipos:para competição, para neve powder, para acrobacias… aqui nosso foco é na bota All Mountain, para uso turístico & esportivo.
As melhores botas do mercado na Temporada ‘ 2016/2017 -na opinião das revistas especializadas:

1. HEAD RAPTOR 140 RS
2. ROSSIGNOL ALLSPEED ELITE 130
3. TECNICA MACH1 130 LV
4. LANGE RS 140
5. TECNICA MACH1 130 MV

Fonte:http://www.skinet.com/ski/galleries/2016s-best-mens-ski-boots

# FIXAÇÕES

Fxaões ski

No momento, os “ Bindings” para o ski alpino são encontrados em duas categorias:os modelos para esporte e turismo, custando na faixa dos U$ 300,00/par; e os modelos chamados “ tech”, bem mais sofisticados, usados em competição, ski radical ou … para quem não se importa em pagar de U$ 700,00 a 1.500,00/par – são, evidentemente, muito melhores e eficazes.
As revistas especializadas elegeram os 6 modelos abaixo como “ The Best Gear” na Temporada 2016/2017″, considerando os modelos para uso turístico & esportivo :

1. LOOK PIVOT 14 DUAL WTR
2. MARKER GRIFFON ID
3. SALOMON STH2 WTR 13
4. MARKER JESTER 16 ID
5. ROSSIGNOL AXIAL3 DUAL WTR 120
6. TYROLIA ATACCK 11

Fonte: http://www.switchbacktravel.com/best-ski-bindings

COMENTÁRIOS & INFORMAÇÕES TÉCNICAS: EQUIPAMENTOS.

O equipamento necessário para esquiar é composto por:
– skis; fixações; botas; bastões.

Vamos falar um pouco de cada um destes itens, a seguir:

# Os Skis

Os skis
O equipamento de ski consiste em “tábuas” de ski ( pranchas ), e as fixações que irão prende-las às botas; tudo feito de materiais especiais, que visam a facilitar a prática do esporte, além de proporcionar muita segurança, sendo ajustáveis à altura e peso do praticante.

Os skis, hoje, tem o formato “carving”, numa evolução copiada da pesquisa de shapes para o snowboard – e este novo design permitiu uma incrível facilidade no ato de esquiar: sim, hoje é MUITO mais fácil esquiar na neve, com estes novos e maravilhosos skis carving, feitos de cerâmica, aço inoxidável, fibra de carbono, madeiras nobres, ligas de cromo-vanádio e titânio, numa complexidade de materiais exóticos nunca vista.
Snow Ski Design
Eles hoje tem absorvedores de energia e de vibração ; adaptação molecular ao tipo de solo – endurecem no gelo, e suavizam no powder …
Um must!
Com o seu desenho de arco da ponta, torna o início da curva – ponto crucial dos begginners – algo muito mais natural, fácil e suave.
Ponto para eles na popularização do esporte!

Os computadores e a possibilidade de criar designs especiais, testá-los virtualmente e corrigir suas falhas, deram aos skis um incrível salto de qualidade.
Novos materiais foram incorporados à construção das pranchas, reduzindo peso, e permitindo – ao mesmo tempo – obter maior robustez e resistência à torção, flexibilidade controlada, manutenção dos cantos, manutenção da superfície da atrito… as fixações foram sendo aperfeiçoadas em sua capacidade de abertura no momento certo/pressão correta, algo de muito grande dificuldade técnica; e através de seu design e colocação, passaram também a influir positivamente na estabilidade do conjunto quando em uso.

Equipamentos de Ski diferentes marcas

E… o conjunto destas novidades trouxe ao esporte uma incrível melhoria na facilidade para aprender a esquiar : para fazer curvas , para enfrentar diferentes tipos de terreno com o mesmo par de skis ; para frear ; para proteger o esquiador quando em caso de queda ou de movimento errado.

Creiam : hoje em dia, é MUITO melhor de esquiar, e MUITO mais tranquilo e seguro… não queiram saber o que era fazer uma curva com skis de madeira, amarrados com tiras de couro, e encontrar um bump de neve fofa.
Perda total, irmão.
Equipamentos de ski retrô
# Os skis, de forma geral, são oferecidos :
– uso “turístico”
– uso esportivo
– uso competição
– uso fora de pista.

Sugerimos descartar os de competição: é claro que são lindos e rápidos… mas é como uma ferrari no transito pesado de uma rua cheia de buracos : você estaria muito mais feliz numa kombi, esta é a dura realidade.
São duríssimos, extremamente sensíveis ao menor movimento, e exigem muito do esquiador.
E funcionam mal em neve powder.
Enfim,são ótimos numa competição, mas não são adequados para usar fora disso, mesmo.

Competição ski

Os Fat Skis , construídos para o fora-de-pista, também são muito específicos: ótimos na neve fofa, são muito ruins em pista, totalmente inadequados.

Ski  na neve

Ficamos então com duas hipóteses: os turísticos e os esportivos.

… fique com os esportivos/all mountain – de ótima qualidade; procure sempre os modelos novos (e, se possível, zero-bala, o que é sempre o melhor dos mundos…).

Dê uma navegada nos sites dos fabricantes de skis (vide abaixo …): é totalmente fascinante pela quantidade, beleza, tecnologia e explicações técnicas dos porquês de cada equipamento ser daquele jeito, material, dimensões.

# As Fixações & Regulagens

Fixações e Regulagens

Você chega nas shops dos centros de ski, examina os modelos, tenta conseguir algo legal e novinho, com os cantos em bom estado e as bases sem muitos riscos.
Correto, todo mundo faz isso.

E as fixações, tão importantes para o sucesso de tudo, acabam sempre meio esquecidas …

Assuntando:
– as fixações – onde suas botas ficarão presas aos skis – tem uma importância fundamental, principalmente para garantir a segurança de suas articulações : quando os skis forem submetidos a uma pressão inadequada, as fixações deverão abrir antes de seus joelhos e tornozelo.
– para que isso aconteça, é fundamental que elas estejam reguladas de acordo com seu peso, e isso… pouca gente se preocupa, confere, cobra as providencias com o pessoal das shops…
– assim: confira sempre as regulagens dianteiras e posteriores de seu par de skis, o visor deverá apontar para o seu peso, um pouco menos – e não saia para esquiar se essa situação de regulagem não puder ser obtida: proteja suas pernas!

Importante: os avanços na tecnologia e desenho fazem com que as Fixações cada vez mais ofereçam segurança ao usuário – abrindo (desde que reguladas pelo vivente!) cada vez mais rápido quando submetidas à uma pressão inadequada (em resumo).

E,junto com isso … com um design que, por sua atuação (colocação/ângulos das forças), também facilitam em muito a vida do esquiador em suas muitas manobras.

Em bom português:uma ótima fixação ‘ 2016 é muito mais segura e facilita muito mais o ato de esquiar do que uma ótima fixação de 3 anos atrás – as inovações de design e materiais neste mercado são enormes e constantes.

# Botas

Botas de Ski Nordica
Vamos às botas de ski, algo que merece MUITA atenção !

– As botas são calçados acolchoados por dentro, com ganchos de ajuste, e formato especial para que se adaptem às fixações dos skis.

– É parte fundamental para a boa prática do esporte, e com alguma paciência na escolha, não irá trazer problemas – e trará muita satisfação final.

Veja estes comentários a seguir:

# Há vários tipos de botas, feitas especificamente para pessoas com pés chatos ou em arco, estreitos ou largos. E há botas com injeção de gel, em que a bota adquire o formato do pé do dono.
Assim … sempre há uma bota que será adequada a seu pé.

# Botas de ski devem ser firmes. Bem firmes, depois de ajustadas em seus ganchos.
Os dedos dos pés devem encostar nitidamente na ponta da bota.
Mas não devem ser, nunca, apertadas. Muito menos, se tirarem a circulação de qualquer área. Jamais.

# As meias devem ser de material específico, finas.
Não use meias grossas de lã, só tiram a sensibilidade dos dedos, que são o “ mestre das botas” … e, por isso, a correta direção de seus skis.

# Quer ser feliz?
Não compre perfumes, nem bobices diversas – e compre as suas botas.
Pesquise bastante antes nos sites dos fabricantes aquela que se adapta a seu tipo de pé; escolha a mais top, e… be happy!

# As botas de ski são construídas dentro da mais alta tecnologia de design, estudos do corpo humano, materiais exóticos para resistir ao frio, pressão, tensão, choques… enfim, uma bota de ski é um triunfo da ciência, ainda que ao colocá-la você se sinta como Incrível Hulk – mas sem a força dele, é claro.
Com o seu formato especial na sola, as botas permitem o encaixe nas fixações dos skis e o seu apoio perfeito na superfície lisa das pranchas.
# As botas são construídas para diversos objetivos específicos : há as botas masculinas e femininas ; as de adulto e as infantis – cada uma com características completamente distintas das outras.
Há botas de turismo, botas esportivas, botas de competição ; botas melhores para pista, outras específicas para o fora-de-pista… enfim, há uma enorme variedade – tudo para que as pessoas consigam esquiar melhor, com mais segurança, maior conforto e proteção contra o frio, e maior controle.
Sorte nossa!
Bota de ski retrô

DICA DO POINT
• A colocação das botas de ski é um… ato de amor.

Leve a sério, preste a atenção que isso merece.
– a calça e a meia devem estar certas, sem dobras para machucar a pele.
– feche a correia de segurança e comece a ajustar os fechos, indo por “níveis de aperto”; aperte somente até à metade: você vai ter que caminhar e se mexer até o skilift…
– suba, e, na hora que for esquiar, faça o aperto final, sempre por níveis de aperto, sem ansiedade; concentrado; até sentir que o pé está completamente firme, sem mexer nada, nadinha mesmo.

Pronto, você está pronto para começar – é só providenciar o clec-clec das botas nas fixações, ajeitar os bastões e o resto dos muitos cacarecos, e…
Sorte & Sucesso!

# Bastões

Bastões para ski
Os bastões de hoje são leves, resistentes, com design anatômico e compatível com as velocidades e ângulos de curva atingidos – enfim, ótimos!

Bastões são feitos para marcar o tempo de curva – por isso os bastões de competição tem aquele formato esdrúxulo que você estranha e se pergunta para o que serve: ele é adequado para curvas de alta velocidade, acompanham o formato do quadril do atleta e facilitam todo o manejo.

Construídos em fibra de carbono, os melhores são bem finos e leves, aguentam usos diversos como… dar porradas na montanha em casos de mau-humor, tirar neve das botas, empurrar o vivente nas filas dos skilifts, trancar nos armários dos lockers e outros obstáculos.
A maioria dos centros de ski também oferece estes itens para a venda, caso você prefira ter seu próprio material.
Os sites dos fabricantes são muito legais, dão enorme importância às explicações técnicas relativas aos seus produtos, e isso permite que se faça uma pesquisa de ótima qualidade antes de se decidir por um determinado equipamento: você poderá encontrar todos os equipamentos e roupas mais adequados ao seu estilo, seu gosto, idade, tamanho & peso, nível, experiência e manias, pode ter certeza total disso.

# Roupas & Acessórios

A melhor marca de roupas de ski da atualidade é a The North Face. Eles possuem roupas versáteis de alta perfomance junto ao máximo de proteção durante atividades na neve. Os produtos da linha Ski da The North Face® são resistentes a água, possuem aquecimento térmico, camadas, secagem rápida e tecnologia de tecidos.
The North Face
Mas se você não quer comprar nada ainda, toda estação de ski oferece para locação, tanto as roupas quanto os equipamentos específicos para a prática do esporte : as roupas costumam ser os macacões ou as calças + jaquetas, todos sempre feitos de materiais especiais que oferecem proteção e segurança para as condições que você irá enfrentar.

Há muitos materiais em uso, no momento, e o grau de sofisticação é notável – mas tem seu preço, é claro, como sempre.
Mas você irá encontrar fibras de “Insulate”, fibras de kevlar & titânio, seda & derivados de cerâmica … enfim, as lojas dos muitos centros de ski do mundo oferecem roupas espetaculares, de todas as cores e formas, produzidas por grifes famosas ou pequenas fabriquetas locais, com todo o tipo de material e preço.

# Calças ou Macacões

Calças ou macacões
Essa é uma dúvida mais que antiga …
– o que é melhor para esquiar na neve: o macacão, ou o conjunto de calça + casaco ?

Bueno …
a) Usar calça + casaco é muito mais cômodo, quando pensamos nas N situações em que você estará em lugares aquecidos: nos transfers & ônibus, nas confeitarias de montanha ou em skilifts com calefação – é só tirar o casaco.
b) Usar o macacão dá uma inexplicável sensação de esportividade e segurança para quem vai mais nos limites.

Vá saber …

O importante é que ambos, na atualidade, são feitos de materiais técnicos obtidos através de pesquisas milionárias … fibras sintéticas high-tech que oferecem proteção contra o frio e umidade, ao mesmo tempo que permitem a transpiração.

Seu design obedece a uma experiência de muitas dezenas de anos com relação a uma série de detalhes: número de bolsos & onde estão, tipo de zipper, lugares onde molha mais, proteção contra o vento – e coisas técnicas como localizadores GPS, aquecimentos por bateria, etcetc.

Para a prática do ski & snowboard, utilize uma roupa adequada … que o proteja, com eficiência, das condições que serão encontradas naquele centro de ski: com a roupa adequada, ninguém sente frio em um centro de ski!

# Casacos

Casacos de neve
Para quem usa calça + casaco …
Não poupe no casaco, brother.

Ele deverá ser leve, cheio de bolsos estratégicos e zippers inteligentes; proteger a sua lombar nas cadeirinhas, e a sua nuca nas nevascas; deve permitir que você sue como um maratonista etíope durante a prática dos esportes, ao mesmo tempo que o protege de temperaturas próprias para a hibernação.

Isso exige muita técnica, pesquisa, esforço …
E deu certo: você encontra casacos de neve que seriam impensáveis há dez anos, as inovações neste mercado são constantes e, para os amantes do ski na neve, supimpas.

# Roupa de Baixo

Roupas de baixo
Quem vive nos “ países de neve “ conhece muito bem a importância da roupa interior para ter comodidade e proteção no dia a dia em temperaturas abaixo dos 0ºC … primeiras peças a ter contato direto com o corpo, a ceroula e a camiseta devem oferecer resistência à entrada do frio, ao mesmo tempo que permitem a transpiração durante a prática dos esportes de neve.
Essa equação complicada é resolvida pelos trajes atuais, que combinam materiais exóticos para oferecer exatamente isso.
Na batata, ajudam a milhões de pessoas… que usam essa roupa interior high-tech em seu dia-a-dia nos países em que a neve faz parte do cotidiano.

– Dica do Point:
Assim que possa, vá em uma loja de equipamentos de ski & snowboard e compre a melhor roupa interior oferecida …e compre duas, uma fica secando e descansando no hotel …

# Meias
Meias
Falar em “ Meias “ parece algo meio bobo, né?
Ledo engano … seus pés estarão em contato direto com algo muito abaixo de OºC durante horas e horas; e as meias serão a interface entre as botas, a neve, e sua pele.
As meias devem ser específicas para a prática de ski & snowboard: são feitas de materiais técnicos, que protegem do frio mas permitem a transpiração;são leves e surpreendentemente finas.
– Não use meias inadequadas (principalmente meias grossas de lã!), porque o resultado final será desastroso – e isso sim é algo absolutamente bobo.
– Vá em uma loja de equipamentos de ski e compre as melhores meias do mercado.

# Óculos

óculos de neve
Em muitas pistas de ski do Hemisfério Sul, você poderá esquiar quase todo o tempo com seus óculos de sol de todos os dias … mas em alguns dias, não : quando estiver nevando, ou quando estiver com a famosa “ luz-plana “, que deixa tudo igual e confuso.
Já no Hemisfério Norte – Usa, Canadá e Europa, você não conseguirá usar seus raybans de Búzios.
Naqueles dias ruins da Argentina e do Chile, e em todo o tempo do HNorte, você irá precisar dos Goggles, óculos específicos para a prática do ski na neve, em função de uma série de características técnicas que envolvem design, tipo de lente, proteção contra o frio, proteção contra o embaçamento (grande maldição de skiers & snowboarders), etcetcetc….

– Dica do Point:
Compre seus Goggles.
Escolha uma ótima marca, e o modelo mais evoluído do momento: este acessório irá facilitar a sua vida durante todo o tempo de montanha, permitindo enxergar os caminhos de uma forma quase surreal- e não embaçando.

# Capacete

Capacete
O uso do capacete no ski na neve é algo recente … mas inevitável.
A prática do ski na neve possibilita a ocorrência de choques com a cabeça em todo o tipo de circunstância, e o capacete aumenta em muito a segurança dos praticantes.

Lembre: por melhor esquiador que você seja, não está livre de ser atropelado por alguém descontrolado.

Assim … use sempre o capacete, por mais incômodo(ou desnecessário …) que possa parecer; aliás, o mercado oferece cada vez mais modelos que primam pelo conforto; oferecem alto-falantes de ótima qualidade, para som & comunicação; câmeras GoPro acopladas; sinal de localização GPS em caso de acidente …e são bonitos pacas, nem pense em não usar.

# Luvas

Luvas
Luvas são algo totalmente fundamental nos esportes de neve … você estará em contato com um ambiente muitos graus abaixo dos Oº C todo o tempo, e suas mãos entrarão em contato direto com a neve, com o metal das cadeiras ; assim, elas devem não só proteger suas mãos da temperatura como serem 100% impermeáveis – os dedos das mãos e dos pés são a primeira coisa que congela no corpo humano.
Hoje você dispõe de luvas construídas dentro de projetos técnicos altamente sofisticados, que envolvem – muito mais do que a beleza – design, materiais exóticos e processos high-tech de elaboração e montagem.

– Dica do Point
Não alugue luvas.
Compre o seu par de luvas, da melhor qualidade, poderão ser sua ótima companhia pelo resto da vida!
Importante: o mercado já oferece aquecedores de luvas, movidos a bateria … são ótimos, uma alegria, se puder compra correndo!

LINKS INTERESSANTES
Veja, a seguir, sugestões de navegação para quem gosta de equipamentos de ski:

# DICAS DE VÍDEOS IRADOS DE SKI NA NEVE


# Revistas especializadas em Ski na Neve
SKI ……………………………………… http://www.skinet.com/ski/
SKIING…………………………………. http://www.skinet.com/skiing/
POWDER …………………………….. http://www.powder.com/
FREESKIER …………………………. http://freeskier.com/
SKI & RIDE ………………………….. http://vtskiandride.com/

# Fabricantes de Skis
NORDICA……………………………… http://www.nordica.com/
ROSSIGNOL…………………………. http://www.rossignol.com/FR/FR/
VÖLKL…………………………………. https://www.volkl.com/
HEAD…………………………………… http://www.head.com/en/sports/ski/
DYNASTAR……………………………. http://www.dynastar.com/

# Fabricantes de Fixações
MARKER ………………………………. http://markerusa.com/
LOOK …………………………………… http://www.look-bindings.com/
SALOMON ……………………………. http://www.salomon.com/us/men/alpine-bindings
TYROLIA ……………………………… http://www.tyrolia.com/en/ski-bindings.html
ATOMIC ………………………………. https://shop.atomic.com/en/alpine/ski-bindings.html

# Fabricantes de Botas
LANGE …………………………………. http://www.lange-boots.com/US/US/
TECNICA ………………………………. https://www.tecnicausa.com/
HEAD …………………………………… http://www.head.com/en/sports/ski/
ROSSIGNOL …………………………. http://www.rossignol.com/US/US/alpine-men-boots.html
SALOMON …………………………….. http://www.salomon.com/us/men/alpine-boots

# Fabricantes de Bastões
K2 …………………………………………. http://en-us.k2skis.com/ski-poles/mens
LEKI ………………………………………. https://www.leki.com/uk/product-area/alpine-skiing/
VOLKL …………………… https://www.volkl.com/accessories/poles/adult-poles/phantastick.html
ATOMIC …………………………………. https://shop.atomic.com/en/alpine/poles.html
ROSSIGNOL …………………………… http://www.rossignol.com/US/US/alpine-men-poles.html

# Fabricantes de Googles
OAKLEY ……………… http://www.oakley.com/en/mens/goggles/snow-goggles/category/m0301
SCOTT ………………………………….. http://www.scott-sports.com/br/pt/
ZEAL …………………………………….. http://www.zealoptics.com/
MARKER ……………………………….. http://marker.net/
SMITH …………………………………… http://www.smithoptics.com/us/

# Fabricantes de Luvas
COLUMBIA …………………………….. http://www.columbia.com/mens-gloves-mittens/
HESTRA ………………………………… https://hestragloves.com/
DAKINE …………………………………. http://www.dakine.com/en/node/232
SEIRUS …………………………………. https://www.seirus.com/
BLACK DIAMOND ……………………. http://blackdiamondequipment.com/en/ski-gloves

# Fabricantes de Capacetes
GIRO …………………………………… http://www.giro.com/eu_en/snow/mens/snow-helmets.html/
BERN ……………………………………. http://bernunlimited.com/shop/snow.html
POC ……………………………………… http://www.pocsports.com/en/7/snow-helmets
PRET ……………………………………. http://prethelmets.com/
SMITH…………. http://www.smithoptics.com/us/Root/Men%27s/Helmets/c/1400?akamai-feo=off

 

2016 © Point da Neve Viagens e Turismo - Grupo S7 - Todos os direitos reservados - Proibida reprodução Desenvolvido por Segundo Andar