Ski ou Esqui - Neve - Esportes de neve - Turismo de neve

Ski ou Esqui +

A Neve Equipamentos de Ski e Snowboard Estações e centros de ski O Mundo do Ski O Mundo do Snowboard

História do Ski na Neve

Onde há neve e necessidade de deslocamento…há – e sempre houve – o Ski.

Duas pranchas de madeira, fixações de tiras de couro para as pernas ; dois pequenos galhos de árvore, e … temos uma forma mais rápida e muito menos fatigante do  que caminhar em terrenos com neve –  a arqueologia determina o início do Ski na neve na pré-história dos povos do norte da Europa e Ásia.

Quando o terreno apresenta alguma declividade, aquele que se desloca com os Skis, caminhando, necessita fazer determinados movimentos para não cair; quanto maior esta declividade, mais difíceis serão estes movimentos  – e assim ,  voilá, está criado um esporte!

Botas e skis como eram

O ski sempre foi praticado como esporte nos países de clima frio, mas exigia muita coragem, habilidade e resistência física, pois a forma de fixação tornava cada queda um provável ferimento; e os skis de madeira eram muito difíceis de manejar e controlar.

Não havia teleféricos, e assim a subida… consumia a maior parte do tempo e da energia do esquiador, que só dispunha de uma descida para sentir o prazer e tentar melhorar sua performance.

O início do ski

O século XX trouxe a comodidade da cadeirinha; as pistas preparadas pelos tratores de neve

 – Verdadeiros carpetes de neve em pó …   

– Skis com formatos determinados por computadores e fixados às botas por peças de alta tecnologia de segurança.

– As botas, que também desenhadas e construídas com tecnologia espacial, são um espetáculo à parte.

– As roupas, longe do desconforto e do peso de antigamente, esbanjam leveza, proteção térmica, isolamento de água e umidade, e muito charme.

Gôndola em Aspen E assim os esquiadores passaram a se multiplicar, pois a tecnologia havia tornado esta antiga prova de hombridade em diversão para todas as idades.

Os centros de ski se tornaram empreendimentos imobiliários, comerciais e turísticos de enorme sucesso em todos os continentes  –  aliás, boa parte dos lugares mais famosos dos países com neve são, quase sempre, as suas estações de ski, né?

… e tudo indica que, com os avanços da tecnologia, cada vez será mais fácil,cômodo,  confortável esquiar na neve  – uma das melhores sensações da vida, com toda a certeza.

O resultado de toda esta história:   

–  O Mundo da Neve não para de crescer, a cada ano, há mais de 100 anos!

Vila na Europa

Esqui ou Ski na Neve?

Seja escrito como “Ski” – a sua versão original; ou “esqui” – em sua versão aportuguesada, a essência é a mesma: um esporte fascinante, que pelas suas características de facilidade de aprendizado; longevidade do praticante (você encontrará desde crianças de 3 anos até pessoas muito, muito idosas praticando regularmente o ski); pela curtição dos resorts de montanha e de suas muitas alternativas de lazer e diversão, atrai um número cada vez maior de adeptos,  fazendo com que os centros de esqui se multipliquem ao redor do mundo.

Como comentamos acima, uma das características mais notáveis do Ski é o de poder ser praticado desde uma idade pouco acima de um bebê , até à velhice avançada.

Isto faz com que os esquiadores continuem praticando o seu esporte indefinidamente, melhorando ano a ano em sua qualidade, segurança e prazer.

…  e os filhos vão sendo levados a conhecer a alegria de uma pista de Ski desde cedo, tornando-se assim ótimos esquiadores, que depois irão levar os seus próprios filhos – e os vovós, nesta altura, provavelmente serão os melhores do grupo.

Casal esquiador

Os Centros de Ski, que iniciaram atendendo somente aos fanáticos que se arriscavam – era o início do esporte – montanha abaixo com equipamentos e roupas rudimentares, foram-se convertendo, na verdade, em Centros de Lazer, buscando atender à vontade de diversão de crianças e adolescentes; de adultos e idosos – não só durante as horas de esporte, mas também no aprés-ski e na noite.

Qualquer bom Centro de Ski oferece, nos dias de hoje, além da estrutura de atendimento aos esportes:  

–  as pistas de Ski e snowboard;  os teleféricos de acesso às pistas (Skilifts / andariveles);  as Escolas de Ski e snowboard com instrutores especializados e atendimento especial para crianças;  o aluguel de equipamento e roupas;  clínica médica

–  e também coisas como … piscinas térmicas, centros de fitness; restaurantes, cinemas, bares, e boites;  salas de jogos de diversos tipos;  shows de bandas, exposições de arte e equipes de animação e entretenimento.

Montanha Argentina

Enfim, todos buscam oferecer várias opções de diversão, passatempo e bons serviços  –  pois a concorrência é acirrada,  e o sucesso de cada centro de ski no Mundo da Neve  com o atendimento bacana das coisas que agradam aos skiers & snowboarders,  é claro…

–   … assim, as famílias passam a ter, dessa forma, um local fantástico para suas férias de inverno: ar puro, vida saudável para todos; segurança em diversos sentidos; participação de todos nas atividades esportivas –  e a  possibilidade de fazê-lo juntos ou separados;  diversão constante para todas as idades, e a possibilidade de desfrutar, se houver vontade, de um isolamento quase total;  boas companhias para avós, pais e filhos;   um sono tranquilo para todos,  depois de um dia de beleza e emoção.

Criançada

Aliás … uma família almoçando numa confeitaria de pista é algo de rara beleza -experimente estar nesta foto algum dia!

 VAMOS ESQUIAR?

 Toda estação de ski oferece, para locação,  as roupas e os equipamentos específicos para a prática do esporte:

as roupas costumam ser os macacões ou as calças + jaquetas, todos sempre feitos de materiais especiais que oferecem proteção e segurança para as condições que você irá enfrentar.

 … é mais que importante levar em conta que, em um centro de ski,  você estará exposto a temperaturas muito abaixo de 0ºC, durante muitas horas seguidas;  assim, as roupas utilizadas devem ser de ótima qualidade – se possível, incorporando as novidades tecnológicas do mercado de neve.

Galera pronta para esquiar

o equipamento de ski consiste em:

  …  as tábuas de ski e as fixações que irão prende-las às botas:

–  tudo feito de materiais especiais, que visam a facilitar a prática do esporte, além de oferecer muita segurança, sendo ajustáveis à altura e peso do praticante.

–  os avanços tecnológicos de design e materiais nesta área são enormes, a cada ano, e assim os skis e as bindings modernas são muito (muito!) melhores do que os melhores produtos do mercado de poucos anos atrás  –  é muito mais fácil, suave e seguro esquiar na neve em um equipamento “2016” ,  não tenha qualquer dúvida disso.

Fixação skis

  … as botas,  também construídas com materiais exóticos (falamos de kevlar, fibra de carbono, titânio, cerâmicas …);  e dentro de um design que busca oferecer conforto, proteção e facilidade de manobras; assim como no caso dos skis e das bindings, as botas atuais são muito melhores do que as tops de mercado de três ou quatro anos passados.

Bota de ski

 … os bastões,  que irão marcar o seu tempo de curva;  cada vez mais leves e resistentes, também podem ser úteis no caso de você ser atacado por um urso … ou pela sogra, né?

Bastões coloridos

  as luvas, que irão proteger suas mãos do frio …

Isso é sério:  

–  você terá contato direto com neve e vento frio durante horas …

– os dedos dos pés estarão protegidos por botas high-tech, e os dedos das mãos, por supuesto, merecem o mesmo tratamento!

–  sim, use luvas adequadas,  e não terá nenhum problema com skiweek & mãos.

Luvas de ski

   … os óculos de neve (que podem ser desde o rayban normal que você usa na praia até os modelos específicos para o esporte, conhecidos como goggles ou antiparras );

Importante:

–  nos dias muito frios … ou em que está nevando … ou que está com “ luz plana” …  você irá precisar de um Goggle.

–  moderno, com tecnologia de ponta na lente utilizada , no design que evita o embaçamento, nos materiais que resistem aos maus-tratos …

–  sim, vale a pena investir em um ótimo Goggle.

Goggles

 os capacetes,  para proteger a sua cabeça do frio –  e das pancadas, por supuesto.

Os capacetes modernos oferecem excelente proteção térmica; são confortáveis; tem facilidades como som cristalino,  acoplamento de câmeras,  localizador GPS, etc …

E, sem qualquer dúvida, protegem você durante a prática de um esporte maravilhoso e divertido,  mas é claro que perigoso.

–  não esquie sem capacete.

Capacete

Bueno,  além de tudo isso que descrevemos acima …

=  os skis e as bindings; as botas; os bastões; as luvas; os goggles;  e o capacete  …   

    …  um Skier tem que dar muita atenção para estas 3 coisas abaixo:

 …  a roupa de baixo

Hoje, a ceroula e a camiseta,  que estarão em contato direto com a sua pele, são feitos de materiais especiais,  que oferecem ótima proteção contra o frio ao mesmo tempo que permitem a transpiração (sim,  você irá suar, mesmo a 20 graus abaixo de zero).

É uma roupa de extrema utilidade,  seja durante as horas de montanha, ou para caminhar nas ruas e sair na noite: compre várias, de ótima qualidade,  será um investimento precioso!

Roupa de baixo

as meias

Pense bem: seus pés estarão durante horas dentro de botas, em contato direto com temperaturas bem abaixo de zero… 

Não tenha qualquer dúvida: as meias para esquiar na neve são algo mais que importante,  e hoje são fabricadas com tecnologia de ponta – elas tem que oferecer conforto, proteção contra o frio; permitir a transpiração; serem finas, para não prejudicar a sensibilidade dos dedos na ponta das botas; e resistirem ao atrito constante.

Convencido?

Sim,  compre várias meias, com os mais recentes avanços da ciência!

Meias até o joelho

o gorro

OK, você irá esquiar sempre de capacete – que além de proteger do frio, vai cuidar da sua saúde enquanto oferece som estereofônico e acesso internet …

Mas sabemos que a maior quantidade de calor escapa do corpo através da cabeça,  e você não vai andar todo o tempo de capacete, né?

Sim,  tenha um gorro que proteja a cabeça e as orelhas para sair batendo perna pelos centros de ski  – ou na volta das baladas,  em memoráveis madrugadas!

Gorro para frio

Qual a “ Melhor Época de ir para a Neve” ?

– as temporadas de neve são sempre divididas em períodos, com valores bastante distintos em função de diversos fatores, sendo os mais relevantes:

 … pelo histórico da qualidade e abundancia de neve em cada período;

…  pelas férias escolares;

… pelos feriados e datas nacionais.

De uma forma geral, podemos classificar as temporadas como:

          AMÉRICA DO SUL         HEMISFÉRIO NORTE
      Período Temporada      Período Temporada
15/06 a 01/07     Baixa 15/11 a 20/12     Baixa
01/07 a 15/07     Media 20/12 a 05/01     Altíssima
15/07/ a 31/07     Alta 05/01 a 01/02     Media
31/07 a 31/08     Media 01/02 a 20/03     Alta
31/08 a 01/10    Baixa 20/03 a 01/05     Baixa

ONDE IR   

Você encontra estações de ski em todos os continentes …

Poderá esquiar na Nova Zelândia,  na Austrália, no Japão … na Coreia, ou no Cazaquistão,  Alaska; na Escandinávia, nos Balcãs, até na África,  imagine só.

Enfim: 

… você poderá conhecer o planeta  – literalmente –  em seus programas de ski na neve!

… pense nisso, pois você tem dezenas de anos pela frente e mil lugares legais para fazer amigos nas montanhas, é sempre assim que funciona o Mundo da Neve.

O Point da Neve poderá oferecer seu conhecimento, experiência e (ótimos!) serviços para suas viagens aos destinos abaixo, confira:

AMÉRICA DO SUL

ARGENTINA

CHILE

EUROPA

AMÉRICA DO NORTE

CANADÁ

ESTADOS UNIDOS

LINKS INTERESSANTES

Se você gosta do assunto  “  Ski na Neve “  ,  dê uma navegada nos links abaixo sugeridos, que falam da história do esporte  ;  de como anda o esporte no momento  ;   competições que estão rolando,   novidades dos equipamentos,   novas técnicas de aprendizado …

É o Mundo da Neve!

# LINKS DE REVISTAS DE SKI

SKI ………………………………………   http://www.skinet.com/ski/

SKIING………………………………….   http://www.skinet.com/skiing/

POWDER ……………………………..   http://www.powder.com/

FREESKIER ………………………….   http://freeskier.com/

SKI & RIDE …………………………..   http://vtskiandride.com/

# LINKS DE FEDERAÇÕES DE SKI

http://www.cbdn.org.br/

http://www.fis-ski.com/

http://usskiteam.com/

http://www.ffs.fr/

https://www.skicanada.org/

# LINKS DE “HISTÓRIA DO SKI NA NEVE  “

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_skiing

https://www.skiinghistory.org/history/short-history-skis-0

http://www.bbc.com/travel/story/20101221-travelwise-where-did-skiing-come-from

http://snowbrains.com/the-origins-of-skiing-7000-years-ago/

http://ngm.nationalgeographic.com/2013/12/first-skiers/ski-history-interactive

# LINKS DE FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS DE SKI NA NEVE

SKIS

NORDICA………………………………   http://www.nordica.com/

ROSSIGNOL………………………….   http://www.rossignol.com/FR/FR/

VÖLKL………………………………….   https://www.volkl.com/

HEAD……………………………………   http://www.head.com/en/sports/ski/

DYNASTAR…………………………….   http://www.dynastar.com/

BINDINGS

MARKER ……………………………….   http://markerusa.com/

LOOK ……………………………………   http://www.look-bindings.com/

SALOMON …………………………….   http://www.salomon.com/us/men/alpine-bindings

TYROLIA ………………………………   http://www.tyrolia.com/en/ski-bindings.html

ATOMIC ……………………………….   https://shop.atomic.com/en/alpine/ski-bindings.html

BOTAS

LANGE ………………………………….   http://www.lange-boots.com/US/US/

TECNICA ……………………………….   https://www.tecnicausa.com/

HEAD ……………………………………   http://www.head.com/en/sports/ski/

ROSSIGNOL ………………………….   http://www.rossignol.com/US/US/alpine-men-boots.html

SALOMON ……………………………..   http://www.salomon.com/us/men/alpine-boots 

BASTÕES

K2 ………………………………………….   http://en-us.k2skis.com/ski-poles/mens

LEKI ……………………………………….   https://www.leki.com/uk/product-area/alpine-skiing/

VOLKL …………………… https://www.volkl.com/accessories/poles/adult-poles/phantastick.html

ATOMIC ………………………………….   https://shop.atomic.com/en/alpine/poles.html

ROSSIGNOL ……………………………   http://www.rossignol.com/US/US/alpine-men-poles.html

LUVAS

COLUMBIA ……………………………..   http://www.columbia.com/mens-gloves-mittens/

HESTRA …………………………………   https://hestragloves.com/

DAKINE ………………………………….   http://www.dakine.com/en/node/232

SEIRUS ………………………………….   https://www.seirus.com/

BLACK DIAMOND …………………….   http://blackdiamondequipment.com/en/ski-gloves

GOGGLES

OAKLEY ………………   http://www.oakley.com/en/mens/goggles/snow-goggles/category/m0301

SCOTT …………………………………..   http://www.scott-sports.com/br/pt/

ZEAL ……………………………………..   http://www.zealoptics.com/

MARKER ………………………………..   http://marker.net/

SMITH ……………………………………   http://www.smithoptics.com/us/

 CAPACETES

GIRO ……………………………………       http://www.giro.com/eu_en/snow/mens/snow-helmets.html/

BERN …………………………………….   http://bernunlimited.com/shop/snow.html

POC ………………………………………   http://www.pocsports.com/en/7/snow-helmets

PRET …………………………………….   http://prethelmets.com/

SMITH…………. http://www.smithoptics.com/us/Root/Men%27s/Helmets/c/1400?akamai-feo=off

THE LAST , BUT NOT THE LEAST …

Depois de tantos anos de montanhas e centros de ski,  nós aqui do Point acabamos criando uma lista de algumas … “ coisas que seriam realmente importantes para um Skier”:

Enjoy!

 #  AS  5+ DO VIAJANTE

Viajante na estrada1. Seja organizado antes, durante, e depois da viagem. A maior parte dos problemas que ocorrem tem origem na mais prosaica falta de organização – e este conselho engloba todo o tipo de coisas como documentos, passagens, cartões, vouchers, mapas, listas, remédios e dinheiros…

2. Saiba detalhes básicos para os lugares para onde está indo e das atrações que pretende curtir.

3. Saiba um vocabulário mínimo de coisas importantes nas línguas dos lugares que irá visitar.

4. Conheça seu itinerário e conte sempre com imprevistos na determinação de horários para coisas diversas.

5. Seja respeitoso, simpático e bem humorado. Esta postura costuma resolver a maior parte dos pepinos que possam ocorrer em uma viagem.
Mesmo.

# AS  5+ DA NEVE

Montanha1. Os esportes de neve, por sua própria natureza, exigem solidariedade total entre seus praticantes. Cuide muito dos outros, e nunca deixe de ajudar a quem estiver precisando, seja lá o que for.

2. Cuide muito do seu corpo: aquecimento obrigatório antes de entrar em pista,
alongamento no final do dia. Protetor solar. Alimentação adequada. Sono adequado.
Você precisa 100% dessas coisas.

3. Use os equipamentos adequados, de ótima qualidade, novos.
Serão a sua segurança, darão proteção e conforto, facilitarão e ajudarão por todo o tempo, de muitas maneiras.

4. Respeite a Montanha, seus códigos e sinais. Ela agradecerá, e devolverá em alegria e prazer.

5. A Regra 5 do Viajante, em outras palavras: seja gentil e respeitoso e… as soluções aparecem, as broncas terminam, multas são canceladas e… você termina na 1ª classe do avião, dando abanicos.

# AS 5+ DO SKI

Esquiador

1. O Equipamento deve ser o melhor possível: botas ótimas e confortáveis, skis com a mais moderna tecnologia e fixações novinhas; bastões leves e fortes.
Nunca poupe nisso – afinal, é uma viagem para esquiar, e a qualidade do equipamento faz enorme diferença.

2. Faça aulas. Aprenda o esporte, não fique levando trompadas pela montanha – é ruim, é chato, e é muito perigoso. De quebra, ainda ganha um brother local – seu instrutor será o seu “amigo na montanha”.

3. Use as pistas de acordo com seu nível de ski, sem forçar: com o tempo, esforço, aulas e treino, a progressão vem naturalmente, sem riscos desnecessários.

4. Respeite sempre as regras dos centros de ski, as orientações dos patrulheiros, as orientações dos mais velhos e experientes,e, principalmente : respeite o seu velho e ótimo bom-senso.

5. Lembra da regra 005, “ Tudo pelo Social”?
Pois é… no ski na neve funciona que é uma maravilha: respeito e bom humor são pura mágica na montanha.
Pode usar e abusar, dá certo.

2016 © Point da Neve Viagens e Turismo - Grupo S7 - Todos os direitos reservados - Proibida reprodução Desenvolvido por Segundo Andar