Equipamentos e roupas para snowboard

A prática do Snowboard exige a utilização de roupas e equipamentos específicos, fabricados com alta tecnologia e materiais especiais; isto permite que o snowboarder possa curtir, com segurança e conforto, o seu esporte. É essencial para todo snowboarder possuir roupas que armazenem a temperatura do corpo mesmo com temperaturas negativas e utilizar equipamentos que estejam de acordo com o seu peso e altura, garantindo assim a melhor performance e maior segurança durante a prática do esporte. Todo centro de ski oferece, para aluguel ou para a venda, roupas e equipamentos de snowboard.

Abaixo, você irá ler sobre as novidades de produtos ligados ao mundo do snowboard: as 10 melhores pranchas da temporada 2012/2013, observações sobre os testes dessas pranchas (em inglês) & botas feitos por revistas especializadas… coisas para você pensar em gastar dinheiro e ter muito, muito prazer, enfim.

Importante:   

-  o Point da Neve é uma operadora de turismo e não comercializa produtos de ski & snowboard;

-  os textos abaixo,  pesquisados na mídia especializada do mundo da neve,  tem caráter informativo.

AS ROUPAS ADEQUADAS PARA O SNOWBOARD

A melhor marca de roupas de ski da atualidade é a The North Face. Eles possuem roupas versáteis de alta perfomance junto ao máximo de proteção durante atividades na neve. Os produtos da linha Ski da The North Face® são resistentes a água, possuem aquecimento térmico, camadas, secagem rápida e tecnologia de tecidos.

Mas se você não quer comprar nada ainda, toda estação de ski oferece para locação, tanto as roupas quanto os equipamentos específicos para a prática do esporte: as roupas costumam ser os macacões ou as calças + jaquetas, todos sempre feitos de materiais especiais que oferecem proteção e segurança para as condições que você irá enfrentar. Há muitos materiais em uso, no momento, e o grau de sofisticação é notável – mas tem seu preço, é claro, como sempre. Mas vocês irá encontrar fibras de “Insulate”, fibras de kevlar & titânio, seda & derivados de cerâmica, enfim, as lojas dos muitos centros de ski do mundo oferecem roupas espetaculares, de todas as cores e formas, produzidas por grifes famosas ou pequenas fabriquetas locais, com todo o tipo de material e preço.

CALÇAS OU MACACÕES

CASACOS

E OS COMPLEMENTOS (SUPER NECESSÁRIOS) SÃO:

ROUPAS DE BAIXO

Ceroula e camiseta segunda-pele. Hoje existem opções bem justas ao corpo, térmicas e leves, ideais para a prática do esporte.

ÓCULOS

Específicos, fechados e com elástico, lente específica, chamados de Goggles. Os goggles, com lentes desenvolvidas em testes e mais testes, que oferecem enorme facilidade para descer pistas & fora de pistas em diferentes condições de visibilidade e luminosidade, resistência ao embaçamento e choques – além de visuais cada vez mais espaciais, é claro…

CAPACETE

Cada vez mais é incentivado o seu uso. No Snowboard mais que no Ski, é essencial o uso do capacete, chama-se helmet em inglês e casco em espanhol.

GORRO

A maior perda de calor do corpo é pela cabeça… assim, é necessário o uso de gorro, touca ou um chapéu específico – melhor ainda se ele for impermeável. Hoje em dia existem opções… até com fones de ouvido acoplados, pra descer a montanha ouvindo AQUELE som bem bom.

LUVAS

Par de luvas impermeáveis – sempre de ótima qualidade, é muito fácil estragar um dia de ski por dedos congelados. As luvas com seus novos materiais dão uma proteção muito maior ao snowboarder, seja no isolamento contra o frio, na impermeabilização, ou na ajuda contra choques e torções, além de não deixar a mão toda suada se usada a luva adequada às condições por ela propostas.

MEIAS

Devem ser finas, e de tecido especial térmico; meias grossas somente atrapalham a questão de adaptação pés & botas.

OS EQUIPAMENTOS DE SNOWBOARD

O equipamento necessário para praticar o snowboard é composto por pranchas, presilhas e botas. Vamos falar de cada um destes itens abaixo:

A PRANCHA

As pranchas tiveram o seu desenho radicalmente alterado, com designs em forma de curva progressiva e novos ângulos de ataque dos cantos. Com o uso cotidiano de materiais exóticos – composites de cerâmica, fibras de carbono & kevlar, titânio, entre outros na sua fabricação, que vieram para permitir uma redução do peso e ao mesmo tempo uma melhor  resistência às torções e maior flexibilidade da prancha. Implementou-se também o endurecimento progressivo conforme o tipo de neve enfrentado… enfim, as pranchas de hoje são muitíssimo melhores que as antigas. Ficou muito mais fácil praticar o esporte, principalmente para os iniciantes. 

O equipamento de snowboard consiste em uma  ”tábua” (prancha), e as fixações/presilhas que irão prende-la às botas, tudo feito de materiais especiais, que visam a facilitar a prática do esporte, além de proporcionar muita segurança, sendo ajustáveis ao tamanho do pé do praticante.


Os computadores, e a possibilidade de criar designs especiais, testá-los virtualmente e corrigir suas falhas, deram ao snowboard um incrível salto de qualidade. E… o conjunto destas novidades trouxe ao esporte uma incrível melhoria na facilidade para aprender a andar de snowboard; facilitando a execução das curvas ou do “turn“; para enfrentar diferentes tipos de terreno com a mesma prancha – a chamada all mountain board; para frear; para proteger o snowboarder quando em caso de queda ou de movimento errado. Creiam: hoje em dia, é MUITO melhor de fazer snowboard, e MUITO mais tranquilo e seguro… não queiram saber o que era fazer uma curva com uma prancha de madeira, com os pés amarrados com tiras de couro e uma cordinha para lhe dar “estabilidade”.

Os snowboards, de forma geral, são oferecidos: uso “turístico”, uso esportivo, uso competição, uso fora de pista. Sugiro descartar os de competição: é claro que são lindos e rápidos… mas é como uma Ferrari no trânsito pesado de uma rua cheia de buracos: você estaria muito mais feliz numa kombi, esta é a dura realidade. Os snowboards de competição são duríssimos, extremamente sensíveis ao menor movimento, e exigem muito do snowboarder. São ótimos numa competição, mas não são adequados para usar fora disso, mesmo. Os snowboards com a base mais larga são excelentes para o fora-de-pista, mas também são muito específicos; ótimos na neve fofa já que por serem maiores aumentam a superfície de contato com a neve facilitando o snowboarder a “flutuar” e surfar a powder, mas não é uma boa prancha para pistas, pois dificulta qualquer manobra devido ao seu maior tamanho, tirando a agilidade de uma prancha mais compacta.

Ficamos com duas hipóteses, os turísticos e os esportivos. Fique com os esportivos, de ótima qualidade, os de modelos novos, e, se possível, zero-bala, o que é sempre o melhor dos mundos… Dê uma navegada nos sites dos fabricantes de snowboard, é totalmente fascinante pela quantidade, beleza, tecnologia e explicações técnicas dos porquês de cada equipamento ser daquele jeito, material, dimensões.

FIXAÇÕES  OU PRESILHAS

Você chega nas shops dos centros de ski, examina os modelos, tenta conseguir algo legal e novinho, com os cantos em bom estado e as bases sem muitos riscos. Correto, todo mundo faz isso.

E as presilhas são tão importantes mas sempre esquecidas: cada vez mais oferecem segurança ao usuário. E com design que, por sua atuação (colocação/ângulos das forças), também facilitaram muito a vida do snowboarder. Hoje existem presilhas que não requerem nem que o usuário sente-se para predê-las, basta enfiar o pé em cima da base da presilha que ela se prende à parte de trás da bota.

As presilhas- onde suas botas ficarão presas à prancha – tem uma importância fundamental, principalmente para garantir a segurança de suas articulações. É essencial para que a presilha funcione que elas estejam reguladas de acordo com seu peso e tamanho da bota de snowboard e isso… pouca gente se preocupa, confere, cobra as providencias com o pessoal das shops. Confira sempre as regulagens de acordo com o tamanho do seu pé (ele nao pode sair muito para fora da largura da prancha tanto na ponta dos pés como no calcanhar) e de acordo com a posição das presilhas na prancha (uma boa distância entre elas facilita muito o aprendizado)!

Na hora de alugar a sua prancha num rental da estação de ski o faça com atenção e exija equipamento que você considere adequado e se sinta confortável. Prove as diferentes aberturas das presilhas (bindings, em inglês) até encontrar uma que você goste e cuide também o ângulo que irão regular, os pés um  pouco abertos ajuda muito também!

BOTAS

Vamos às botas, algo que merece MUITA atenção! As botas são calçados acolchoados por dentro e com o tempo se adaptam perfeitamente ao formato do seu pé. É parte fundamental para a boa prática do esporte, e com alguma paciência, não irá trazer problemas, e trará muita satisfação final.

  • Há vários tipos de botas, feitas especificamente para pessoas com pés chatos ou em arco, estreitos ou largos. E há botas com injeção de gel, em que a bota adquire o formato do pé do dono. Assim, sempre há uma bota que será adequada a seu pé.
  • Botas de snowboard devem ser firmes mas nunca apertadas. Quer saber se ficou boa? Faça um simples teste: calce a bota, flexione bem os joelhos e veja se o seu dedo do pé não encosta na bota. Se não enconstar, você está pronto para ir! Se encostar quer dizer que em algum momento ela o fará sentir apertado e poderá até fazer você perder a sensibilidade dos dedos do pé que são parte essencial para o snowboard. Ao finalizar a compra, nunca aperte a bota demais no pé ou na perna por podem tirar a circulação de qualquer área. Não faça isso!
  • As meias devem ser de material específico, finas. Não use meias grossas de lã, só tiram a sensibilidade dos dedos, que são o mestre das botas e, na sequencia, da direção de seu snowboard.
  • Quer ser feliz? Não compre perfumes, nem bobices diversas, e compre suas botas, pesquise bastante antes nos sites dos fabricantes aquela que se adapta a seu tipo de pé, escolha a mais top e… be happy! Para mulheres existem botas lindíssimas hoje em dia, difícil é escolher só uma!
  • A cada dia que passa a teconologia facilitar mais a colocação da bota e regulagem. Amarrar os cadarços é coisa do passado! Hoje existem botas que possuem um simples botão na frente que você gira (fácil demais) e pronto vai regulando todos os cadarços da bota, desde perto dos dedos do pé até o meio da canela. Invista em uma dessas! Ao final do dia você irá se sentir aliviado para soltar o cadarço sem o menor esforço e a bota simplesmente escorregar do seu pé sem força alguma.
  • As botas são construídas para diversos objetivos específicos : há as botas masculinas e femininas, as de adulto e as infantis, cada uma com características completamente distintas das outras; há botas de turismo, botas esportivas, botas de competição, botas melhores para pista, outras para fora-de-pista… enfim, uma enorme variedade, tudo para que as pessoas consigam fazer snowboard cada vez melhor, com mais segurança, maior conforto e proteção contra o frio, maior controle.

OS TOP 10 SNOWBOARDS DO MOMENTO


Abaixo, você irá ler sobre as novidades de produtos ligados ao mundo do snowboard: as 10 melhores pranchas da temporada 2012/2013, observações sobre os testes dessas pranchas (em inglês) & botas feitos por revistas especializadas… coisas para você pensar em gastar dinheiro e ter muito, muito prazer, enfim.

1. Burton Harvest Snowboard

 

2. Endeavor B.O.D.

3. GNU Impossible A.S.S. Pickle

4. K2 Ultra Dream


5. Lib Tech Phoenix Series Jamie Lynn C3

 

6. Nitro Ultimate



7. Never Summer Cobra


8. Ride Machete GT


9. Salomon Villain

10. Sims X-Wedge

BOTAS DE SNOWBOARD MASCULINAS

Burton SLX

Botas Masculinas para Snowboard

ShrinkageT Footprint Reduction Technology
Support: 7
Lacing: Speed ZoneT System
[Featuring Molded Handle Design]
Liner: Therm-ic Heat Pre-Wired ImprintT 5 Liner
$569.95

SLX could stand for so many things, maybe even something likely X-treme. This boot has ShrinkageT footprint reduction technology, a 7 grade in stiffness and ankle support, speed zoneT lacing system with molded handle design and Therm-ic heat pre-wired imprintT liner.

BOTAS DE SNOWBOARD FEMININAS

Burton Axel Women’s

Botas Femininas para Snowboard

Support: 4
Lacing: Speed ZoneT System
Liner: FlexT 2 Liner with True FitT Design
Cushioning: EST Optimized Midsole with B3 Gel Cushioning
$279.95

A top level freestyle boot that gives girls a high performing foot piece both in and out of the park comes with mid grade support, speed zoneT lacing system, FlexT 2 liner with True FitT Design and EST Optimized Midsole with B3 Gel cushioning to soak up that extra shock.

Os comentários estão encerrados.