A neve

NeveA neve sempre exerce uma enorme sedução sobre a maioria das pessoas – principalmente sobre nós, brasileiros, acostumados a vê-la apenas os filmes e nas fotos. As sensações que temos ao entrar em contato com a neve são muitas, e completamente diferentes do que estamos costumados, vivendo num país tropical: o frio seco, as paisagens que misturam o verde dos bosques com o branco intenso, a fauna e a vegetação tão distintas da nossa, os cheiros das lareiras e das comidas típicas dos lugares de frio; a possibilidade de fazer um grande número de atividades, sejam estas os esportes de neve como o ski e o snowboard, sejam as caminhadas (trekkings), os passeios de bicicleta, trenó, motos de neve, cavalos, jipes tracionados; o desfrute dos resorts de montanha, que costumam oferecer a seus hóspedes um grande número de atividades de lazer e descanso, com suas instalações aconchegantes e suas alternativas de salas de leitura e salas de jogos, salas de fitness, ginástica e yoga, sauna, massagens, tratamentos de beleza, além de cinemas, atividades culturais e diversão constante para as crianças.

Enfim, estar na neve é algo que, por si só, faz de uma temporada de férias algo muito especial, divertido e diferente, seja para as pessoas que viajam sozinhas, para os esportistas, para os grupos de amigos, para as famílias com seus filhos e netos, todos voltarão de uma temporada de neve sentindo que fizeram algo muito difícil de ser igualado por qualquer outra atividade de lazer.

Leia também

Tipos de neve
Temporadas de neve
Enciclopédia de neve

Para chegar nos lugares de neve, é muito fácil: os lugares de turismo de neve são sempre construídos perto de grandes cidades e seus aeroportos, e há sempre uma estrutura preparada para providenciar este acesso, sejam ônibus regulares, transfers em vans ou em automóveis, táxis e transportes fornecidos muitas vezes pelos próprios hotéis.

neve na estacao de esqui
Os lugares mais procurados para curtir as temporadas de neve são: nos nossos países vizinhos, Argentina (com seus conhecidos centros de ski de Bariloche, Chapelco, Las Leñas, Ushuaia e Villa Angostura) e Chile (Valle Nevado, El Colorado, Farellones, Portillo, Pucon e Termas de Chillan) e as centenas de centros de neve encontrados nos USA, Canadá e Europa. A temporada de neve de Argentina e Chile inicia, habitualmente, na metade do mês de Junho, com término ao início de Outubro; e a temporada de neve do Hemisfério norte inicia na metade de Novembro, prolongando-se até o início do mês de Maio.

Alguns comentários que vale ressaltar:

Altitude… algumas pessoas, quando vão à montanha, sentem um pouco os efeitos da altitude; isso costuma passar no primeiro dia, com um pouco de descanso e uma ou outra aspirina, não devendo ser motivo de susto para ninguém. O ar seco também pode causar algum tipo de desconforto, e por isso todos hotéis oferecem aos seus hóspedes a possibilidade de usarem vaporizadores em seus apartamentos.
Língua… os resorts de neve recebem público do mundo inteiro, e isso faz com que seus funcionários estejam preparados para atender aos hóspedes sem grandes problemas de comunicação. Nos centros de esqui de Argentina e Chile, nosso portunhol é língua corrente, não haverá qualquer problema. E nas estações de neve de Usa, Canadá e Europa, o mesmo portunhol, acrescido de sinais e boa vontade irá resolver todas as situações, acredite.
Social… os centros de turismo de neve recebem pessoas de todo o mundo, de bom nível sócio-cultural, oferecendo bons serviços hoteleiros, boa comida e muita tranqüilidade e segurança. A atividade favorece o contato social, seja pelos teleféricos, nas aulas dos esportes, nas piscinas e nos diversos cursos oferecidos como passatempo; nos almoços e jantares, nas confeitarias de montanha, nos shows e atividades de animação e lazer oferecidas pelos resorts, fazem com que apenas por vontade própria um turista, esquiador ou snowbordista se sinta sozinho num centro de ski, numa cidade de montanha, num vilarejo de neve – habitualmente, em poucos dias todos se conhecem e se cumprimentam como velhos amigos.

Os comentários estão encerrados.