Baqueira Beret na Espanha: a estação Real

24 de junho de 2019
Baqueira Beret na Espanha: a estação Real

Após mais de 40 anos isolada do resto da Espanha, a estação de esqui preferida da monarquia espanhola está mais convidativa do que nunca. Em Baqueira Beret exclusividade, história e adrenalina estão em sintonia.

Situado na região dos Pirineus, a 287 km de Barcelona, Baqueira Beret é o destino nevado predileto da família real espanhola, onde automóveis de luxo contrastam com edificações rústicas e de arquitetura medieval. O vilarejo, localizado no Vale de Aran, foi fundado em 1964 e durante quase meio século permaneceu isolado pelas cordilheiras, tendo acesso mais fácil pela França e por Andorra do que via Espanha. O isolamento teve fim em 2007 com a construção do túnel de Viella, que liga Lérida ao Vale de Aran, permitindo o acesso a todas as demais províncias da Catalunha, incluindo Girona, Tarragona e a capital Barcelona. Hoje é a principal estação de esqui dos espanhóis, atraindo turistas de todas as partes do mundo por sua beleza, atmosfera e excelência. “Visitei Baqueira Beret no réveillon e, dado o período, imaginei que encontraria preços bem mais elevados do que realmente encontrei. Foi uma grata surpresa”, lembra Cristiano Reis Simões, sócio e diretor do Point da Neve.

Cristiano Simões Sócio e diretor do Point da Neve. Fotógrafo: Ricardo Lage

VILAREJOS, CULTURA E HOTELARIA

Ao longo do trajeto que conduz à estação de esqui, há dezenas de vilarejos, entre eles Arties, Salardú, Tredós e Baqueira, todos com menos de mil habitantes e orgulhosos de suas tradições. “São povoados que ficaram isolados por muitas décadas e, em razão disso, possuem uma cultura própria. Muitos visitantes optam pela hospedagem nos vilarejos para viver uma experiência típica”, comenta Cris Simões, que se hospedou em Viella, a mais estruturada cidade da região, provida de boa rede hoteleira, restaurantes e comércio. “Foi um prazer ficar em Viella, pois ali tudo é perto, mas na minha próxima viagem a Baqueira Beret pretendo vivenciar a cultura dos pueblos.”

Divulgação Baqueira Beret

ESTAÇÃO DE ESQUI

A maior e mais procurada estação de esqui espanhola conta com três áreas esquiáveis: Baqueira, Beret e Bonaigua. As três são interligadas por gôndolas e teleféricos de cadeira, que atendem as 98 pistas. Ao subir a montanha, a história dos povoados dá lugar a uma estrutura esquiável súper moderna, que conta com centenas de instrutores bilíngues. Ao pé da montanha, bares e restaurantes honram a boa gastronomia catalã e saciam os esportistas com farta variedade de sopas, lanches e os afamados tapas. Estar em Baqueira Beret é deslizar na neve o dia todo, contemplar o mágico entardecer nos Pirineus e dar uma esticada até Barcelona (287 km) e Andorra (118 km) para viver uma das mais exclusivas experiências catalãs. Algo para ficar gravado na memória.

Divulgação Baqueira Beret

GASTRONOMIA

As construções dos vilarejos preservam um rico patrimônio histórico e muitas delas foram convertidas em pubs, delicatéssens e restaurantes, o que significa que uma simples refeição pode se tornar uma experiência cultural. “Degustar uma cerveja naqueles ambientes rústicos e repletos de história foi incrível e se tornou uma das lembranças marcantes da viagem. Também recordo das delicatéssens com seus presuntos e demais embutidos de inigualável sabor”, relata Cris. O isolamento geográfico dos Pirineus acabou por moldar a gastronomia local, que assimilou influências das culinárias francesa e andorrana. Além dos embutidos, o trinxat, prato preparado com repolho, carne de porco e batatas, é uma tradição de Baqueira Beret.

Divulgação Baqueira Beret

 

Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Edição 5. Para ler o conteúdo completo é só clicar aqui.

Solo
Contato via Whatsapp >