Guia para esquiar em Ushuaia

29 de maio de 2018
Guia para esquiar em Ushuaia

Informações gerais sobre Ushuaia

Bem-vindo ao Fim do Mundo!

Ushuaia é uma cidade portuária, situada à beira do Canal de Beagle, ao pé de uma série de montanhas, que durante boa parte do ano, estão cobertas de neve. Entre estas montanhas está o Cerro Castor, a 26 km do centro da cidade, onde foi construído um belo centro de ski que, hoje, atrai turistas de todo o mundo e a localização tão austral de Ushuaia faz com que sua temporada de neve seja longa, e com grande garantia de neve em quantidade e boa qualidade.

Recebendo muitos visitantes de todo o tipo, a cidade vê chegar navios de cruzeiro sem parar, recebe turistas interessados na Patagônia e eco-atividades, esquiadores e snowbordistas, alpinistas e trekkers, enfim muita gente…A população da cidade é extremamente gentil e receptiva, convivendo com o turismo há décadas e, assim, sabendo da importância da simpatia como fonte de atração de pessoas.


 

Ushuaia também tem uma boa quantidade de restaurantes legais, bistrôs, lojas de artesanato e galerias de arte. É uma zona livre de impostos – e assim, como possuidora de um porto livre, tem uma área de intenso comércio que faz a festa dos visitantes: há mercadorias de todo o mundo, de todo o tipo, vendidas a bons preços. São muitas quadras de lojas, e é quase impossível sair dalí sem um montão de sacolas cheias de coisas.

Assim, além de curtir a montanha e praticar ski & snowboard, há muito o que ver e fazer na região: visitas a parques, passeios de barco, excursões ao famoso Presídio desativado, museu do fim do mundo, observação de animais exóticos e muito mais.

Como chegar

  • Ushuaia está muito distante … assim, pense em termos de avião, é claro.
    Assim… muitos vôos diários, vindos de Buenos Aires, ao aeroporto da cidade, que é preparado para receber um fluxo intenso de turistas de todo o mundo.
  • Ou, se tiver tempo, dinheiro&charme sobrando, compre uma cabine num cruzeiro que faça escala em Ushuaia e… feliz skiweek!

LOCALIZAÇÃO


Ushuaia é, simplesmente, a cidade mais meridional do mundo. Em outras palavras, você está muito, muito perto da Antártida – são 800 km rumo sul até lá, e bem longe de Buenos Aires, que está a 3.600 km ao norte. A região é famosa há séculos, pela suas características de topografia, vegetação, clima, animais, tudo muito diferente daquilo que se está acostumado.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
A cidade foi fundada em 12 de outubro de 1884, sobre as costas do Canal de Beagle, e é rodeada pelos montes Martial e Olivia, pertencentes à cordilheira dos Andes, e pelos férteis e belos vales glaciais.
Confira a localização de Ushuaia no mapa:
Exibir mapa ampliado
Veja a seguir alguns comentários e curiosidades sobre a cidade & região:

CERRO CASTOR

O centro de Ski do Cerro Castor, o mais novo da América do Sul, encontra-se a 25 km do centro da cidade. É o Centro de Ski mais austral do mundo e tem a a temporada de neve mais extensa da América do Sul, oferecendo ótimas condições para a prática dos esportes de neve. Localizada a 195 metros sobre o nível do mar e com o cume de 1.057 metros, o a estação de Cerro Castor possui mais de 34 pistas com 650 hectares esquiáveis, 12 teleféricos, snowpark e pista de patinação inaugurada na temporada de 2016. De acordo com o site oficial do cerro, existem projetos para ampliação do número de skilifts (meios de elevação) e de pistas, tudo para dar mais opções e conforto aos amantes da neve.

 
Clique aqui para saber mais sobre o a estrutura da estação
Veja os detalhes da montanha no item DADOS TÉCNICOS e os detalhes da hotelaria no item HOTÉIS, no sub-menu acima.

HOTELARIA E SERVIÇOS

Ushuaia conta com uma boa e variada rede hoteleira. Há diversas opções de hospedagem, desde as mais simples pousadas e até os mais sofisticados resorts e spas. O que não falta são opções nas quais se pode ficar muito bem acomodado e com muito conforto. A cidade oferece também inúmeros restaurantes típicos e muitas alternativas de lazer.

Veja aqui todos os hotéis de Ushuaia

GASTRONOMIA

Lá é a terra dos king crabs, aqueles caranguejos gigantes das águas geladas, que você devora dando porradas com um martelo de madeira. Uma refeição/hobby ideal para aqueles dias de ira/fome….se é que alguém já passou por isso…A cidade apresenta ainda pratos tradicionais como a merluza-negra, os mariscos, os pescados e também o assado de ovelha da Patagônia.

Confira nossas dicas de restaurantes em Ushuaia

ATRATIVOS CULTURAIS

Museu do Presídio: A prisão no fim do mundo (Cárcel del Fin del Mundo),é uma das principais atrações de Ushuaia onde tem um museu chamado Museo del Presidio, com estátuas de cera dos criminosos que estavam presos por lá. Também é o lugar do curioso Trem do Fim do Mundo “Ferrocarril Fueguino austral” ou “El Tren del Fin del Mundo”.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 

ATRATIVOS NATURAIS

Se no verão Ushuaia lhe oferece a possibilidade de praticar esportes como trekking, navegação, pesca e bicicleta, no inverno a galera aproveita para esquiar ou praticar o snowboard! Um catamarã (tipo de embarcação) leva os turistas para uma volta nas águas geladas que separam a ponta da américa do sul da antártida, logo ali pertinho. E o Farol do Fim do Mundo marca o ponto de retorno do passeio: a partir dali existem apenas água e gelo. Um ponto muito interessante… Bueno, além dele, há centenas de focas, leões marinhos, lobos-marinhos, gaivotas, pelicanos, andorinhas…

Por falar nisso, perto de Ushuaia, na cidadezinha de El Calafate, existe uma imponente massa de gelo chamada “Glaciar Perito Moreno”. Um presente da natureza que se faz impressionante e inesquecível para seus visitantes.

OUTROS ATRATIVOS

Museu do Fim do Mundo: é dedicado aos povos indígenas, à natureza, à historia local e aos naufrágios ocorridos nas proximidades da cidade.
Trem do Fim do Mundo: antigamente, os presidiários eram transportados de trem para fornecer lenha à população. Hoje, é utilizado para resgatar a história da Patagônia. O ponto de partida do passeio histórico é a Estação do Fim do Mundo, localizada a 8 Km de Ushuaia. Durante o trajeto, são vistas florestas antigas, turfeiras, rios e a reconstrução de um assentamento nativo. Faz-se uma parada na cascata Macarena e a última parte do passeio é feito dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo.

Mergulho em Ushuaia: as águas da região são cristalinas e ótimas para o mergulho, mas a melhor época para realizá-lo se encontra entre os meses de março a dezembro, já que a atividade solar permite uma visibilidade que supera os 15 metros. A temperatura da água varia de 0 a 4°C.
Canal de Beagle: separa as ilhas do extremo sul do continente da Terra do Fogo, no extremo da América do Sul. Marca também a fronteira entre o Chile e a Argentina. Pode-se navegar pela região, partindo do porto de Ushuaia, em visita a várias ilhas pelo caminho, como a dos Pássaros, Alicia, Bridges e Redonda, onde se avistam lobos marinhos, pingüins magalhânicos, cormoranes e outras aves marinas. Preferencialmente no verão se chega à estância Harberton, onde viveu o primeiro homem branco na Terra do Fogo.
Parque Nacional da Terra do Fogo: é o mais austral do continente, com 63 mil hectares. Ocupa 6 Km do Canal de Beagle e faz divisa com o Chile. A fauna é composta de guanacos, raposas vermelhas (típicos), castores canadenses e coelhos. O parque encontra-se localizado a 11 km de Ushuaia, é o único da Argentina que possui costas para o mar. Ele tem admiráveis vistas de lagos, florestas e turfeiras para todos os amantes da natureza. A partir de Ushuaia, é possível realizar atividades como o trekking e passeios de caiaque pelo Rio Lapataia, de águas tranqüilas e transparentes. Nas excursões pelo Canal de Beagle são avistados lobos marinhos, pingüins magalhânicos e cormoranes.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
Parque Nacional Lapataia: está a 18 Km de Ushuaia. Foi criado em 1.960 para proteger a porção mais austral de bosques subantárticos. No parque, é possível caminhar até o Canal de Beagle, pela Bahia Ensenada. A outra via de acesso é pela Bahia Lapataia, a mais utilizada pelos turistas.
Cuevas del Alvear: localizado a 26 Km de Ushuaia, é um dos cerros mais emblemáticos dos Andes fueguinos, por ser uma das elevações de maior altura da parte argentina e por que o seu cume é quase plano, coroado de gel e neve durante o ano todo. Apesar de próximo à cidade, é um lugar agreste e solitário, que guarda muitas surpresas, como guanacos em bandos, condores e o zorro colorado.
Paso Garibaldi: mirante de onde se vê o lago Fagnano e o lago Escondido.
Lago Escondido: localizado a 60 Km de Ushuaia, encravado na cordilheira, ao pé do Paso Garibaldi, oferece uma paisagem impressionante. Para se chegar, são percorridos 36 Km de um caminho composto de pedras roladas. Na região do lago, pode-se fazer caminhadas pelas montanhas e pescar.
Lago Fagnano: localizado a 100 Km ao norte de Ushuaia, é dividido entre a Argentina e o Chile. Era chamado de “descanso do horizonte” pelos nativos, porque a linha imaginária do horizonte onde está a cordilheira dos Andes é interrompida pela linha formada pela superfície do lago. É um espelho d´água impressionante. É reconhecido internacionalmente pela pesca de trutas e salmão.
Lago Yehuin: está a 160 Km ao norte de Ushuaia, em um local privilegiado para se praticar pesca esportiva, navegação, cavalgadas, trekking e mountain bike.
Glaciar Martial: a 7 Km da cidade, constitui a fonte de água potável mais importante de Ushuaia. Durante os meses de inverno, no monte Glaciar Martial funciona um Centro de Esqui. Do teleférico, tem-se vista para o Glaciar, Ushuaia, Canal de Beagle e da Ilha Navarino, no Chile.
Valle Tierra Mayor: localizado a 22 km de Ushuaia, é o centro de esqui mais completo da região, sendo pioneiro na prática e aluguel de wind-ski e motos-trenó. Também é possível realizar caminhadas.
Confira aqui mais dicas que o Point da Neve te dá para passeios em Ushuaia

HISTÓRIA


Os primeiros desbravadores destas terras chegaram a pé ao que é hoje a Ilha Grande (ou Isla Grande, em espanhol), há mais de onze mil anos. Foram caçadores nômades que vieram do norte, dispostos a sobreviver com os recursos naturais de um espaço que ainda se mantinha conectado à Patagônia Continental. Tempos depois, chegou uma segunda onda de desbravadores nômades; estes últimos vieram navegando, de ilha em ilha, desde o arquipélago ocidental da Patagônia.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
Milhares de anos fizeram com que as águas oceânicas causassem a erosão de uma parte considerável do continente. Violentos movimentos terrestres geraram essa divisão continental, formando uma grande ilha e um passo inter-oceânico.
O homem europeu só conheceria a Ilha Grande da Terra do Fogo e o Estreito de Magalhães bem mais tarde. Em meados de 1520 a expedição de Fernando Magalhães ao Sul da América do Sul rendeu as primeiras descrições da Terra do Fogo.
Durante a travessia, os navegantes espanhóis observaram fogo e fumo sobre a costa setentrional, e em virtude disso batizaram a ilha como Terra do Fogo (ou Tierra del Fuego, em espanhol). Com o tempo várias expedições européias permitiram um contato mais direto entre o homem branco e os aborígenes.
Uma missão de pastores anglicanos, dirigida por Thomas Bridges, instalou-se na zona do Canal de Beagle em 1869, formando o primeiro assentamento europeu no que compreende, atualmente, o território do departamento de Ushuaia.
A cidade foi fundada em 12 de outubro de 1884, sobre as costas do Canal de Beagle, e é rodeada pelos montes Martial e Olivia, pertencentes à cordilheira dos Andes, e pelos férteis e belos vales glaciais.
À medida que o homem branco avançava sobre o território, a vida dos indígenas ia sofrendo gravíssimas perturbações. De vários pontos da ilha, inclusive de Ushuaia, partiam bandos de mercenários contratados por fazendeiros, com o consentimento das autoridades, para exterminar a população aborígene. Já em 1930 quase toda a população aborígene havia desaparecido.
No início do século XX foi construído nas proximidades da então aldeia de Ushuaia o célebre Presidio de Ushuaia, que funcionou de 1902 a 1947. Posteriormente passou para as mãos da Marinha da Argentina e, após um longo tempo de abandono, foi transformado em um museu, o Museo del Fin del Mundo. O museu exibe, entre outras curiosidades, a linha de ferro mais austral do mundo, que conduzia os presos do Presidio de Ushuaia aos campos de trabalho situados no atual Parque Nacional Tierra del Fuego. Recentemente a linha de ferro foi reativada com propósitos turísticos, conectando o terminal, situado no parque nacional, com a Baía de Lapataia.

GEOGRAFIA

O clima de Ushuaia é frio, em virtude do que a vegetação da região é quase exclusivamente a tundra, com uma temperatura média anual de 5,7 º[Celsius] e uma pequena oscilação anual que vai de 1,5 ºC em julho a 9,4 ºC em janeiro. O volume das precipitações na região gira em torno de 524 mm anuais e se divide equitativamente ao longo do ano.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 

Ushuaia encontra-se a 250 km sudoeste de Rio Grande, outra importante cidade da Terra do Fogo. Ambas as cidades estão unidas pela Rota 3 que termina na Baía de Lapataia.
Ushuaia conta com boa infra-estrutura hoteleira e gastronômica, onde são servidos pratos tradicionais da região como a centolla, a merluza-negra, os mariscos, os pescados e também o assado de ovelha da Patagônia.
Fonte: pt.wikipedia.org

Dicas úteis

Ushuaia é uma cidade interessante e exótica localizada tão próxima à Antártida, em frente ao encontro dos Oceanos Atlântico e Pacífico com arquitetura peculiar e colorida, montanhas nevadas e muita história …
Enfim, vale a pena ler as dicas recolhidas entre muitos visitantes habituais do lugar – incluindo nós do Point, por supuesto.
Antes disso, contamos três ótimas novidades da Temporada 2016, que farão o merecido sucesso no Cerro Castor !

  • Para a alegria dos experts, foi inaugurada a nova pista preta “Chimango” , com 1.050 m de extensão, permitindo descer do cume à base – haja pernas.
  • Na base, em frente ao restaurante Morada Del Aguila, foi inaugurada a pista de patinação ao ar livre – haja pernas II .
    O centro de ski conta agora com 19 canhões de neve – e quem frequenta centros de ski bem sabe como isso melhora a qualidade de uma skiweek, concordam ?

Vamos às dicas :
VENTO
Venta prá caramba em Ushuaia.
Afinal, você está no fim do continente… as nuvens são esfarrapadas como você jamais viu igual, e o tal ventinho exige providências antecipadas: prepaire yourself!
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
LOJAS
Ushuaia, como zona franca, tem uma quantidade muito grande de lojas que vendem produtos importados e nacionais, livres de taxas … caminhe bastante antes de comprar qualquer coisa, pois você poderá mudar de idéia muitas vezes durante estas pernadas…
SKIS RECOMENDADOS
Em Ushuaia você poderá encontrar equipamento – skis, pranchas, botas, bastões – moderno para alugar (a preços de equipamento “ demo” , é claro ): sim, vale a pena pagar mais caro, a tecnologia faz com que a facilidade e segurança oferecidos pelos equipamentos sejam maiores a cada ano – use o melhor equipamento disponível,sem dúvida.
E, desde já, fique sabendo o que rola de melhor no mundo da neve, dê uma navegada :
http://www.neve.com.br/equipamentos-e-roupas/
O TREINAMENTO DAS EQUIPES DE SKI & SNOWBOARD
Não perca essa! Durante as temporadas de neve, Ushuaia recebe em média a visita de 25 equipes de ski e snowboard de todo o planeta – sim, você estará esquiando, habitualmente, ao lado dos melhores atletas do mundo; poderá admirar a sua técnica e manobras espetaculares ao vivo; e à noite trocar uma ideia com eles em algum restaurante ou pub do povoado. Para quem curte o Mundo da Neve, isso é realmente algo que faz diferença.
ABORÍGENES
Lá no museu do fim do mundo você vai ficar sabendo muita coisa sobre os verdadeiros donos da terra, o povo da Terra do Fogo. Não perca, é fantástico saber como eram, como viviam, como foram colonizados e, claro, dizimados por nós em poucos anos.
CLIMA
É sagrado por aqui o tempo mudar com muita facilidade. Em Ushuaia de uma hora pra outra o céu que estava azul, pode mudar para uma grande nevasca ou vice versa. Portanto, ao sair para a montanha ou passeios é sempre bom estar prevenido.
CÂMBIO
Em Ushuaia as casas de câmbio fecham cedo, em torno das 03:00 hs da tarde. Portanto, para quem passa o dia na montanha o ideal é trocar o dinheiro em Buenos Aires.
ALUGUEL DE SKI E SNOWBOARD
No Cerro Castor existem duas lojas de aluguel de equipamentos. Recomendo a loja na base, junto ao bar e restaurante Gancia, pois lá se encontram as mais modernas e melhores opções de “equipos”.
KING CRAB
Ushuaia é um ótimo lugar para comer os king crabs, aqueles caranguejos gigantes das águas geladas, que você devora dando porradas com um martelo de madeira. Um must!
DICAS DO JOSUÉ, MARTINA E MARIANA MENEZES
1. Quem quer alugar equipamento tem duas opções no Cerro. Uma na Boleteria e outra no restaurante da base (é a mesma loja). Quando a gente acha que só tem na boleteria, mas descobre depois que o material do restaurante é mais variado e mais novo. Até dá para trocar, mas ninguém acaba fazendo isso, a não ser que tenha pego uma bomba.
2. A representante da Badino, em Ushuaia (Tolkeyen) só tem um transfer de retorno por dia às 17:30, mas existem transfers relativamente regulares para descer a partir das 15:30 hs.
3. A saída do primeiro lift, que leva para a cota intermediária, de onde se acessa todas as demais é bastante acentuada (incrivelmente mais acentuada que qualquer outra da estação, até mesmo as dos cumes) e causa frequentemente tombos nos enferrujados e/ou inexperientes. Esta subida pode ser feita sem o equipamento, mas nem todo mundo percebe isso e só se dá conta quando já é tarde demais…
4. Se alguém te perguntar se vale a pena comprar roupas de esqui por lá, diz que sim. Tem uma loja chamada Popper que tem de tudo (muito grande) e tem preços prá lá de interessantes, principalmente no material da Columbia. Para ter uma idéia, um casaquinho reversível infantil (para a Mariana) que em Buenos Aires estava em todas as lojas mais de 300 pesos, pagamos 189 pesos. Os Titanium da Columbia – que infelizmente não compramos – que em Buenos Aires estão quase mil pesos, lá estavam por volta de 600.
COMO ESTÁ USHUAIA PARA A TEMPORADA 2016 ?
O jornal “ El Diario Del Fin del Mondo “ , de Ushuaia , publicou recentemente uma matéria bem interessante, com comentários sobre a cidade, novidades, programações para a temporada de neve e informações úteis.
Vale a pena ler: você treina o seu Portuñol e já fica sabendo de tudo desde agora!
Como ya es un clásico del invierno Cerro Castor, el centro de esquí más austral del mundo, presenta una nueva temporada con muchísimas novedades.
Este año Cerro Castor se convertirá en el primer centro de esquí de Argentina en tener su propia pista de patinaje natural sobre hielo, ofreciendo a sus visitantes la posibilidad de patinar al aire libre rodeados de un paisaje natural privilegiado. El área especialmente acondicionada para tal fin es de 392 metros cuadrados y se encuentra ubicada en la base del cerro, frente al restaurante Morada del Águila. Sumando así, una experiencia completa de deportes invernales a la altura de los centros europeos.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
En el área de servicios, los turistas tendrán la posibilidad de comprar sus pases de manera online y con anticipación. Con el código que se obtenga a través de la web (www.cerrocastor.com), será posible cargar el pase del año pasado y dirigirse directo a las pistas de esquí, sin pasar por boletería, con el consiguiente ahorro de tiempo y practicidad.
En cuanto a la ampliación de pistas y circuitos, la nueva pista negra Chimango de 1.050 metros de longitud, comenzará desde la parte superior de la pista Águila Mora y llegará a la pista Senda Guanaco, con un desnivel de 300 metros. Será una alternativa más para descender desde la cumbre. Cerro Castor suma así una totalidad de 34 kilómetros esquiables.
Además, se llevó a cabo la construcción de un nuevo circuito llamado Castor Cross, diseñado especialmente para las disciplinas de Ski/Border de 950 metros de longitud. Este circuito comienza en la nueva pista Chimango, con un desnivel de 150 metros.
En lo que hace a infraestructura, esta temporada se podrá disfrutar del nuevo túnel metálico sobre la 1er Magic Carpet del sector principiante de 24 metros. Será el primer túnel de Sudamérica mejorando el servicio, ya que en caso de nevada siempre estará operativa por estar cubierta y no permitiendo así la acumulación de nieve.
Además, para aquellos esquiadores que buscan la combinación perfecta entre la mejor calidad de nieve y una infraestructura de nivel internacional, encontrarán mapas en diferentes puntos y la incorporación de nuevas redes de seguridad para el mejor funcionamiento de los servicios.
Los turistas y esquiadores este año, contarán con una ampliada playa de estacionamiento.
Los empleados que residen durante la temporada, encontrarán más comodidades con la ampliación del edificio para dormis.
Calendario de Eventos 2016
• 9 de julio – Bajada de Antorchas
• 16 de julio – After Ski Quilmes
• 30 de julio – Desafío Esquí de Travesía
• 5 de agosto – Día del Montañés
• 14 de agosto – Día del Niño
• 20 de agosto – SnowGolf / After Ski Quilmes
• 27 de agosto – Desafío Ushuaia Invierno
• 10 de septiembre – Rugby X-Treme
• 19 al 22 de septiembre – Campeonato Nacional Cadetes
• 26 al 29 de septiembre – Carreras FIS – Final Copa Sudamericana
A estas fechas confirmadas se suman eventos como SnowPolo y Rip Curl Grom.
Características exclusivas del Cerro Castor
• Concentra la mejor calidad de nieve por su posición geográfica. Cerro Castor está ubicado en una ladera sur y mantiene temperaturas entre -5 y 5 grados promedio.
• El invierno va desde principios de Junio hasta mediados de Octubre, por lo tanto es la temporada más extensa del Cono Sur.
• Por sus características y por su calidad de nieve, es el centro de esquí con mayor número de equipos internacionales entrenando a lo largo de la temporada. Alrededor de 25 equipos entrenan en Cerro Castor cada año, la mayoría Copa del Mundo, Equipos de Moguls y Clubes Regionales.
• Es un emprendimiento familiar operado por Gastón Begue (Presidente y Director Operativo), ex corredor, campeón argentino y representante de la Argentina en 2 olimpiadas. Con su experiencia como corredor y sus estudios en Francia relacionados al manejo integral de centros de esquí, hace que Cerro Castor se compare con cualquier centro invernal de Europa.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
• Su infraestructura es homogénea en todos sus aspectos y con gran confort para los visitantes.
• Posee una Red de Nieve Artificial (19 cañones technoalpine – el más grande de Sudamérica) que cubre ampliamente desde Intermedia hasta la base, garantizando la mejor calidad de nieve durante toda la temporada.
• Cuenta con maquinaria nueva y de última tecnología; cumpliendo con los mantenimientos pertinentes antes y después de cada temporada, realizados por personal experto, staff de Cerro Castor.
• Mantenimiento general de las pistas durante el verano para su reacondicionamiento para la temporada de invierno 2016.
Acerca de Cerro Castor
Cerro Castor es el centro de esquí más austral del mundo. Inaugurado en el año 1999, se encuentra ubicado a 26 km de la ciudad de Ushuaia, a 195 metros sobre el nivel del mar y una cima a 1057 metros.
El Cerro posee 34 pistas con diferentes niveles de dificultad, 12 medios de elevación, 1 snowpark, 1 área para principiantes y fuera de pista, todo en un predio de más de 650 hectáreas esquiables. Además cuenta con amplia red de nieve artificial, garantizando nieve hasta la base durante toda la temporada.
Por ser el punto turístico más austral del planeta, posee características que lo hacen único ya que concentra la mejor calidad de nieve del país y de Sudamérica.
Fonte: http://www.eldiariodelfindelmundo.com/noticias/2016/05/06/66338-
USHUAIA – SECRETARÍA DE TURISMO DA ARGENTINA
Veja essas informações sobre Ushuaia encontradas no site da Secretaría de Turismo da Argentina:
 

Como chegar

  • Avião. Desde Buenos Aires até Ushuaia e Río Grande. Vôos regionais desde ambas cidades até Río Gallegos, El Calafate e Comodoro Rivadavia.
  • Ônibus. Desde a Capital Federal até Río Gallegos; desde ali combinação para Río Grande e Ushuaia via as localidades chilenas de Punta Arenas e Puerto Porvenir, cruzando em balsa o Estreito de Magalhães.

Distâncias. Ushuaia dista 3.171 Km de Buenos Aires e 591 Km de Río Gallegos. Río Grande se encontra a 229 Km de Ushuaia.

Onde se hospedar

Número de estabelecimentos por categoria. Lago Escondido: 1 (2*). Lago Fagnano: 1 (2*). Río Grande: 5 (3*), 2 (2*), 1 (Apart). San Sebastián: 1 (2*). Ushuaia: 1 (5*), 4 (4*), 12 (3*), 8 (2*), 8 (Apart).
Outros alojamentos em: Tolhuin.

Que fazer

  • Navegações. Desde Ushuaia partem cruzeiros para a Antártida. Cruzeiros pelo Canal Beagle onde se avistam lobos marinhos, pingüins de Magalhães, cormoranes e outras aves marinhas. Preferentemente em(troca por)no verão se chega até a estància Harberton, onde morou o primeiro povoador branco de Tierra del Fuego. Navegação em veleiro pelo Cabo de Hornos e a Isla de los Estados.
  • Ecoturismo. Excursão no trem histórico até o Parque Nacional Tierra del Fuego, trekking, observação da natureza.
  • Esquí. Esqui alpino e de fundo em Cerro Castor e numerosas estações invernais. Passeios em trenós atirados por cachorros Siberian huskies.
  • Pesca esportiva. Salmonados em rios e lagos da Isla Grande de Tierra del Fuego.
  • Degustação. De centollas, mariscos e asado de cordeiro fueguino.

Que visitar

Ushuaia, Capital da Província. É a cidade mais austral do mundo. Seu Museu do Fim do Mundo está dedicado aos indígenas, a natureza, a historia local e os naufrágios ocorridos na zona.
Canal Beagle e Parque Nacional Tierra del Fuego. Este Parque Nacional preserva espécies de bosques sub-antárticos, onde convivem zorros vermelhos, guanacos, coelhos, castores, condores. Desde ele são obtidas vistas panorâmicas do Canal Beagle e de suas ilhas montanhosas. Em a Bahía Lapataia, se podem observar numerosas aves marinas e restos de uma concharia utilizada pelos índios yaghanes.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
Caminho a Río Grande. O Paso Garibaldi é espetacular em outono pelas folhas vermelhas das lengas. Na zona existem pistas de esqui de fundo, bosques impenetráveis turfeiras e lagos como o Fagnano e o Escondido. A 10 Km de Río Grande, o Museu Regional de la Missão Salesiana expõe material sobre os índios onas, fósseis e mostras de geologia, fauna e flora da região.
Outros lugares de interesse. A Estância María Behety possui um dos maiores galpões de esquila do mundo, onde cabem mais de 5.000 ovinos. Desde o Cabo Domingo, é divisada uma excelente panorâmica marítima.

Que comprar

Talhas em madeira de lenga, em Ushuaia.
Tierra del Fuego é Área Aduaneira Especial. Podem-se comprar produtos importados com franqueias: tabacos, licores e artigos eletrônicos e de fotografia.

Onde se informar

Ushuaia. Instituto Fueguino de Turismo: Av. Maipú 505. Tel. (2901) 421423. Fax: (2901) 430694. E-mail: [email protected]. Secretaría Municipal de Turismo y Cultura: Av. San Martín 674. Tel. (2901) 432000. E-mail: [email protected]
Río Grande. Instituto Fueguino de Turismo: Espora 533. Tel. (2964) 422887. E-mail: [email protected]. Dirección Municipal de Turismo: Rosales 350. Tel. (2964) 431324.
E-mail: [email protected]
Buenos Aires. Instituto Fueguino de Turismo: Esmeralda 783. Tel./Fax: (11) 4328-7040/2. E-mail: [email protected].
www.turismo.gov.ar

AEROPORTO DE USHUAIA

Informações sobre o Aeroporto de Ushuaia – Argentina
‘Aeroporto Internacional de Ushuaia ‘Malvinas Argentinas’
O prédio pertencente à jurisdição do Aeroporto possui uma superfície aproximada de 200 há. e está localizado na parte Sul da Península de Ushuaia, cujo litoral Sul é banhado pelas águas do Canal Beagle, o Oeste e Noroeste pelas águas da Baia Golondrina e o Leste e Nordeste pela própria Baia de Ushuaia. Dista 4 km do centro da cidade.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
A Rodoviária consta de 5.500 m2 de superfície. Construída com materiais da zona, dos quais se distinguem a madeira e a pedra. Possui duas passarelas telescópicas para embarque e desembarque de passageiros, dois salões de espera para vôos nacionais e um para vôos internacionais, bar, restaurante e bares, free shop e sala VIP. Dentro do prédio são prestados os Serviços de Alfândegas e Migrações, Sanidade de Fronteiras e Serviços Médicos, Emergências e Primeiros Auxílios.
Existe um Edifício de Bombeiros destinado ao Serviço de Salvamento e Extinção de Incêndio, dotado de quatro auto-bombas com uma capacidade de agentes extintores (água-espuma-químicos) que colocam o Aeroporto na máxima categoria.
Também há um Edifício de Manutenção, com escritórios e depósitos para a manutenção geral do Aeroporto e destinado ao resguardo das maquinarias que são utilizadas para a prestação do serviço de despoluição de neve e gelo durante a temporada invernal, e com um Edifício de Rampa, destinado ao resguardo dos equipamentos de prestação de serviços em terra das aeronaves.
Por último, a Torre de controle e prédio operacional, destinado ao controle do trânsito aéreo, meteorologia e busca e salvamento.
No dia 27 de novembro de 1995 o Aeroporto da Cidade de Ushuaia ‘Malvinas Argentinas’ ficou habilitado com caráter de Público Internacional.’
Fonte: www.tierradelfuego.org.ar
INFORMACIONES!!!
Quer ir treinando seu espanhol pra esquiar na viagem de férias em Ushuaia??? Então agora leia tudo sobre a cidade mais austral do mundo em “español”!!!
“Ushuaia es la capital de la provincia de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur. Se la conoce como “La ciudad más austral del mundo. Situada a orillas del Canal Beagle y rodeada al oeste por los Montes Martial y al este el Monte Olivia y Monte Cinco Hermanos, ofrece un paisaje único en la Argentina como es la combinación de montañas, mar, glaciares y bosques.

Canal de Beagle

Bordeando el extremo sur de la isla Grande de Tierra del Fuego se encuentra el canal de Beagle que marca el límite Chile y Argentina. La ruta que acompaña su costa conduce hacia un frondoso bosque de lengas y ñires que lleva a la laguna Victoria. También se puede observar el faro de Les Eclaireurs y diversas colonias de lobos marinos de 1 y 2 pelos, el Monte Olivia con una altura aproximada de 1500 metros y la Isla Gable donde se puede divisar las famosas “lengas bandera”, inclinadas por la acción del viento, y como colofón histórico, a la Estancia Harberton.

Clima

El clima de Ushuaia es frío, de tundra, con una temperatura media anual de 5,7º y una escasa oscilación anual que va de 1,5º en julio a 9,4º en enero. Las precipitaciones son de 524 mm anuales y se reparten equitativamente a lo largo del año. Por su ubicación cercana al polo sur, en verano hay aproximadamente dieciocho horas de luz, mientras que en invierno solo siete u ocho horas. En invierno el paisaje nevado cambia su fisonomía, y los días en general son claros y brillantes. Existen varios centros invernales para la práctica del esquí de fondo, y en el de Cerro Castor se puede practicar esquí alpino.

Paseos

Esquí en el Cerro Castor. Cerro Castor es el centro de ski más exclusivo de la Argentina. Por ser el punto turístico más austral del planeta posee características que lo hacen único y diferente. Esquiar en Castor es disfrutar de la mejor calidad de nieve, por la orientación de la montaña (ladera sur) y su ubicación extrema (paralelo 54 similar a Moscú en el hemisferio norte).
Ningún detalle queda librado al azar. El mantenimiento y pisado de pistas, la calidad de sus equipos de alquiler y los más modernos medios de elevación distribuidos estratégicamente, son algunas de las cualidades que a nivel servicio puede brindar este complejo turístico.
Los equipos de competición más importantes a nivel mundial eligen, desde hace varios años, Castor para sus entrenamientos de pretemporada; Giorgio Rocca, del equipo italiano, quien está rankeado como el nro. 1 en slalom especial a nivel mundial, avala las condiciones técnicas y de servicio que esta montaña posee.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
Tren del Fin del Mundo. El Tren del Fin del Mundo o Ferrocarril Austral Fueguino es el primer tren ecológico del mundo, que recorre una parte inaccesible del Parque Nacional Tierra del Fuego. Ubicada a 8 kilómetros hacia el oeste de la ciudad de Ushuaia se encuentra la Estación del Fin del Mundo; desde allí parten los trenes hacia la Estación Parque Nacional Tierra del Fuego.
Parque Nacional Tierra del Fuego. El Parque Nacional Tierra del Fuego creado en 1960 se extiende por 63.000 hectáreas y constituye la reserva fundamental del bosque subantártico argentino, siendo un verdadero “Paraíso Austral”. Se llega al mismo desde la ciudad de Ushuaia, tomando la Ruta Nac.3 hacia el sur y recorriendo 12 km.
Glaciar Martial. El Glaciar Martial se encuentra a 7 Km de la ciudad, por la ruta nacional número 3. En la base de la cadena montañosa Martial funciona una pista de esquí andino. Para ascender se toma la aerosilla que recorre unos 1100 metros. Una vez en la cumbre podrá ver una panorámica del Canal Beagle y el Glaciar.”
Fonte: www.ushuaia-argentina.com.ar

O que fazer

Ushuaia é uma cidade pequena, mas prá lá de interessante …
Imagine só: está quase na Antártida, bem na frente da colisão do Atlântico com o Pacífico; tem um centro de ski com uma das melhores neves do mundo (pela sua latitude extrema); a fauna e flora da região são (para nós brasileiros ) totalmente exóticas, e sua arquitetura é, no mínimo, peculiar.
É zona franca há dezenas de anos, o que significa um comércio com coisas de todo o mundo a preços baratos e ainda tem dezenas de restaurantes e pubs.
Assim, não tenha qualquer dúvida: passear em Ushuaia é ótimo, e por isso atrai gente do mundo inteiro, durante os 12 meses do ano.
Veja, a seguir, alguns dos muitos passeios disponíveis na região que selecionamos para os clientes do Point da neve:

FAROL DO FIM DO MUNDO


Um catamarã (tipo de embarcação) leva os turistas para uma volta nas águas geladas de Ushuaia que separam a ponta da América do Sul da Antártida, ali pertinho. E o Farol do Fim do Mundo marca o ponto de retorno do passeio: a partir dalí, apenas água e gelo. Um ponto muy interessante… Bueno, além dele, há centenas de focas, leões marinhos, lobos-marinhos, gaivotas, pelicanos, andorinhas…
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 

Vídeo sobre o Farol do Fim do Mundo

MUSEU DO FIM DO MUNDO

Imperdível! Guarde muitas horas para entrar neste mundo mágico e poder realmente prestar atenção às coisas que irá ver.
O Museu do Fim do Mundo iniciou suas operações em 18 de maio de 1979 na antiga sucursal Ushuaia do Banco da Nação Argentina que foi comprado em 1911.

Construído em 1903 e com paredes de 60 centímetros de densidade de rocha, foi projetado para servir como morada particular do Manuel Valdez, na época secretário do governo e depois governador (1905-1017). Desde sua fundação, o museu desenvolve uma ação contínua para o resgate, conservação, investigação e difusão das manifestações histórico-culturais e naturais da província. Nas suas salas se apresentam passadas testemunhas de culturas indígenas, de antigos naufrágios, e uma coleção de aves empalhadas. O museu fica aberto até tarde, dá pra ir depois dos passeios do dia, depois da tarde de ski.

PRESÍDIO

Um passeio, mmm, impressionante. O presídio de Ushuaia é um monumento ao desespero, e há que ser visto, como Aushwitz, na qualidade de… reflexão sobre o bem, e as inúmeras faces do mal. O “presídio” foi habilitado em 1902 e funcionou com esse propósito 1947, abrigando primeiramente presos perigosos da Argentina e, posteriormente, presos políticos do país.

Primeiro prédio construído pelos próprios presidiários em pedra, aplicando uma técnica projetada pelo Engenheiro Muratgia. É o mais conhecido dos monumentos históricos da província.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 

Durante anos a maioria dos moradores tinha uma relação laboral com o presídio. Os fueguinos hoje compartilham estórias e mistérios que ainda guarda este prédio no presente, que abrange a Base Naval. Hoje é sede de dois importantes museus dedicados ao penal e a navegação nos mares austrais.

TREM DO FIM DO MUNDO

O “Trem dos Presos” é uma réplica do mesmo que transportava os prisioneiros para abastecer de lenha aos povoadores de Ushuaia há 100 anos.
A Estação de partida (Estação do Fim do Mundo) encontra-se a 8 km de Ushuaia, no vale do Rio Pipo. Alí pode-se visitar as oficinas de manutenção e um pequeno museu com amostras de fotografias. Para chegar até a estação de partida, podem contratar-se transfers ou pegar um ônibus que parte do Molhe Turístico de Ushuaia.

O trem atravessa o Cânion do Touro e para na estação “Cascada da Macarena”, onde você encontrará informação referente ao modo de vida dos índios Yámanas, primeiros habitantes da região.
Nesta parada de 15 minutos é possível subir até um mirante que oferece uma linda vista do Vale do Rio Pipo e a nascente da cascada “La Macarena” na cadeia Le Martial. Todo o trajeto é acompanhado por um guia que fala inglês e espanhol e que explicará o detalhe da história do trem e da região. Por fim o trem chega ao destino a Estação do Parque. Ali, ou você tem a opção de regressar no mesmo trem ou continuar sua visita ao Parque Nacional Terra do Fogo em outros meios de transporte contratados com antecipação.
Vídeo sobre o Trem do Fim do Mundo

LAGOS ESCONDIDO E FAGNANO


[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
O passeio é de ônibus e percorre o setor norte da ilha, atravessando zonas de turba. Percorre os vales Carbajal, dos Huskies, Terra Maior e As Cotorras cobrindo uns 65 km. Depois atravessa a Cordilheira dos Andes pelo Passo Garibaldi, desde onde se obtém uma vista panorâmica dos Lagos Escondido e Fagnano. A partir dali começa a descida até o Lago Escondido, onde se visita o Albergue Petrel durante uns 30 minutos. Continua pela costa do Lago Fagnano visitando a madeireira Martínez. Inicia-se o retorno à cidade e no caminho almoça-se no Albergue Petrel ou em algum dos centros de inverno.
Mas o mais legal é o passeio de caminhonete 4×4, onde é possível praticamente “entrar dentro do lago” durante o passeio.

VELEJANDO NO CANAL DE BEAGLE


Segundo a Wikipedia, O Estreito de Beagle (ou Canal de Beagle) é um estreito separando as ilhas do arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul. Ele separa a Isla Grande de Tierra del Fuego de diversas pequenas ilhas ao sul. Sua parte oriental marca a fronteira entre o Chile e a Argentina, mas sua parte ocidental pertence ao Chile. O estreito de Beagle tem aproximadamente 240 km de comprimento, e sua largura mínima é de cerca de 5 km. A Oeste, ele comunica com o Oceano Pacífico pelo canal de Darwin. Apesar de ele ser navegável por grandes navios, existem outras rotas marítimas mais seguras ao sul (Passagem de Drake) e ao norte (Estreito de Magalhães). Algumas pequenas ilhas perto da sua extremidade oriental foram objeto, durante muito tempo, de disputas territoriais entre o Chile e a Argentina. Segundo o tratado de 1985, elas pertencem desde então ao Chile (Lennox, Picton e Nueva)
As principais zonas habitadas nas margens do canal são Puerto Williams (Chile) e Ushuaia (Argentina).
O canal deve seu nome ao navio britânico HMS Beagle, que fez parte de duas missões hidrográficas nas costas meridionais da América do Sul no início do século XIX. Durante a primeira, sob o comando do australiano Philip Parker King, o capitão do Beagle, Pringle Stokes, suicidou-se e foi substituído pelo capitão Robert FitzRoy. A segunda, muitas vezes chamada de a Viagem do Beagle, é célebre porque o capitão FitzRoy levava a bordo Charles Darwin, proporcionando-lhe assim a oportunidade de destacar-se como naturalista amador.
A notícia boa??? Você pode navegar por lá!!!!!!!!!!!!!!!!!

Esta navegação parte do porto de Ushuaia e visita a baía de Ushuaia e o canal de Beagle, de onde se pode avistar grandes quantidades de aves, passando pela Isla de Los Pájaros, Isla de Los Lobos e o farol Les Eclaireurs.
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 

Vídeo: Velejando no Canal de Beagle

GLACIAR PERITO MORENO


Este na verdade não é um passeio que se pode fazer de carro, num só dia, pois este Glaciar está localizado a 860 km de distância de Ushuaia, na cidadezinha de El Calafate. Esta imponente geleira: o Glaciar Perito Moreno é uma massa de gelo que apresenta paredões que variam entre 30 e 60 metros de altura.

A área total de gelo chega a 195km², em 30km de comprimento e 4km de largura. Você pode optar por passeios de exploração caminhando pela superfície gelada ou apenas apreciar uma maravilha natural surpreendente e inesquecível, vale a pena acrescentar na viagem mais 2 noites pelo menos para conhecer El Calafate!!!
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
Vídeo sobre o Glaciar Perito Moreno
Fotografias gentilmente cedidas pelo nosso cliente João Costa.

 A montanha



Condições da Neve:


View detailed snow forecast for Cerro Castor at: snow-forecast.com

Mapa das Pistas:


Clique aqui para ver o mapa inteiro

Clique aqui para ver o mapa inteiro

Restaurantes

Ushuaia é um dos destinos turísticos mais conhecidos do planeta, seja para os que curtem o ecoturismo – pois lá você encontra orcas, baleias, leões marinhos e pinguins, pássaros que só viu em desenho animado ( a propósito, você já viu um pelicano?)…
– ou para os que curtem escaladas, trekkings, biking …
– e os que descem dos cruzeiros marítimos que passam semanalmente por ali …
– e, é claro, os que vem esquiar na temporada de neve!
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 

Assim, a cidade se adaptou à rotina de turistas nos 12 meses do ano, e oferece uma boa quantidade de restaurantes e bares, você terá até dificuldade de escolher onde comer durante a skiweek.
Mesmo!
Bueno: para ajudar nossos clientes e amigos neste difícil processo, usamos os palpites da galera do Point ( aliás, todos habitués da cidade ), e de clientes queridos, para criar uma lista de sugestões bacanas que você verá a seguir.
Enjoy!

CRISTOPHER


Você encontra o Christopher bem no porto de Ushuaia, com ambiente acolhedor e comidas de todo o tipo: parrilla argentina, peixes, massas e pizzas, tudo muito gostoso e com ótimo atendimento. Além disso, muitas cervejas artesanais e sobremesas supimpas.
– Av Maipú 828

TIA ELVIRA


O Tia Elvira é um dos mais tradicionais restaurantes da Patagônia, categoria “imperdível”: frutos do mar do melhor jeito possível, com atendimento familiar num lugar gostoso, na frente do canal de beagle…peça a Centolla, grande especialidade inesquecível.
– Av Maipú 349
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 

KÜAR


O lugar é lindo, o atendimento é simpático, e a pedida é … coisas do mar, qualquer uma que você escolher será excelente e bem servida!
– Perito Moreno 2232

VOLVER


O Volver é um dos mais antigos restaurantes da cidade, sempre atendido pela família de proprietários e oferecendo … frutos do mar, é claro: experimente a merluza negra (de qualquer jeito) e a centolla. Mas também tem ótimas massas e filés deliciosos.
– Av. Maipú 37

MARIA LOLA


O Maria Lola tem decoração legal, cozinha gourmet – carnes & peixes, uma bela carta de vinhos e vista deslumbrante … como todo mundo quer ir e o lugar é pequeno, tem que fazer reserva, ok? Não perca a cazuela de mariscos, é famosa.
– Gdor Deloqui 1048
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 

CHEZ MANU


O Chez Manu é um pouco afastado, mas tem lá os seus motivos : fica no alto do Glaciar Martial, com uma vista espetacular de Ushuaia … o cardápio é internacional, a carta de vinhos é soberba e tem ótimo atendimento, vale a pena a visita
– Luis Fernando Martial 2135

KUAPE


O Kaupe é pura cozinha gourmet – cara e maravilhosa, por isso ele é tão famoso na Patagônia … polvo, vieira, merluzas e centollas, com os melhores gostos, vista soberba e atendimento simpático, num lugar pequeno e que exige reserva. Imperdível!
– Julio Argentino Roca 470
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 

GUSTINO


Fica bem no centro da cidade e oferece cozinha regional & frutos do mar: peça o cordeiro patagônico, o risoto de centollas ou a merluza negra gratinada e … acompanhe com um bom vinho de sua extensa carta.
– Av Maipú 505

COMIDINHAS RÁPIDAS & DELICIOSAS

Se você preferir comidinhas rápidas, lanches & pastéis (sim, as empanadas argentinas são estupendas, no las pierdas jamás ! ) … temos 3 ótimas sugestões, confira:

ANDINO GOURMET


Bem no centro de Ushuaia você encontra o Andino, com seus sanduíches e salgados, com pratos rápidos ( milanesa com papas, por supuesto ) e muitas sobremesas – desde muito cedo até muito tarde.
– 25 de Mayo 99
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 

RAMOS GENERALES


O lugar é lindo e aconchegante, e além de coisas rápidas – sanduíches, empanadas e omeletes, você pode pedir comidas elaboradas ( carnes, peixes e massas ) e até um “”prato de dia” , que costuma atrair muita gente da cidade. Bem na frente do mar.
– Av. Maipu 749

TANTE SARA


O Tante Sara está bem no centro, com seus hamburguers & omeletes enormes, e diversos pratos rápidos da cozinha texmex ; é bom e barato, e, por isso … está sempre cheio.
– Juana Fadul 120
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
A LISTA DO TRIPADVISOR
O site, que recebe os votos de milhares de visitantes, apresenta o seu ranking dos “ 10 Mais de Ushuaia” , confira:

  1. CHEZ MANU
  2. PASO GARIBALDI
  3. KAUPE
  4. KALMA
  5. TABERNA DEL VIEJO LOBO
  6. MARIA LOLA
  7. EL VIEJO MARINO
  8. CRISTOPHER
  9. KUAR
  10. DUBLIN

Fonte: https://www.tripadvisor.es/Restaurants-g312855-Ushuaia_Province_of_Tierra_del_Fuego_Patagonia.html

NÃO SE ESQUEÇA …


# Todo mundo gosta de jantar no mesmo horário … e, se possível, nos mesmos restaurantes legais.
= faça reserva para jantar – use & abuse do seu conciérge.
# A noite de Ushuaia é muito fria …
= pense bem na roupa que irá usar : dentro dos restaurantes é sempre muito quente, e do lado de fora, convenhamos, você está a 800 km da Antártida, brother.
# Cuide muito ao caminhar nas ruas geladas …
= sim, boa parte das lesões de uma temporada de neve vem de prosaicos escorregões em calçadas geladas.
# Olhe muito para o Céu de Ushuaia nas noites …
= você nunca viu algo igual, acredite.
Feliz Temporada ‘2017 em Ushuaia !

Baladas

Ushuaia recebe turistas de todo o mundo, durante todo o ano … na temporada de neve, aos visitantes do ecoturismo e passageiros dos muitos navios que fazem parada na cidade se somam os skiers & snowboarders – turistas e equipes de atletas de todos os países, que ali treinam durante os meses de Junho a Outubro.

[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
Essa galera gosta de festejar … assim, a cidade oferece diversas alternativas de bares e pubs – selecionamos algumas em que você irá encontrar comidinhas legais, tragos de todo o tipo , e muita alegria no meio daquele friozão todo, confira:

A LISTA DO POINT

Aqui estão as dicas da galera do point da neve ( sim, somos todos habituées de Ushuaia…), mais os palpites recebidos de clientes queridos:

DUBLIN IRISH PUB


Bem no centro de Ushuaia, o Dublin tem cara de pub irlandês, indeed … point famoso, atrai gente alegre para chopp & cervejas artesanais, petiscos e muito papo, com trilha sonora e risadas dentro e fora ( sim, fica um montão de gente fora, conversando e bebendo ).
– 9 de Julio 168

KLOBBER


A grande especialidade do Klobber é … pizza, feita com maestria e acompanhada por cervejas artesanais, e servida neste lugar pequeno e aconchegante bem no centro.
– San Martin 1485

VIAGRO


Aqui você encontra pizzas & petiscos, espetinhos de cordeiro, sanduíches, doces & sorvetes artesanais, tragos, cervejas, musica eletrônica & bandas … e muita gente rindo, é um bar super movimentado da cidade.
– Julio Argentino Roca 55

BAR DE GELO


Novidade do momento em Ushuaia – inagurado em Julho de 2016 o Bar de Gelo é o lugar do agito em Ushuaia! Sim, você estará muitos graus abaixo de zero, tomando tragos & ouvindo música bacana, cercado de risadas e gente bonita. E, é claro, vestido para passear à noite na Sibéria.
– Calle Godoy, 64 – entre a San Martín e a Maipú
Ok, ok … não são muitas as opções para noitadas em Ushuaia.
Mas, convenhamos :
– as que tem, são ótimas.
– você estará tão cansado de suas muitas atividades diárias, que provavelmente irá desmaiar em uma cama macia e cheirosa – sem sequer imaginar a hipótese de sair para alguma balada, né?
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]
 
THE LAST BUT NOT THE LEAST …

# Quando você sair para baladas em Ushuaia, lembre de algumas coisas bem importantes :
a) A noite de Ushuaia ( afinal, são apenas 800 km até à Antártida, verdad ? ) é sempre fria … ou muito fria ;
b) Já os bares costumam ser superaquecidos;
= pense bem na roupa & calçados que irá usar.
c) As calçadas estarão escorregadias, preste a maior atenção ao caminhar.
d) Não deixe de reservar um tempinho para caminhar à beira mar na noite …
e) E … como sempre dizemos aos nossos clientes, fale sempre com seu Conciérge – eles são sempre uma preciosa fonte de ótimas dicas!
Feliz Temporada em Ushuaia!
[link_btn]  Confira pacotes para Ushuaia  [/link_btn]