Neve: a nova praia dos brasileiros

5 de novembro de 2018
Neve: a nova praia dos brasileiros

A rede amarrada ao coqueiro e o mar a poucos metros é a imagem clássica do descanso. Mas a praia ganhou um concorrente de peso. Os brasileiros que estão trocando a areia pela neve economizam com a escolha.
O turismo de neve no Brasil cresceu 30% entre 2016 e 2017. O País é o que mais envia turistas para Bariloche, na Argentina, para Aspen e Vail, nos Estados Unidos, e para as estações de esqui do Chile. Esses dados são da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), que aponta o aumento das vendas de pacotes para o Hemisfério Norte como catalizador do crescimento do setor.
Ao pôr na ponta do lápis uma viagem para um destino de neve, o brasileiro se dá conta que ela pode custar o mesmo ou até menos do que um roteiro convencional. “Quando bem planejada e organizada, uma experiência em um destino de neve se torna tangível”, analisa o diretor comercial Brasil do Club Med, Marco Oliva. Graças ao sistema All Inclusive, o Club Med se transformou na principal rede hoteleira da Europa para esquiadores brasileiros. “72% dos brasileiros que esquiam pela primeira vez elegem um resort do Club Med. Com o sistema All Inclusive, o cliente pode parcelar o pacote, que inclui acomodações, refeições, passes para a montanha e entretenimento, o que torna a experiência fácil e livre de percalços”, informa Marco Oliva.

NEVE NO PAÍS DO MICKEY

Há alguns anos, quando se pensava em destinos turísticos dos Estados Unidos, a Flórida era uma escolha tradicional em razão das compras e dos parques temáticos. No entanto, o crescente gosto pela neve tem feito as estações norte-americanas procurarem atrair o turista do Brasil. “O brasileiro faz propaganda espontânea: o famoso boca-a-boca. Isso auxilia nossa expansão e nos motiva a ser mais agressivos nesse mercado”, avalia Liz Rovira, relações-públicas da Aspen Skiing Company, empresa que administra os centros de esqui Aspen Mountain, Aspen Highlands, Buttermilk e Snowmass, no estado do Colorado.
Entre as vantagens das estações do Hemisfério Norte está a proximidade a centros urbanos com estrutura turística. Vail, por exemplo, fica a menos de duas horas de carro de Denver, a capital do Colorado. Pragelato situa-se a poucas horas de Turim, na Itália, e de Genebra, na Suíça. “Os resorts, de maneira geral, são bem localizados. Buscamos sempre as maiores regiões esquiáveis e as mais acessíveis para quem viaja”, finaliza Marco Oliva.
Confira algumas das estações mais procuradas pelos brasileiros. Desfrutá-las pode ser mais barato do que você imagina.

ASPEN (ESTADOS UNIDOS)


Talvez a mais badalada estação de esqui norte-americana, Aspen é ideal tanto para quem deseja esquiar como para os que dispensam a adrenalina da montanha. É uma cidade com excelentes opções gastronômicas, bons programas culturais, farta rede hoteleira e incontáveis atrações.

VAIL (ESTADOS UNIDOS)


Distante 200 km de Denver, capital do Colorado, Vail é uma cidade que se desenvolveu a partir da sua estação de esqui. Tudo aqui gira em torno dos esportes de neve. Nessa atmosfera, o visitante tem acesso a um centro completo, que oferece 2.141 hectares de pistas para todos os níveis de dificuldade.

HEAVENLY (ESTADOS UNIDOS)

Situada no norte da Califórnia, Heavenly fica às margens do belo Lake Tahoe. Além da deslumbrante natureza, o destino conta com um centro de esqui de altíssima qualidade. O vilarejo ao pé da montanha oferece excelentes hotéis, restaurantes, bistrôs, cafés e lojas.

PARK CITY (ESTADOS UNIDOS)

Localizada no estado de Utah, a 48 km de Salt Lake City, Park City tem a fama de melhor neve dos Estados Unidos. A frente fria que sobrevoa o imenso lago de sal absorve a umidade da neve, resultando em flocos leves, perfeitos para esquiar e praticar snowboard. A estrutura da estação é um show à parte.

WHISTLER (CANADÁ)

A 125 km de Vancouver, no Canadá, Whistler é muito receptiva, bem estruturada e agradável. Uma das mais tradicionais estações do continente norte-americano, foi inaugurada em 1966 e recebeu provas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.

VALMOREL (FRANÇA)


A tradicional estação Valmorel se localiza na requintada região da Saboia, bem no coração dos Alpes, próximo à fronteira entre França, Itália e Suíça — com fácil acesso a Lyon, Turim e Genebra. O centro de esqui fica pertinho de Moutiers, um simpático vilarejo medieval.

GRAND MASSIF (FRANÇA)

Inaugurado em dezembro de 2017, o resort Grand Massif Samoëns Morillon é o mais novo empreendimento do Club Med nos Alpes franceses. O centro fica na Alta Saboia, a uma hora de carro de Genebra. Vale lembrar que do alto da montanha se avista o icônico Mont Blanc.

PRAGELATO (ITÁLIA)

No coração do Piemonte, extremo norte da Itália, está uma preciosidade nevada da Europa. Pragelato pertence ao segundo maior domínio esquiável do continente europeu, o Via Lattea. É um destino que brinda o visitante com paisagens de tirar o fôlego, 450 km de pistas e muita tradição em receber turistas.

COURCHEVEL (FRANÇA)


Courchevel é uma entre as oito estações de esqui que compõem o famoso Les Trois Vallées, a maior área esquiável interligada da Europa. Tradicional e charmosa, Courchevel oferece uma enorme estrutura para a prática esportiva; e La Tania, a cidade construída para abrigar os atletas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, é muito simpática.

VAL THORENS (FRANÇA)


Considerada a mais alta da Europa, conta com uma das mais longas temporadas de neve do mundo e já figurou algumas vezes no topo do ranking das melhores estações de esqui europeias. Val Thorens é um vilarejo francês próximo da Suíça e da Itália que abriga uma charmosa e badalada estação de esqui.

SERRE CHEVALIER (FRANÇA)


Ao pé do icônico Parque Nacional dos Écrins está uma das mais tradicionais estações de esqui europeias. Serre Chevalier, situada nos Alpes franceses, é formada por 13 encantadores vilarejos e uma das maiores áreas esquiáveis da França.

LES ARCS (FRANÇA)

Les Arcs é uma estação de esqui situada na comuna francesa de Bourg-Saint-Maurice, na região da Saboia. Ali fica o Club Med Arcs Extreme, um resort repleto de atrações, onde esporte, gastronomia e diversão andam juntos. Em dezembro de 2018 será inaugurado um segundo village: o Club Med Les Arcs Panorama. Com dois resorts, o destino se torna um dos mais atrativos points dos Alpes franceses.

VAL D'ISÉRE (FRANÇA)


Val D'lsère tem lugar cativo nos rankings dos sites e revistas especializados, que elegem os destinos de neve mais bonitos do mundo. Localizada na região da Saboia, a cidade é marcada por bosques, vales, picos nevados, estradas sinuosas e fazendas. Nesse cenário deslumbrante foi construída, em 1934, uma das mais charmosas e tradicionais estações de esqui da Europa.
Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Temporada 2018/2019. Para ler o conteúdo completo é só clicar aqui.