Zermatt: A montanha perfeita

15 de fevereiro de 2021
Zermatt: A montanha perfeita

Típica vila alpina, com chalés de madeira e ruelas onde carros particulares são proibidos, Zermatt tem o pico mais fotografado do mundo.

Com sua silhueta perfeita em forma de pirâmide, o Matterhorn, pico que estampa a embalagem do chocolate Toblerone, pode ser visto de toda parte no vilarejo de Zermatt. “O Matterhorn não integra a área esquiável da estação, mas você vê o monte enquanto esquia, e é realmente muito lindo, não tem como não se encantar”, conta Raquel Iendrick, snowboarder e apresentadora do canal OFF.

montanha perfeita zermatt Raquel Iendrick
Snowboarder e apresentadora do canal OFF
© Evandro Rocha

Mas os encantos da cidadezinha dos Alpes suíços não se limitam ao mítico monte, que a cada verão atrai 3 mil montanhistas determinados a conquistar o cume de 4.478 metros. Com 145 pistas para todos os níveis de praticantes, a estação de esqui de Zermatt é uma das maiores da Europa. “São muitas pistas, é impossível percorrer todas em uma viagem só. Tem várias minivilas com chalés de madeira nos vales entre as montanhas, é um charme”, descreve Raquel. Segundo ela, a estação conta uma das melhores estruturas europeias de teleféricos, gôndolas e trenzinhos para acessar as descidas.

Geleiras nas alturas

Embora não seja a estação mais alta da Europa, Zermatt tem o teleférico com a maior altitude: 3.883 metros. Lá em cima, os glaciares são atrações mesmo para quem não é de esquiar. Além de subir ao mirante que oferece visualização em 360 graus, você ainda pode descer de elevador até 15 metros abaixo da superfície e chegar ao Palácio das Geleiras, com túneis e fendas, formações de gelo centenárias e esculturas glaciais. O passeio completo, com subida e visita à geleira, custa cerca de 80 euros.

zermatt montanha perfeita © Pascal Gertschen/Divulgação/Zermatt

Esqui na fronteira

Zermatt fica na divisa da Suíça com a Itália, e há uma ligação por teleférico que chega até a estação de Cervínia, já em território italiano. “No topo da montanha há uma linha a separar os dois países. Dá para atravessar a fronteira esquiando”, diverte-se Raquel. Ela conta que os dois lados da montanha são bem distintos entre si: “No lado italiano você encontra comida típica e gente falando alto, enquanto no lado suíço as pessoas já são mais reservadas”. Para fazer a travessia é preciso comprar o passe que dá acesso a Cervínia.

Deslizar na neve virgem

Os de nível mais avançado podem fazer descidas na neve virgem. Depois de um sobrevoo que permite ver a real dimensão do paraíso que é Zermatt, o helicóptero deixa o atleta em um local sem demarcação de pista ou marcas de esqui. “Para esportistas de alto desempenho, é uma experiência maravilhosa”, conta Raquel. Outro esporte que chama atenção na vila é o curling, modalidade das Olimpíadas de Inverno com regras similares à bocha. Há uma pista profissional ao pé da montanha, que sedia o maior campeonato de curling ao ar livre da Europa.

montanha perfeita zermatt © Pascal Gertschen/Divulgação/Zermatt

Cidade sem carro

A entrada de carros particulares é proibida em Zermatt — o acesso à cidade é por trem —, mas há táxis para atender os turistas. O charme mesmo é desfrutar das ruelas a pé. A rua principal concentra comércio e serviços para todos os bolsos. Brasileiros levam vantagem na comunicação porque a cidade tem uma colônia portuguesa numerosa, da qual muitos trabalham no turismo local.

Quanto ao trem até a cidade, Raquel garante não haver motivo para se preocupar, pois o transporte suíço facilita tudo. “Você pode despachar a mala direto para o destino final, não precisa carregar
a bagagem de um trem para outro”, explica a apresentadora.

zermatt © Pascal Gertschen/Divulgação/Zermatt

Fondue no Matterhorn

Mantendo a tradição dos Alpes suíços, fondue, queijo e chocolate são os atrativos da gastronomia local. E dá para saborear um fondue com vista para o Matterhorn. A refeição é servida a bordo de uma gôndola, que parte para o pico iluminado pelo sol poente. O prato principal é o tradicional fondue de queijo suíço com pães especiais e vinhos da região. O preço aproximado é de 90 euros.

Essa é só uma das experiências que a Zermatt Bergbahnen AG, a maior empresa de teleférico da Suíça, põe à disposição dos turistas. São várias as opções de passeio em que você pode aproveitar o melhor ângulo do monte para fazer aquela selfie de arrasar. O café da manhã na gôndola permite captar a luz dourada dos primeiros raios de sol sobre o pico nevado. O jantar ao pôr do sol se tinge do tom avermelhado do entardecer, deixando a sobremesa por conta da luz do luar, que realça o contorno inconfundível do Matterhorn ao cair da noite.

Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Edição 6.