Lyon: Impossível não se apaixonar

15 de fevereiro de 2021
Lyon: Impossível não se apaixonar

Lyon é o segundo destino mais visitado da França, perdendo apenas para Paris, e há pelo menos dez motivos por que os turistas tanto amam a cidade.

A menos de duas horas de viagem das principais estações de esqui francesas, Lyon é o segundo destino turístico mais visitado da França, e a cidade tem investido forte para ficar ainda mais encantadora aos olhos dos viajantes. Bairros industriais foram revitalizados e agora abrigam museus e restaurantes de design arrojado; acessos a sítios arqueológicos foram facilitados na parte histórica, chamada de Velha Lyon; e até os muros receberam intervenções artísticas para deixar a paisagem mais colorida.

“Fiquei apaixonado por Lyon. A cidade está oferecendo atrações comparáveis aos grandes destinos da Europa e é uma opção mais em conta que outros pontos de chegada aos Alpes, como Paris e Genebra”, diz o sócio e diretor do Point da Neve Cristiano Reis Simões. Ele aconselha uma parada de dois dias na cidade antes de subir a montanha, até para se aclimatar com a Europa e assimilar o fuso horário. O que fazer nesse tempo? Com ajuda de Cristiano Simões e do escritório de turismo Only Lyon, selecionamos dez experiências imperdíveis.

lyon Cristiano Reis Simões
Sócio e diretor do Point da Neve
Crédito foto: © Ricardo Lage

1. TRABOULES NA VIEUX LYON

destino mais visitado lyon frança © Brice Robert/Galery Lyon France

Capital da Gália nos tempos do Império Romano, e em 1998 incluída na lista de Patrimônio Histórico da Unesco, Lyon conta com um dos mais belos sítios arqueológicos romanos ainda existentes. Na Vieux Lyon (Velha Lyon) as ruas são estreitas, ideais para percorrer a pé. Além de prédios históricos e igrejas medievais, a parte antiga também abriga as traboules, passagens secretas construídas por entre edifícios datados do século XV a fim de facilitar o acesso dos moradores à água do rio, cortando caminho entre os extensos quarteirões. Hoje, são uma divertida atração para os turistas, permitindo acesso ao interior de prédios antigos e jardins escondidos. Durante a Segunda Guerra Mundial as passagens serviram como rota de fuga.

2. NOTRE-DAME DE FOURVIÈRE

destino mais visitado lyon frança © ventdusud/iStock

Suba a colina de Fourvière e aviste a bela cidade lá de cima, de onde, com tempo bom, a vista alcança até o Mont Blanc. No topo do morro fica a Basílica de Notre-Dame de Fourvière, símbolo de Lyon. Construída entre 1872 e 1884 em homenagem à Virgem Maria, a arquitetura da igreja, de Pierre Bossan, tem inspiração nos estilos romano e bizantino, dois modelos não-góticos, escolhas incomuns na época.

3. THÉ TRE ANTIQUE

destino mais visitado lyon frança © Franck Chapolard/Galery Lyon France

Perto da basílica estão as ruínas do Théâtre Antique, um anfiteatro romano com mais de dois mil anos. Abandonado no fim do Império Romano, o teatro foi completamente enterrado à época da Idade Média e caiu no esquecimento até ser redescoberto no final do século XIX. Hoje forma um sítio arqueológico emblemático da antiga Lyon, onde está instalado o Lugdunum, museu que conserva relíquias da civilização galo-romana, como estátuas, joias e objetos do cotidiano daqueles tempos.

[link_btn]  Confira pacotes para França [/link_btn]

4. CUBO LARANJA

destino mais visitado lyon frança © Brice Robert/Galery Lyon France

No passeio à margem do rio Saône chama atenção o antigo porto Rambaud com seus edifícios industriais revitalizados. Um dos pontos mais fotografados é o Cubo Laranja, projetado por Jakob + Macfarlane Arquitetos, destacando-se em meio à paisagem por seu formato e cor. Antes um bairro de aspecto pouco convidativo, a transformação do La Confluence foi coroada com a inauguração do Musée des Confluences, que se propõe contar a história do homem na Terra. No último andar do imponente prédio de vidro e aço encontra-se um bar com mesinhas ao ar livre. Com a mesma proposta, o Centro Cultural La Sucrière, ocupando uma antiga fábrica de açúcar, recebe exposições e conta com o bar Le Sucre no topo.

5. GASTRONOMIA

destino mais visitado lyon frança © Emmanuel Auger/Galery Lyon France

Obrigatória é a visita ao Les Halles de Lyon Paul Bocuse. Trata-se do mercado público local, onde você pode ir comer queijo Saint-Marcellin e outras iguarias típicas da região, tais como salames, escargots e pralines. E, sendo o nome de Paul Bocuse o mais famoso dentre numerosos grandes chefs locais, a gastronomia não poderia deixar de ser um atrativo irresistível da cidade. Lyon tem quatro mil restaurantes. Isso mesmo: quatro mil! Com uma oferta gastronômica tão copiosa por toda parte, é possível encontrar desde estabelecimentos de alta gastronomia com lista de espera de um ano até restaurantes estrelados do Guia Michelin a preços acessíveis.

6. FÊTE DES LUMIÈRES

destino mais visitado lyon frança © Brice Robert/Galery Lyon France

Como forma de agradecimento à Virgem Maria por ter poupado Lyon da peste negra na Idade Média, realiza-se todo ano, desde 1643, a Fête des Lumières. No início, os moradores acendiam uma vela a 8 de dezembro — dia de Nossa Senhora Imaculada — para agradecer, mas com o passar dos séculos a homenagem se tornou um festival que dura quatro noites e atrai cerca de quatro milhões de visitantes todos os anos para ver a cidade toda iluminada.

[link_btn]  Confira pacotes para França [/link_btn]

7. MURAIS URBANOS

destino mais visitado lyon frança © BFranck Chapolard/Galery Lyon France

Numa ação proposta pela prefeitura, que tinha como objetivo dar mais cor a Lyon, surgiu o Fresque des Lyonnais Célèbres. É um painel localizado às margens do rio Saône que homenageia 31 celebridades locais, entre elas Antoine de Saint-Exupéry e seu Pequeno Príncipe, os irmãos Lumière e o chef Paul Bocuse.

8. ORLA DO RHÔNE

destino mais visitado lyon frança © Tristan Deschamps/Galery Lyon France

Lyon oferece vários serviços de locação de bicicleta. A estrutura às margens do rio Rhône é ideal para pedalar e sentir a atmosfera da parte revitalizada da cidade. A pausa pode ser a bordo de uma das muitas barcaças ancoradas ao longo da orla. No trajeto, também dá para estacionar no Tête d'Or Park, o maior parque urbano da França. Com mais de 100 hectares, conta com zoológico, jardim botânico e belíssimas obras de arte. É o Central Park de Lyon.

9. IRMÃOS LUMIÈRE

destino mais visitado lyon frança © Brice Robert/Galery Lyon France

A Rue du Premier Film (Rua do Primeiro Filme), no bairro de Monplaisir, foi o cenário do primeiro filme da história, intitulado La sortie des usines Lumière. A poucos passos dali, na antiga casa da família, você será informado sobre a vida de Auguste e Louis Lumière, pioneiros do cinema, e conhecer

10. BUTIQUES DE SEDA

destino mais visitado lyon frança © Maxime Brochier/Galery Lyon France

Outra tradição lionesa é a indústria da seda. Croix-Rousse é um bairro muito antigo, que era habitado por trabalhadores da seda conhecidos como canuts. Até hoje a região abriga butiques onde você pode comprar artigos de seda pelo preço do fabricante, além de conhecer todo o processo de tecelagem.

Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Edição 6.

[link_btn]  Confira pacotes para França [/link_btn]